1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Engie Brasil firma parceria com Invest Paraná para produção de hidrogênio verde e geração de novos empregos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Engie Brasil firma parceria com Invest Paraná para produção de hidrogênio verde e geração de novos empregos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/04/2023 às 11:30
Engie Brasil firma parceria com Invest Paraná para produção de hidrogênio verde e geração de novos empregos
Foto: Divulgação

Engie Brasil fechou um novo acordo de intenções com Invest Paraná e planeja gerar mais de 10 GW de hidrogênio verde até 2030, gerando diversos empregos para os moradores da região.

A Engie Brasil Energia assinou um novo protocolo de intenções com a agência privada de atração de investimentos Invest Paraná nesta quinta-feira (6). O acordo visa desenvolver projetos de grande escala para a produção de hidrogênio verde no estado, gerando empregos e renda à população. O documento é um instrumento de cooperação que, geralmente, vem antes de um acordo com atribuições mais definidas entre as empresas.

Engie Brasil planeja implementar 10 GW de hidrogênio verde

Segundo o diretor presidente e de Relações com Investidores da Engie, Eduardo Sattamini, a estratégia global da empresa é gerar uma posição forte em hidrogênio e o Brasil será essencial para isso. Globalmente, o grupo planeja implementar a produção de 4 GW de hidrogênio até o começo da próxima década.

No Brasil, a empresa conta com um portfólio de aproximadamente 10 GW em energia limpa, além de parcerias fechadas no hub de hidrogênio no Ceará, que devem gerar novos empregos. No Porto do Pecém, por exemplo, a empresa planeja começar com 100 a 150 MW de capacidade instalada de eletrólise, em até cinco anos, com potencial de expansão até o final da década.O foco principal é a exportação da molécula de hidrogênio verde ou seus derivados.

Sattamini explica que a Engie Brasil entende que a parceria com a Invest Paraná é essencial para fomentar e impulsionar a agenda de transição energética. A empresa busca ser protagonista nas soluções para a descarbonização de vários setores industriais e suas cadeias de suprimentos. Além do Hidrogênio Verde no Paraná, que pode gerar diversos empregos, a Engie Brasil estuda o potencial do país em Hidrogênio Branco, gerado diretamente da exploração de reservas naturais do gás.

Hidrogênio pode ser encontrado na Bacia São Francisco

Estudos realizados em parceria, que ligaram as consultorias Georisk e Geo4u, pesquisadores brasileiros e franceses, identificaram a presença de hidrogênio nos poços profundos e no solo da Bacia do São Francisco, além de altas concentrações de hidrogênio em reservatórios. A pesquisa indica a existência de sistemas ativos do gás em pelo menos três pontos da região.

Embora esses estudos iniciais da Engie Brasil, o potencial de produção comercial deste tipo de combustível ainda é desconhecido. Pesquisas lideradas pela companhia desde 2018 indicam que o Brasil pode dispor de potencial de hidrogênio natural em pelo menos mais três estados, sendo eles o Ceará, Tocantins e Roraima.

Os artigos de 2019 e 2021 foram assinados pela Chief Scientific Officer da Engie, Isabelle Moretti, e são citados no capítulo do Plano Decenal de Energia (PDE) 2031.Em setembro do último ano, a empresa fechou um acordo para a venda de Pampa Sul, para os fundos de investimento Grafito e Perfin Space X, geridos pela Starboard e Perfin, respectivamente. O valor da transação é de R$ 2,2 bilhões, incluindo dívidas de R$ 1,8 bilhão. Esta iniciativa marcou a saída da empresa na geração de carvão no Brasil, como parte de sua estratégia de descarbonização. 

Sobre a Engie

A Engie é uma empresa de referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com mais de 96 mil colaboradores, parceiros, clientes e stakeholders, o Grupo está comprometido em impulsionar a transição para um mundo mais neutro em carbono, por meio do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis.

Focada em seu propósito, a empresa une performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave para disponibilizar soluções competitivas aos seus clientes.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos