Ford lança faróis inteligentes que mostram diretamente no chão sinais de trânsito, limite de velocidade e tráfego à frente e também medem vaga de estacionamento com luzes que vão se adaptar à largura do carro!
A gigante montadora Ford Motors, que fechou suas fábricas e encerrou sua produção de veículos no Brasil, está procurando levar o conceito dos sistemas de exibição Head-up para o próximo nível com faróis que projetam imagens na estrada. Para quem não sabe, os sistemas de exibição Head-up projetam gráficos no pára-brisas, e estão se tornando cada vez mais comuns em carros modernos.
A nova tecnologia de faróis inteligentes High Resolution Highlights, que atualmente está sendo testada pelos engenheiros da montadora americana, pode projetar sinais de trânsito, direções de navegação ou até mesmo informações meteorológicas na estrada à frente.
Assista ao vídeo abaixo e confira a nova tecnologia em desenvolvimento pelos engenheiros da Ford!
O objetivo da Ford Motors é manter os olhos do motorista na estrada. Por exemplo, a tecnologia pode avisá-los sobre mudanças climáticas, como uma estrada gelada à frente ou a próxima neblina. Como os faróis também estão conectados ao sistema de navegação, eles também podem exibir as próximas curvas, e a montadora diz que o sistema pode até projetar a largura do veículo na estrada para que os motoristas possam julgar se o carro se encaixará em uma lacuna apertada, como um espaço de estacionamento, por exemplo.
- Hyundai HB20 finalmente chega à Argentina após 12 anos e promete sacudir o mercado com rivalidade acirrada!
- TVS APACHE 160 2025 chega no mercado desbancando rivais de peso: Tecnologia de ponta, potência superior e estilo ousado que deixam Titan e Dominar 160 para trás
- Fique de olho! Lista atualizada das motos mais roubadas de São Paulo
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
E não para por aí: outros usuários da estrada também podem se beneficiar desses faróis de alta resolução, segundo a empresa. Por exemplo, uma faixa de pedestres pode ser projetada na estrada, tanto para a visão do motorista quanto do pedestre, em situações em que as marcações rodoviárias existentes estão desbotadas ou pouco claras. Outras possibilidades incluem mostrar um caminho para o motorista seguir, para garantir que os ciclistas sejam ultrapassados a uma distância segura.
Tecnologia promete reduzir acidentes à noite
“O que começou com brincar com uma luz de projetor e uma parede em branco poderia levar as tecnologias de iluminação a um nível totalmente novo”, diz Lars Junker, especialista em recursos e software da Ford na Europa.
“Há o potencial agora de fazer muito mais do que simplesmente iluminar a estrada à frente, para ajudar a reduzir o estresse envolvido na condução à noite. O motorista poderia obter informações essenciais sem precisar tirar os olhos da estrada.”
E esse é realmente o ponto principal. Pesquisas fora do Reino Unido mostram que 40% dos acidentes ocorrem à noite, apesar do fato de que as estradas são muito menos movimentadas.
“Um veículo que viaja a 90 km/h percorre 25 metros por segundo, o que significa que mesmo uma breve olhada na navegação na tela do carro pode resultar em uma ‘condução cega’ por dez metros ou mais”, disse a Ford. “Em uma estrada não iluminada, isso pode potencialmente significar perder um sinal importante ou uma curva na estrada.”