A Engie, empresa que atua na liderança do setor de energia renovável nacional, acaba de anunciar uma nova parceria para utilizar ônibus elétricos em aeroportos do Brasil.
A Engie Brasil fechou uma parceria com a operadora aeroportuária Aena e a montadora de ônibus elétricos Higer para realizar testes em um novo modelo de transporte que poderá ser instalado em aeroportos do Brasil. Os testes começarão pela capital de Pernambuco, no terminal de Recife, com o modelo Azure A12BR da TEVX Higer, totalmente elétrico a bateria, com autonomia de 270 km, sem emitir nenhum ruído ou gases poluentes.
Ônibus elétrico da Engie possui 270 km de autonomia
O objetivo da parceria da empresa de energia renovável e a Higer é utilizar os ônibus elétricos no transporte de passageiros dentro do aeroporto, substituindo os ônibus que utilizam gasolina poluente, minimizando, assim, as emissões de carbono na atmosfera.
O Azure A12BR possui autonomia de 270 km e conta com um conjunto de baterias que leva apenas 3 horas para carregar. Sendo uma referência mundial em serviços de baixo carbono, a Engie disponibiliza soluções sustentáveis para empresas e cidades no Brasil. A parceria com a Aena, que atua em seis aeroportos no país, está indo de acordo com os objetivos da empresa de atingir o Net Zero Carbon até 2045.
- Fiat prepara lançamento de hatch econômico que pode aposentar o Mobi: Testes revelam um carro barato e tecnológico no Brasil
- Revelada a joia da coroa da nova BMW R 1300 GS que abalou o mercado: poderoso motor de 1300 cc e impressionantes 145 CV a 7750 rpm, o legado mais bem-sucedido no mundo das motocicletas
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van ‘tamanho família’ para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Ford volta ao Brasil de forma triunfal com foco na área de tecnologia e quer capacitar pessoas em parceria com o Senai
Segundo o diretor-presidente da Engie Soluções, Jacques-Olivier Klotz, o consumo reduzido de energia e a redução de emissões correspondem com a missão da Engie de atuar com foco em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono. Além disso, a empresa ajuda outras companhias a serem mais sustentáveis e eficientes, otimizando seus custos com energia elétrica.
Aena Brasil busca alcançar neutralidade por meio de ônibus elétricos e energia renovável
Atualmente, a Aena Brasil está realizando investimentos em obras estruturais nos aeroportos que administra para torná-los mais sustentáveis. Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis 2030 da ONU, uma das primeiras medidas da empresa ao promover seus investimentos na transformação de seus aeroportos no Nordeste, além da parceria com a Engie e a montadora de ônibus elétricos, foi utilizar energia renovável e certificada para a gestão dos terminais. O objetivo da empresa é atingir a neutralidade de carbono em 2026 e Emissões Zero em até 2040.
É importante destacar que, além do aumento na presença de ônibus elétricos, as vendas de veículos leves eletrificados no país tiveram, em novembro, o segundo melhor mês da série histórica da Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), com 4.995 unidades emplacadas.
O volume só é superado por setembro, quando foram vendidas 6.391 unidades. O total de vendas de janeiro a novembro deste ano soma 43.658 unidades, 25% acima dos 34.990 do ano passado. A associação calcula que o mercado de elétricos deve fechar o ano muito próximo do recorde de 50 mil vendas, o que é 40% acima do último ano.
Conheça a Engie
A Engie é uma empresa de referência no mundo em energia de baixo carbono e serviços. Com seus mais de 100 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, a empresa está comprometida em impulsionar a transição para um mundo neutro em carbono, por meio do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis.
Sendo inspirada neste propósito, a empresa concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta, se apoiando nas suas atividades-chave para disponibilizar soluções competitivas aos seus clientes.
No Brasil, a Engie é líder em energia renovável, atuando com geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas, contando com 3,5 mil colaboradores.