Menu
Início Energia solar até na lua? Teremos! Nova tecnologia implantada em satélite promete gerar sustentabilidade até fora do planeta Terra

Energia solar até na lua? Teremos! Nova tecnologia implantada em satélite promete gerar sustentabilidade até fora do planeta Terra

19 de julho de 2023 às 20:55
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
energia, solar, satélite
Foto: reprodução CanalTech/Astrostrom

Agência Espacial Europeia e Astrostrom colaboram para o desenvolvimento de satélite que coleta energia solar no espaço e a envia para a Lua

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou os detalhes empolgantes do projeto GE⊕-LPS, uma ambiciosa iniciativa em parceria com a empresa suíça Astrostrom, cujo objetivo é criar um satélite inovador capaz de captar energia solar diretamente do espaço e transmiti-la para a Lua. Engenheiros da Astrostrom asseguram que o sucesso do GE⊕-LPS abrirá novos caminhos para a utilização dessa tecnologia aqui na Terra, de acordo com o site Canaltech.

A proposta consiste na concepção de painéis solares em forma de V, fixados em um eixo e dispostos em formato de hélice no satélite, que teria uma área total de aproximadamente um quilômetro quadrado. Além disso, o projeto também inclui a construção de uma base espacial para acomodar astronautas.

Artigos recomendados

A perspectiva é de que o GE⊕-LPS gere uma incrível quantidade de 23 megawatts contínuos de energia solar. Essa energia será direcionada para a Lua, impulsionando as futuras bases e atividades humanas no satélite natural da Terra. A transmissão da energia ocorrerá através de radiação microondas enviada para receptores na superfície lunar.

Tecnologia para transmitir energia solar para a lua poderá ser usada na Terra

Um dos aspectos mais promissores desse projeto do satélite é a possibilidade de utilizar a mesma tecnologia na Terra. Os engenheiros da Astrostrom estão entusiasmados com a perspectiva de aplicar essa inovação para melhorar a matriz energética do nosso planeta.

A Astrostrom acredita que produzir o GE⊕-LPS na própria Lua é uma opção mais viável do que fazê-lo na Terra. Isso se deve ao fato de que a fabricação aqui exigiria o lançamento de vários voos espaciais para transportar os painéis solares, o que encareceria o projeto. Por outro lado, a Lua oferece a oportunidade de lançar foguetes de forma mais acessível e econômica.

Outro benefício é que os elementos necessários para a fabricação dos painéis solares estão presentes no regolito lunar. Por exemplo, a pirita de ferro encontrada na Lua pode ser utilizada para formar cristais reflexivos que revestirão os painéis solares.

O satélite GE⊕-LPS ocupará uma posição estratégica no ponto Lagrange Terra-Lua, situado a aproximadamente 61.350 km da superfície lunar. Essa localização é particularmente vantajosa, pois é um ponto onde a gravidade dos dois corpos celestes se equilibra, tornando mais prática a operação do satélite.

Satélite de geração de energia solar funcionará como apoio

Além da sua missão principal de geração de energia, o satélite funcionará como uma estação de apoio para astronautas em missões na Lua, proporcionando gravidade artificial e suporte à saúde das tripulações enquanto exploram o nosso vizinho cósmico.

O projeto GE⊕-LPS é uma notável empreitada que sinaliza o contínuo avanço da exploração espacial e da busca por soluções energéticas inovadoras e sustentáveis. A parceria entre a ESA e a Astrostrom promete abrir novos horizontes para o futuro da energia renovável no espaço e na Terra.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar