1. Início
  2. / Veículos Elétricos
  3. / Empresa revela extensor que pode elevar a autonomia de veículos elétricos a até 1.350 km, reduzindo tempo de recarga e garantindo conforto térmico
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Empresa revela extensor que pode elevar a autonomia de veículos elétricos a até 1.350 km, reduzindo tempo de recarga e garantindo conforto térmico

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 20/09/2025 às 10:45
Extensor da MAHLE aumenta a autonomia de carros elétricos para 1.350 km, reduz recargas e garante eficiência térmica em todas as condições.
Extensor da MAHLE aumenta a autonomia de carros elétricos para 1.350 km, reduz recargas e garante eficiência térmica em todas as condições.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

MAHLE apresenta inovação que promete transformar carros elétricos com alcance de 1.350 km, menor dependência de baterias grandes e eficiência em baixas temperaturas

Na IAA Mobility 2025, em Munique, a MAHLE revelou um pacote de inovações que reforça sua estratégia de diversidade tecnológica para enfrentar os desafios da mobilidade global. A empresa alemã apresentou um extensor de autonomia capaz de levar veículos elétricos a até 1.350 km.

Tudo isso com uma carga de bateria, um novo módulo de gerenciamento térmico que aumenta em até 20% a eficiência em baixas temperaturas e componentes para motores preparados para operar com 100% de etanol.

A companhia aposta em diferentes soluções de eletrificação, combustíveis alternativos e eficiência energética para reduzir emissões e atender às exigências de clientes em todo o mundo.

Extensor de autonomia: até 1.350 km em veículos elétricos

O destaque da apresentação foi o sistema de extensão de alcance, descrito pela empresa como o “motor da e-mobilidade”.

Compacto e projetado para integração em plataformas variadas, o extensor inclui um gerador de alta tensão altamente eficiente, acionado por um pequeno motor de combustão.

Segundo a MAHLE, essa combinação permite que qualquer veículo elétrico a bateria alcance até 1.350 km, de acordo com o ciclo WLTP, dependendo do modelo e da capacidade da bateria.

O sistema tem potência contínua de 85 kW, tensão de 800 volts e eficiência máxima superior a 97%.

O motor-gerador elétrico usa refrigeração integrada para reduzir a necessidade de terras raras, tornando o projeto mais sustentável.

Já o motor de combustão interna, preparado para biocombustíveis, alcança eficiência superior a 42% e adota tecnologia Miller com turbocompressor, garantindo desempenho eficiente e operação silenciosa.

Para o CEO Arnd Franz, o objetivo é claro: “Nossos produtos não são apenas visões. Eles estão prontos para produção em série e oferecem soluções genuínas para desafios genuínos enfrentados por nossos clientes”.

Gerenciamento térmico resolve a perda de alcance

Outro avanço importante apresentado pela MAHLE foi o módulo de gerenciamento térmico. O componente ataca um dos principais problemas dos carros elétricos: a queda de autonomia em baixas temperaturas.

O sistema integra bomba de calor de alta eficiência, compressor de ar-condicionado, trocador de calor, válvulas e sensores em uma única unidade compacta. Essa configuração garante que todos os elementos do veículo — desde a bateria até o motor elétrico — funcionem sempre na temperatura ideal, além de assegurar conforto no habitáculo.

Com isso, a autonomia dos carros elétricos pode aumentar em até 20% em comparação a sistemas que dependem de aquecedores elétricos.

A solução reduz o número de bombas de refrigeração de quatro para três e está preparada para operar tanto com o gás R1234yf quanto com o propano (R290), considerado mais sustentável. A produção em série deve começar nos próximos dois anos.

Motores a etanol e a descarbonização imediata

Além das soluções para veículos puramente elétricos, a MAHLE também destacou seu trabalho em motores de combustão interna sustentáveis. A empresa apresentou componentes capazes de operar com até 100% de etanol (E100).

Segundo a companhia, a adoção de etanol pode reduzir em até 70% as emissões de CO₂ no ciclo de vida do combustível, desde que produzido de forma sustentável. Pistões, válvulas, pinos e anéis receberam materiais mais resistentes ao calor, ao desgaste e à corrosão, garantindo confiabilidade e desempenho.

Essa abordagem permite que a frota existente contribua para a redução imediata das emissões, sem comprometer a performance. “A Europa deve agora seguir os outros grandes mercados mundiais e permitir a concorrência entre todas as tecnologias em sua regulamentação de CO₂”, reforçou Franz, defendendo o papel do etanol e de outros combustíveis alternativos.

Inspiração na natureza: soprador biônico

A empresa também surpreendeu ao mostrar um soprador radial biônico para sistemas de ar-condicionado, inspirado nas nadadeiras dos pinguins. O design inovador foi desenvolvido com auxílio de inteligência artificial, que gerou milhões de possibilidades antes da seleção do protótipo final.

O resultado é um soprador 15% mais eficiente e até 60% mais silencioso que os modelos convencionais, além de ocupar menos espaço dentro do veículo. Esse ganho é considerado essencial para carros elétricos, onde cada centímetro é disputado por sistemas de propulsão, baterias e componentes eletrônicos.

Carregamento inteligente e indutivo

A divisão chargeBIG da MAHLE também esteve presente na feira com soluções de carregamento escaláveis. A empresa já instalou milhares de pontos na Alemanha e na França e agora oferece a menor wallbox do mundo, além de uma versão móvel que pode ser usada em canteiros de obras e eventos.

Outro destaque foi o sistema de carregamento indutivo. A tecnologia, que dispensa cabos, já foi reconhecida como padrão global pela SAE International e garante eficiência de transmissão de energia acima de 92% em condições reais de uso.

Inteligência artificial e manutenção eficiente

Na área de test drive da IAA, a empresa mostrou como usa inteligência artificial para controlar individualmente o ar-condicionado de cada ocupante do carro. Também apresentou a unidade portátil E-HEALTH Charge, capaz de medir a condição da bateria de alta tensão em apenas 15 minutos.

Além disso, levou ao evento a van Workshop Heroes, parte da unidade de negócios Aftermarket. O veículo circula por oficinas da Europa para demonstrar novas ferramentas de manutenção e diagnóstico da MAHLE, incluindo calibração de sistemas, checagem de baterias e serviços de refrigeração.

Estratégia de diversidade tecnológica

Sob o lema “Eficiência em Movimento”, a MAHLE reafirma sua visão de futuro baseada em diversidade tecnológica. Isso inclui eletrificação com soluções avançadas de bateria e gerenciamento térmico, motores preparados para combustíveis alternativos como etanol e biocombustíveis, além de sistemas de carregamento inteligentes e infraestrutura escalável.

Para o CEO Arnd Franz, essa abordagem é essencial não apenas para a proteção climática, mas também para a competitividade e para a preservação de empregos na Europa. “Nossos clientes esperam qualidade, confiabilidade, uma boa relação custo-benefício e eficiência. E é isso que a MAHLE oferece”, disse.

Com a combinação de soluções sustentáveis e viáveis economicamente, a empresa alemã busca ampliar sua relevância global e consolidar sua posição como fornecedora-chave para a transição energética da indústria automotiva.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x