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Engenheiros criam sistema com IA e airbags externos que promete reduzir em 60% o impacto de acidentes de avião e salvar passageiros

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 16/09/2025 às 14:14
Projeto REBIRTH, criado por engenheiros da BITS Pilani, usa IA, sensores e airbags externos para reduzir em 60% o impacto de acidentes aéreos.
Projeto REBIRTH, criado por engenheiros da BITS Pilani, usa IA, sensores e airbags externos para reduzir em 60% o impacto de acidentes aéreos.
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Tecnologia desenvolvida no campus de Dubai da BITS Pilani detecta quedas iminentes e aciona airbags em dois segundos para proteger ocupantes

Uma equipe de engenheiros do campus de Dubai da BITS Pilani revelou o Projeto REBIRTH, um sistema de sobrevivência em acidentes de avião que usa tecnologia de inteligência artificial para proteger passageiros em situações de queda inevitável.

A proposta combina sensores e software de IA para detectar riscos e acionar airbags externos ao redor da aeronave, com o objetivo de reduzir o impacto de pousos abruptos.

Como o sistema funciona

O REBIRTH analisa constantemente o estado do motor, a direção, a velocidade, a altitude, a temperatura e a atividade do piloto. Quando detecta que uma colisão é inevitável, ativa os airbags localizados no nariz, na barriga e na cauda em menos de dois segundos.

Esses airbags são compostos por camadas de Kevlar, TPU, Zylon e fluidos não newtonianos, que absorvem o impacto e reduzem os danos à estrutura e aos passageiros.

Se os motores ainda estiverem funcionando, o sistema aciona o empuxo reverso para desacelerar a aeronave. Caso haja falha total, pequenos propulsores a gás entram em ação para reduzir a velocidade e estabilizar o avião.

Depois do pouso forçado, o REBIRTH libera tinta laranja brilhante, sinalizadores infravermelhos, GPS e luzes piscantes para facilitar o trabalho das equipes de resgate.

Ativação automática e controle manual

O sistema é ativado automaticamente sempre que o avião estiver a menos de 910 metros de altitude e houver risco iminente de queda. Os pilotos, porém, têm a opção de desativá-lo manualmente se julgarem necessário.

“Ele se prepara para o pior quando todo o resto falha”, afirmaram os criadores do projeto, os engenheiros Eshel Wasim e Dharsan Srinivasan.

Protótipo e testes previstos

A equipe construiu um protótipo em escala 1:12, equipado com sensores, microcontroladores e cilindros de dióxido de carbono controlados por IA. O sistema responde a mudanças de velocidade, vibração e força, ativando as medidas de segurança em sequência.

Simulações computacionais indicam que o conceito pode reduzir o impacto de colisões em mais de 60%.

Agora, os engenheiros planejam trabalhar com fabricantes de aeronaves e laboratórios para testar versões em tamanho real em túneis de vento e simulações de colisões.

Eles pretendem tornar o sistema compatível tanto com aeronaves novas quanto com modelos já em operação.

Um conceito nascido de uma tragédia

A ideia surgiu após um acidente fatal com a Air India no início deste ano. A aeronave perdeu potência segundos após a decolagem, matando todos os passageiros, exceto um.

“Minha mãe não conseguia dormir”, relatou Wasim. “Ela não parava de pensar no medo que os passageiros e pilotos deviam ter sentido, sabendo que não havia saída.”

Essa sensação de desamparo impulsionou o desenvolvimento do REBIRTH, com foco em três objetivos principais: desacelerar a aeronave antes do impacto, absorver as forças da colisão e permitir que socorristas cheguem ao local rapidamente.

Desafios e reconhecimento

Apesar do potencial, especialistas alertam que o peso extra e a complexidade dos airbags podem representar obstáculos à adoção.

Caso vença o Prêmio James Dyson 2025, o projeto receberá US$ 40 mil e se juntará a criações inovadoras anteriores, como dispositivos biomédicos vestíveis para testes de glaucoma e reboques off-road para transporte de soldados feridos.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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