1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Engenheiros dos Estados Unidos e da Inglaterra criam concreto que fala e concreto cósmico
Tempo de leitura 3 min de leitura

Engenheiros dos Estados Unidos e da Inglaterra criam concreto que fala e concreto cósmico

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 14/04/2023 às 15:40
construção civil - emprego - vagas - paraná
vagas de emprego na construção civil

Inovação em tecnologia dos Estados Unidos busca melhorar o setor da construção civil, a partir da inovação no concreto

O concreto é um material muito versátil e importante na construção civil. Com o avanço da tecnologia e pesquisa, novos tipos de concreto estão sendo desenvolvidos com características especiais, como maior resistência, durabilidade, facilidade de manutenção, entre outras, tornando-o cada vez mais importante no setor da construção.

Nos últimos tempos, alguns novos modelos de concreto tem se destacado, dentre eles, podemos citar o “concreto espacial” e o “concreto que fala”. 

Estudiosos dos Estados Unidos desenvolvem tecnologia que faz concreto ser capaz de fornecer dados

A professora Luna Lu da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, desenvolveu um sensor extremamente robusto para ser incorporado diretamente no meio do concreto.

Acredita-se que essa tecnologia possa ajudar a monitorar a integridade estrutural de edifícios, pontes e outras infrastruturas de concreto em tempo real, permitindo que os engenheiros detectem e corrijam possíveis problemas antes que se tornem graves.

Os sensores de concreto existentes até o momento podem ser facilmente danificados e muitas vezes não conseguem fornecer dados precisos e confiáveis. O novo sensor desenvolvido pela professora Luna Lu, nos Estados Unidos, pode ser incorporado diretamente na mistura de concreto, tecnologia que o torna muito mais robusto e resistente. Ele é capaz de monitorar a resistência da estrutura continuamente e gerar dados em tempo real, permitindo que os engenheiros monitorem a condição do concreto em tempo real e identifiquem quaisquer áreas que possam precisar de reparo. 

Estudiosos da Inglaterra desenvolvem tecnologia para concreto ser usado no espaço

Aled Roberts e Nigel Scrutton, da Universidade de Manchester, na Inglaterra, criaram um concreto feito de solo marciano simulado, amido de batata e uma pitada de sal. Esse tipo de pesquisa é muito importante para o desenvolvimento de tecnologia que pode ser utilizada em futuras missões tripuladas ao planeta vermelho.

A ideia é que, em vez de transportar grandes quantidades de materiais de construção para Marte, os astronautas possam usar materiais locais para construir habitats e outras estruturas necessárias. Isso reduziria significativamente o custo e a complexidade das missões, tornando-as mais viáveis.

O concreto criado pelos pesquisadores da Inglaterra feito com uma mistura de solo simulado de Marte, amido de batata e uma pitada de sal. O amido de batata é adicionado como aglutinante para unir os materiais e criar uma estrutura sólida, enquanto o sal ajuda a fortalecer o material. Testes preliminares dessa tecnologia mostraram que o concreto é capaz de suportar cargas significativas e tem boa resistência à compressão.

Pesquisas como essa desenvolvida na Inglaterra podem ajudar a abrir novas possibilidades para a exploração espacial e a colonização de outros planetas no futuro. Com o avanço da tecnologia, é possível que futuras missões a Marte utilizem materiais locais para construir habitats e outras estruturas, tornando as missões mais viáveis e sustentáveis.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos