MAHLE apresenta inovação que promete transformar carros elétricos com alcance de 1.350 km, menor dependência de baterias grandes e eficiência em baixas temperaturas
Na IAA Mobility 2025, em Munique, a MAHLE revelou um pacote de inovações que reforça sua estratégia de diversidade tecnológica para enfrentar os desafios da mobilidade global. A empresa alemã apresentou um extensor de autonomia capaz de levar veículos elétricos a até 1.350 km.
Tudo isso com uma carga de bateria, um novo módulo de gerenciamento térmico que aumenta em até 20% a eficiência em baixas temperaturas e componentes para motores preparados para operar com 100% de etanol.
A companhia aposta em diferentes soluções de eletrificação, combustíveis alternativos e eficiência energética para reduzir emissões e atender às exigências de clientes em todo o mundo.
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Extensor de autonomia: até 1.350 km em veículos elétricos
O destaque da apresentação foi o sistema de extensão de alcance, descrito pela empresa como o “motor da e-mobilidade”.
Compacto e projetado para integração em plataformas variadas, o extensor inclui um gerador de alta tensão altamente eficiente, acionado por um pequeno motor de combustão.
Segundo a MAHLE, essa combinação permite que qualquer veículo elétrico a bateria alcance até 1.350 km, de acordo com o ciclo WLTP, dependendo do modelo e da capacidade da bateria.
O sistema tem potência contínua de 85 kW, tensão de 800 volts e eficiência máxima superior a 97%.
O motor-gerador elétrico usa refrigeração integrada para reduzir a necessidade de terras raras, tornando o projeto mais sustentável.
Já o motor de combustão interna, preparado para biocombustíveis, alcança eficiência superior a 42% e adota tecnologia Miller com turbocompressor, garantindo desempenho eficiente e operação silenciosa.
Para o CEO Arnd Franz, o objetivo é claro: “Nossos produtos não são apenas visões. Eles estão prontos para produção em série e oferecem soluções genuínas para desafios genuínos enfrentados por nossos clientes”.
Gerenciamento térmico resolve a perda de alcance
Outro avanço importante apresentado pela MAHLE foi o módulo de gerenciamento térmico. O componente ataca um dos principais problemas dos carros elétricos: a queda de autonomia em baixas temperaturas.
O sistema integra bomba de calor de alta eficiência, compressor de ar-condicionado, trocador de calor, válvulas e sensores em uma única unidade compacta. Essa configuração garante que todos os elementos do veículo — desde a bateria até o motor elétrico — funcionem sempre na temperatura ideal, além de assegurar conforto no habitáculo.
Com isso, a autonomia dos carros elétricos pode aumentar em até 20% em comparação a sistemas que dependem de aquecedores elétricos.
A solução reduz o número de bombas de refrigeração de quatro para três e está preparada para operar tanto com o gás R1234yf quanto com o propano (R290), considerado mais sustentável. A produção em série deve começar nos próximos dois anos.
Motores a etanol e a descarbonização imediata
Além das soluções para veículos puramente elétricos, a MAHLE também destacou seu trabalho em motores de combustão interna sustentáveis. A empresa apresentou componentes capazes de operar com até 100% de etanol (E100).
Segundo a companhia, a adoção de etanol pode reduzir em até 70% as emissões de CO₂ no ciclo de vida do combustível, desde que produzido de forma sustentável. Pistões, válvulas, pinos e anéis receberam materiais mais resistentes ao calor, ao desgaste e à corrosão, garantindo confiabilidade e desempenho.
Essa abordagem permite que a frota existente contribua para a redução imediata das emissões, sem comprometer a performance. “A Europa deve agora seguir os outros grandes mercados mundiais e permitir a concorrência entre todas as tecnologias em sua regulamentação de CO₂”, reforçou Franz, defendendo o papel do etanol e de outros combustíveis alternativos.
Inspiração na natureza: soprador biônico
A empresa também surpreendeu ao mostrar um soprador radial biônico para sistemas de ar-condicionado, inspirado nas nadadeiras dos pinguins. O design inovador foi desenvolvido com auxílio de inteligência artificial, que gerou milhões de possibilidades antes da seleção do protótipo final.
O resultado é um soprador 15% mais eficiente e até 60% mais silencioso que os modelos convencionais, além de ocupar menos espaço dentro do veículo. Esse ganho é considerado essencial para carros elétricos, onde cada centímetro é disputado por sistemas de propulsão, baterias e componentes eletrônicos.
Carregamento inteligente e indutivo
A divisão chargeBIG da MAHLE também esteve presente na feira com soluções de carregamento escaláveis. A empresa já instalou milhares de pontos na Alemanha e na França e agora oferece a menor wallbox do mundo, além de uma versão móvel que pode ser usada em canteiros de obras e eventos.
Outro destaque foi o sistema de carregamento indutivo. A tecnologia, que dispensa cabos, já foi reconhecida como padrão global pela SAE International e garante eficiência de transmissão de energia acima de 92% em condições reais de uso.
Inteligência artificial e manutenção eficiente
Na área de test drive da IAA, a empresa mostrou como usa inteligência artificial para controlar individualmente o ar-condicionado de cada ocupante do carro. Também apresentou a unidade portátil E-HEALTH Charge, capaz de medir a condição da bateria de alta tensão em apenas 15 minutos.
Além disso, levou ao evento a van Workshop Heroes, parte da unidade de negócios Aftermarket. O veículo circula por oficinas da Europa para demonstrar novas ferramentas de manutenção e diagnóstico da MAHLE, incluindo calibração de sistemas, checagem de baterias e serviços de refrigeração.
Estratégia de diversidade tecnológica
Sob o lema “Eficiência em Movimento”, a MAHLE reafirma sua visão de futuro baseada em diversidade tecnológica. Isso inclui eletrificação com soluções avançadas de bateria e gerenciamento térmico, motores preparados para combustíveis alternativos como etanol e biocombustíveis, além de sistemas de carregamento inteligentes e infraestrutura escalável.
Para o CEO Arnd Franz, essa abordagem é essencial não apenas para a proteção climática, mas também para a competitividade e para a preservação de empregos na Europa. “Nossos clientes esperam qualidade, confiabilidade, uma boa relação custo-benefício e eficiência. E é isso que a MAHLE oferece”, disse.
Com a combinação de soluções sustentáveis e viáveis economicamente, a empresa alemã busca ampliar sua relevância global e consolidar sua posição como fornecedora-chave para a transição energética da indústria automotiva.