A CPFL retornou à ISE, uma carteira especial de investimentos da B3 , devido à sua preocupação com energia renovável e impacto social.
A companhia paulista de força e luz ( CPFL) foi novamente recomendada pela bolsa de valores de São Paulo ( B3) como uma das empresas no índice de sustentabilidade empresarial (ISE) por suas ações em governança ambiental social e corporativa, dando destaque ao investimento em energia renovável por parte da empresa. Desde a criação da carteira, em 2005, a CPFL sempre esteve entre as empresas destacadas ( menos no período entre 2019 e 2020), sendo isso fruto do esforço constante da empresa para continuar cumprindo seu plano de sustentabilidade, que foi aprovado em 2019 e visa o planejamento da empresa nesse sentido até 2024.
- Energia renovável: Energisa anuncia investimentos de R$29,5 bi até 2026, com foco na diversificação de negócios e enfoque em energia verde
- Energia solar: Aumento da demanda motiva empresa a criar novas formas de pagamento, visando aumento de instalações de placas solares
- Enel Americas expõe seu plano de investimentos 2022/2024 a investidores, além de inovações para o mercado brasileiro. Brasil ficará com 61% do investimento total da empresa
- São Paulo alcança a marca de 1 GW de geração distribuída. Crescimento é impulsionado pela corrida do ouro causada pela “taxação do sol” e aumento da conta de luz.
A carteira é quase uma espécie de prêmio que a B3 oferece a algumas empresas que são referência em sustentabilidade empresarial e governança socioambiental.
Geralmente, investidores são recomendados a investir nessas empresas, o que gera um esforço entre várias empresas dentro do mercado de ações para conseguir um disputado lugar nesta carteira.
- Caos no aeroporto em Londres: evacuação emergencial em Gatwick trava voos e deixa milhares de passageiros no frio
- Mais de 50 MIL empregos! Projeto colossal de mineração terá investimento de R$ 5 BILHÕES e promete mudar de vez região brasileira com direito a até ferrovia nova
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
Pela primeira vez desde sua criação a B3 não apenas liberou a recomendação de empresas mas também criou um ranking com elas, onde a CPFL figura no quarto lugar.
“A participação da CPFL no ISE nos impulsiona a aperfeiçoar continuamente nossas práticas e SG concretizadas na estratégia e nos resultados da companhia fazer novamente parte da Carteira do ISE é motivo de orgulho para CPFL” comentou Rodolfo Sirol, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL energia.
Além da carteira, a CPFL também faz parte da carteira ECO2 de índice carbono eficiente da B3, onde apenas empresas que possuem práticas transparentes com relação à emissão de carbono podem estar.
Plano de responsabilidade ambiental e social do grupo CPFL: o segredo do sucesso vai além da energia renovável
É graças a este plano que a empresa hoje goza desse renome positivo, como empresa de excelente habilidade ambiental.
Nesse sentido, é importante compreender que além de energia renovável, a CPFL também vem utilizando-se de outros meios para otimizar a distribuição de energia elétrica, como o upgrade da rede e relógios por meio da digitalização e campanhas de conscientização para o seu público, energia elétrica de forma mais consciente.
Além disso, existe um compromisso da CPFL de fazer uma gestão e monitoramento dos impactos ambientais das suas operações da mais correta possível. Nesse sentido, é interessante enumerar alguns dos compromissos públicos que a empresa assumiu, que provavelmente vão manter a CPFL na carteira da ISE por mais tempo.
Dentre os compromissos que a CPFL assumiu a respeito de energia renovável:
- Manter ao menos 95% de fontes de energia renovável no portfólio de geração até 2024;
- Reduzir em 10% a intensidade de carbono até 2024;
- Publicar ações da CPFL energia para adaptação das mudanças climáticas;
- Reformar ao menos 40 mil equipamentos entre transformadores e reguladores de tensão até 2024, visando tornar a transmissão de energia mais eficiente;
- Destinação de 100% dos principais componentes da rede para reciclagem ou para sistemas de cadeia reversa até 2024.
Conheça mais detalhes sobre os planos da CPFL, nesta página, onde existe uma série de informações interessantes sobre ações e políticas da empresa.