1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Engenheiro mineiro conquista posição de destaque na NASA ao chefiar equipe responsável pela comunicação com robôs no espaço
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Engenheiro mineiro conquista posição de destaque na NASA ao chefiar equipe responsável pela comunicação com robôs no espaço

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 06/10/2024 às 22:12
Engenheiro mineiro conquista posição de destaque na NASA ao chefiar equipe responsável pela comunicação com robôs no espaço
Brasileiro conquista a NASA (Imagem: Reprodução)

Brasileiro lidera grupo na NASA que controla comunicação com robôs espaciais

Um brasileiro está no comando de um dos grupos mais importantes da NASA, garantindo que nossos robôs espaciais continuem explorando o universo. Luciano Camilo Alexandre, aos 39 anos, realizou o sonho de muitos engenheiros ao liderar o grupo de telecomunicação robótica no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA.

Formado em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, com doutorado em engenharia de telecomunicações pelo Inatel, Luciano quase desistiu da profissão em 2019. “Em 2019, até pensei em abandonar a engenharia”, confessou. Mas a vida deu uma guinada quando ele viu uma vaga na NASA anunciada na internet. Hoje, ele descreve seu emprego como “um sonho realizado”.

Luciano Camilo Alexandre

“Nós temos o planejamento de comunicação com cada espaçonave, com cada missão no espaço. Para cada missão, eu tenho como se fosse uma pista de rodovia, onde vou transmitir e receber dados. E eu tenho que garantir que nenhuma missão vai interferir na outra.”

Luciano atua em duas das 40 missões atuais da NASA: a Europa Clipper, que visitará a lua Europa de Júpiter, e a missão Artemis, que marca a volta do homem à Lua. “Estamos desenvolvendo alguns experimentos na área de telecomunicações para simular possível ambiente similar ao que a gente poderia ver na Europa”, explicou sobre a Europa Clipper.

Já sobre a Artemis, destacou: “Habilitar novos tipos de serviços, como celular, Wi-Fi, Bluetooth, utilizando as mesmas tecnologias que temos na Terra, adaptadas ao ambiente lunar.”

A trajetória de Luciano é inspiradora, mostrando que, mesmo diante de desafios, é possível alcançar posições de destaque em instituições como a NASA. Sua história foi destaque no Globo Repórter, onde ele compartilhou mais detalhes de sua jornada.

E você, acredita que mais brasileiros podem seguir os passos de Luciano e conquistar espaços na NASA e em outras agências espaciais? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x