Uma nova usina nuclear deve ser criada em breve nos Emirados Árabes Unidos (EAU). Isso acontece porque o país está prestes a lançar uma licitação que visa a construção de uma nova usina nuclear, que tem como foco dobrar o número de reatores nucleares no pequeno estado do Golfo.
De acordo com o site “O Antagonista”, fontes afirmam que o objetivo é abrir as licitações ainda este ano, possivelmente nos próximos meses. Ainda conforme o site, o intuito do projeto é abordar as crescentes necessidades energéticas do país até 2032.
Nesse sentido, constata-se que as autoridades do país já expressaram que estão prontas para revisar e emitir os licenciamentos e regulamentos necessários para a construção das novas instalações.
Quem poderá concorrer na licitação
A informação é que ao todo serão quatro novas usinas, sendo as licitações dessas unidades abertas para empresas de países como Estados Unidos, China e Rússia, uma decisão que pode causar tensões geopolíticas, principalmente por conta das relações atuais entre EUA, China e Rússia.
- Angra 1: Primeira usina nuclear brasileira garante operação até 2044 com investimento de R$ 3,2 bilhões da Eletronuclear!
- Bill Gates revela sua arma secreta: A energia nuclear pode destruir o reinado da energia solar?
- Brasil descobre ‘Petrobras do Urânio’ com reservas gigantescas: Ministro revela potencial para o país se tornar líder mundial na exploração de uma das maiores jazidas do mundo e dominar o mercado de energia nuclear!
- China constrói reator nuclear para porta-aviões e coloca Marinha dos EUA em alerta – Tensão nos mares!
Hoje, os Emirados Árabes têm um acordo de cooperação. É por conta disso que uma eventual vitória de empresas russas ou chinesas pode culminar em uma tensão política. Além disso, o projeto aprofunda as complexas dinâmicas entre os estados do Golfo e as grandes potências globais, principalmente devido ao contexto atual de preocupações energéticas e ambientais crescentes.
Atualmente, por conta da demanda por energia e a necessidade de fontes sustentáveis, os Emirados Árabes têm se mostrado dispostos a adotar energia nuclear para uso civil. Nesse sentido, espera-se saber se essa expansão nuclear influenciará tanto a infraestrutura energética do país quanto seu posicionamento geopolítico no futuro próximo.
Emirados Árabes já tem usina nuclear
Em 2021, foi inaugurada a primeira usina nuclear nos Emirados Árabes. Nomeada Barakah, a unidade foi a primeira no mundo árabe e representou um marco quando o assunto é energia do país.
Essa instalação em questão, quando totalmente operacional com seus quatro reatores, será capaz de fornecer cerca de um quarto da eletricidade necessária para o país. Segundo as informações, essa capacidade total deve ser alcançada ainda neste ano com a ativação do último reator da usina.