1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Empresa lança bicicleta elétrica dobrável e leve com quadro patenteado totalmente em titânio
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa lança bicicleta elétrica dobrável e leve com quadro patenteado totalmente em titânio

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/12/2022 às 17:59
Atualizado em 21/12/2022 às 09:57
Empresa lança bicicleta elétrica, dobrável e leve com quadro patenteado totalmente em titânio
Foto: Vello/Divulgação

A Vello Bike, empresa da Áustria, lançou uma nova bicicleta elétrica dobrável que pesa menos de 10 kg. O modelo possui capacidade para transportar mais de 200 kg com assentos em sua traseira.

O mercado das bicicletas elétricas está crescendo de forma rápida e o setor também é fomentado pela disponibilidade de modelos cada vez mais leves, tendo em vista que o peso é um fator essencial para ciclistas mais ativos. Este é o caso da Vello Bike, empresa da Áustria, que lançou dois modelos de bicicletas dobráveis este ano, sendo elas elétricas e leves. A empresa, já estabelecida como uma marca de bicicleta dobrável na Áustria e Alemanha, introduziu um modelo que pesa apenas 9,9 kg no mês de julho deste ano.

Bicicleta elétrica dobrável conta com tecnologias de última geração

Vello Bike+ Titânio | Bicicleta Elétrica Compacta e Leve com Menos de 10Kg

Segundo o designer industrial e fundador da empresa, Valentin Vodev, com seu quadro patenteado totalmente em titânio de 1,9 kg e mecanismo de dobragem em oito segundo, consegue ultrapassar os limites de qualquer outra bicicleta elétrica do mercado.

O executivo também ressalta que a versão usa componentes padrão disponíveis no mercado. A bicicleta conta com quatro sensores integrados para conectividade por meio de um aplicativo, assim como um bloqueio eletrônico do motor contra roubo.

Para pessoas ainda mais inclinadas tecnologicamente, o modelo também pode oferecer um controle remoto externo. Além disso, também há um Sistema de Recuperação de Energia Cinética (KERS) parecida com o que é utilizado nos carros de Fórmula 1.

Este sistema permite que a bateria seja recarregada durante as travagens ou descidas de declives. Quando a bateria desta bicicleta dobrável da Vello está totalmente carregada, oferece uma autonomia de até 50 km enquanto utiliza toda a potência do motor.

No modo de recuperação, a distância que pode percorrer é quase ilimitada. Além disso, também é possível equipá-la com sistemas de engrenagens, a depender se andará principalmente com o veículo da Vello em uma área urbana ou rural, fazendo uma bicicleta elétrica dobrável perfeita para qualquer ambiente.

Bicicleta dobrável pode suportar até 210 kg

O Sub, apelidado de cargueiro, é um dos modelos de bicicleta elétrica mais recente da Vello Bike. O veículo será construído em duas configurações: um modelo de titânio com 24 kg e 28 kg de versão em aço Cromoly.

O aço cromoly é conhecido por ser um aço mais nobre do que o aço com teor menor de carbono. A capacidade de carga de 210 kg faz com que seja a melhor opção para substituir o carro em viagens mais curtas, tanto para ir em alguma loja ou levar as crianças à escola.

Com espaço para dois passageiros e espaço adicional na bagageira da frente, a bicicleta dobrável da Vello tem tudo que é necessário para pequenas viagens. Nos dois modelos, os pneus da marca mantêm o centro de gravidade baixo e disponibilizam uma bicicleta estável e fácil de manobrar, independentemente de estar com muita carga ou com passageiros.

A bicicleta elétrica de carga inclui um sistema de acessórios sem ferramentas que torna possível uma reconfiguração fácil e rápida. Os assentos de criança e os cestos de carga podem ser removidos e montados rapidamente sem quaisquer ferramentas.

Bicicletas dobráveis entram no gosto do público

A empresa Decathlon está com planos de trazer ao mercado uma nova bicicleta que, com apenas um botão, está pronta para ser utilizada. O veículo é um equipamento voltado para aqueles que buscam um modelo de bicicleta elétrica dobrável fácil de manusear, de usar e guardar dentro de qualquer lugar.

A nova bicicleta da empresa foi desenvolvida para que a mudança entre “peão” e ciclista e vice-versa seja feita sem dores de cabeça. O modelo utiliza um sistema patenteado de fecho automático de dobradiças para que não seja necessário mexer em alavancas.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos