1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Energias eólica e solar: Engie direciona capital e diz que continuará investindo em energia renovável
Tempo de leitura 3 min de leitura

Energias eólica e solar: Engie direciona capital e diz que continuará investindo em energia renovável

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 15/12/2021 às 09:29
Engie, energia, eólica, solar
Foto: reproduçao
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

De acordo com diretor da empresa Guilherme Ferrari, investimentos vão ser direcionados para a geração de energia eólica e energia solar

Guilherme Ferrari, diretor de novos investimentos da Engie Brasil Energia, afirmou que novos investimentos da empresa serão direcionados para a geração de energia eólica e solar. “Mesmo considerando o fim do subsidio da tarifa-fio (a partir de 2022) e a sobrecarga da cadeia de fornecimento, as fontes eólica e solar se mantêm mais competitivas e é para onde continuaremos direcionando nossos investimentos, buscando novas oportunidades de M&A (aquisições) e projetos greenfields (novos)”, declarou o diretor durante um evento com investidores.

Veja ainda outras notícias:

Além disso, o diretor declarou que os novos investimentos em energia eólica e solar, com a participação em leilões, serão cotados para áreas em que a Engie já possui usinas de geração ou linhas de transmissão. Guilherme também comentou que a companhia possui uma capacidade “robusta”, da ordem de 2,2 GW e destacou que, em 2022, a Engie pretende dar início às obras de implementação do projeto Assu Solar, no Rio Grande do Norte.

Ferrari mencionou ainda que até 2025 há 1 GW de projetos da Engie para serem realizados, com o objetivo de utilizar-se dos subsídios na tarifa-fio, e que a empresa também tem a pretensão de investir nas usinas de geração híbrida, recém aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Até 2030, a Engie deseja ter acumulado a capacidade mundial de 50 GW, tendo o Brasil como peça fundamental para a realização dessa conquista. De acordo com Guilherme Ferrari, a Engie pretende participar na licitação deste mês, do setor de transmissão. Além disso, declarou que a empresa também tem interesse nos leilões de 2022.

Oferta de ações na bolsa de valores

O diretor-presidente da Engie Brasil Energia, Eduardo Sattamini, afirmou que a companhia não tem pretensão de fazer um follow-on a curto e médio prazos.

Apesar disso, Eduardo afirmou que a Engie não descarta a possibilidade de ofertar ações na bolsa de valores futuramente, visto que a empresa possui potencial para crescer ainda mais, mas isso pode representar um novo endividamento arriscado. Assim, a venda de ações seria uma forma de manter o capital da Engie seguro.

Plano de investimentos da TAG

Guilherme Labanca, diretor-presidente da Transportadora Associada de Gás (TAG), empresa que atua sob controle da Engie, declarou que a transportadora pode apresentar um projeto de investimentos “mais ambicioso” no quadriênio 2022-2026, se comparado ao atual planejamento 2021-2025, que prevê R$ 1,5 bilhão.

O plano encontra-se em etapa de revisão. O diretor citou os planejamentos da empresa para os próximos anos, os quais incluem não só investimentos em manutenção e integridade das linhas já existentes, mas também a construção de novas malhas.

Um dos projetos visa a ligação do terminal de gás natural liquefeito (GNL) de Sergipe à malha de gasodutos da TAG, num percurso de 25 quilômetros. A empresa também pretende iniciar, no ano que vem, as obras no gasoduto Gasfor II, no Ceará. O objetivo é reduzir os riscos operacionais, deslocando parte do atual gasoduto Gasfor da região Metropolitana. Para isso, serão investidos R$ 250 milhões em 80 quilômetros de rede.

Durante um evento com investidores, Guilherme Labanca declarou “queremos ser protagonistas investindo pesado”, sobre a abertura do mercado de gás. Além disso, comentou sobre as perspectivas de transportar hidrogênio, função a qual a Engie já possui experiência na Europa.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos