1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Empresa lança bicicleta elétrica com tecnologia de última geração que funciona sem motor
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa lança bicicleta elétrica com tecnologia de última geração que funciona sem motor

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 11/07/2023 às 11:56
Empresa lança bicicleta elétrica barata com tecnologia de última geração que funciona sem motor
Foto: LEMMO/Divulgação

LEMMO oferece ao mercado um novo modelo de bicicleta elétrica de baixo custo com tecnologias inovadoras. O modelo possui motor e baterias totalmente removíveis.

A holandesa LEMMO ainda é um novo player no mercado de bicicletas elétricas e, para ganhar destaque, lançou sua nova bicicleta elétrica barata, chamada de One E+. O veículo ganha destaque por sua construção modular e capacidade de se transformar em uma bicicleta convencional.

Bicicleta elétrica da LEMMO pode recarregar aparelhos eletrônicos

É claro que, na teoria, quase todas as bicicletas movidas a bateria também podem ser movimentadas pedalando, entretanto, grande parte delas ainda não foram projetadas com foco em andar “desligadas”. O que muda na bicicleta elétrica é o seu motor inovador, visto que sua tecnologia patenteada desconecta o motor no cubo traseiro do veículo apenas com o girar de um botão. 

O recurso entrega uma condução muito mais leve e semelhante a de uma bicicleta comum. A novidade, que é chamada de “Dual Mode Clutch Hub”, ganhou até mesmo o prêmio Red Dot Design Award e o funcionamento é bastante simples. Um botão giratório da bike alterna entre o modo elétrico e manual.

Com o motor elétrico desconectado, o ciclista não precisa nem mesmo se preocupar com a bateria, visto que este componente deixaria o veículo mais pesado que uma bicicleta comum. Pensando nisso, a empresa desenvolveu o Smartpac, uma caixinha compacta localizada logo abaixo da parte frontal do tubo superior.

O pacote comporta bateria, controlador do motor da bicicleta elétrica barata e mais recursos eletrônicos no mesmo lugar. Caso prefira, o proprietário pode retirar todo o componente do veículo e usá-lo basicamente como um potente power bank para recarregar o celular, notebook e muito mais. A recarga demora cerca de três horas e meia na tomada, segundo a fabricante.

Bicicleta elétrica barata da LEMMO conta com duas versões

Devido à sua configuração modular, componentes individuais da bicicleta também podem ser reparados ou substituídos de acordo com o necessário, algo que seria impossível em modelos onde a bateria e outros componentes ficam alojados no quadro da bicicleta, por exemplo.

Por falar em quadro, o da One E+ é composto por alumínio reciclado. Atualmente, o modelo é comercializado com um sistema de transmissão 1×10 ou um sistema de acionamento por correia de velocidade única. Um aplicativo oficial da empresa permite ainda localizar e até mesmo bloquear a bicicleta elétrica barata de forma remota.

No fim, tudo isso custa 1.900 euros, o que em conversão direta equivale a R$ 10.600 para uma versão com transmissão por corrente e 2.190 euros (R$ 11.645) para uma configuração de transmissão por correia.

O valor em reais é alto, entretanto é bem atraente se visto no mercado europeu. Na Holanda, por exemplo, o salário mínimo é de 1.756 euros. Ainda não há expectativa para esta bicicleta elétrica barata chegar em outros mercados.

Bicicletas elétricas estão cada vez mais inovadoras

Além desta bicicleta elétrica, a empresa Urtopia lançou recentemente sua bicicleta elétrica Chord, que conta com toda a conectividade do modelo anterior, chamado de Carbon 1 e mais algumas novas tecnologias. Seu estilo e recursos tecnológicos tornam o modelo único e diferente de várias bicicletas elétricas presentes no mercado.

Segundo a startup, a inspiração do veículo é um tanto que peculiar: um piano! Isso porque as curvas e a paleta de cores remetem a simplicidade e elegância dos instrumentos musicais. Sua bateria removível de 352,6 Wh conta com energia o suficiente para viagens de até 120 km. Após 3 horas de recarga, o modelo está pronto para mais uma viagem.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos