Empresa do Reino Unido anunciou sua nova aeronave VTOL com autonomia de 1300 km e velocidade máxima de 370 km/h. O veículo é muito mais eficiente que os modelos convencionais
A startup de aviação sediada no Reino Unido, ARC Aerosystems, apresentou recentemente sua nova aeronave de passageiros VTOL em um evento em Dublin, capital da Irlanda. O veículo, que conta com 9 assentos, é chamado de Linx P9, e é visto como uma solução de baixo carbono e econômica para viagens intermunicipais. A aeronave VTOL do Reino Unido é bastante leve e fina, pesando cerca de 1.930 kg, e a asa principal medindo apenas 12,6 m, o que é algo muito pequeno comparado a outros modelos.
VTOL possui capacidade para atingir 370 km/h
O veículo, que disponibiliza recursos de decolagem e pouso vertical, foi apresentado pela empresa do Reino Unido como um modelo que possui a flexibilidade de um helicóptero, com o desempenho de uma aeronave utilitária de asa fixa. Com estes recursos, a startup planeja suprir as demandas desafiadoras da mobilidade aérea regional.
A aeronave VTOL foi desenvolvida com uma estrutura totalmente composta e disponibiliza duas variantes. Um é movido por um trem de força híbrido-elétrico, enquanto o segundo conta com dois motores turboélice.
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As duas variantes foram desenvolvidas para suportar SAF e hidrogênio no futuro. A aeronave pode atingir uma velocidade máxima de 230 mph, o equivalente a 370 km/h e manter uma altitude máxima de cruzeiro de 3.963 m. A autonomia padrão do veículo é de 590 milhas, ou seja, 950 km e disponibiliza uma autonomia estendida de 807 milhas (1.300 km) com um tanque adicional de combustível.
O VTOL conta com uma configuração de asa alta, que vem equipada com um trem de pouso triciclo retrátil e não é pressurizada. Segundo um comunicado da empresa do Reino Unido, o veículo possui capacidade para realizar uma decolagem com salto e um pouso sem rolagem e sem a necessidade de uma pista, tornando-o um veículo de passageiros e carga altamente versátil e adequado para uma extensa gama de usos.
Aeronave VTOL é muito mais econômica e oferece maior autonomia
O LINX P9 foi desenvolvido como uma resposta às novas perspectivas sobre o futuro da aviação. Segundo a empresa do Reino Unido, a sustentabilidade e o transporte eficiente são os principais focos do mundo inteiro, sendo assim, já é hora de abordá-los reduzindo o tráfego urbano, abandonando os combustíveis fósseis e melhorando a confiabilidade e a segurança.
A empresa ressalta que o projeto da aeronave VTOL oferece uma alternativa 40% mais econômica aos helicópteros com base no modelo DARPA e uma autonomia 30% maior se comparada com helicópteros de tamanho parecido.
De acordo com Seyed Mohseni, CEO da ARC do Reino Unido, este é um conceito de design bastante empolgante, que pode ser a solução definitiva para o mercado, sendo prático, seguro e acessível, ao mesmo tempo que disponibiliza a resposta certa para as preocupações ambientais atuais.
Projeto deve ser otimizado com modelos de teste
O futuro da aeronave VTOL ainda é incerto, visto que, para trazê-lo para o mercado, modelos de teste devem ser criados para otimizar o projeto. Atualmente, a ARC finalizou um teste de escala de 100% para sua embarcação C-150, provando sua capacidade de tornar seus projetos em uma realidade.
O executivo da empresa está confiante de que o LINX P9 atenda às demandas do mercado. Mohseni afirma que o desenvolvimento de um veículo aéreo requer dedicação para suprir as demandas dos clientes em 5 a 50 anos no futuro e definir um roteiro de uma tecnologia certificável oportuna para atingir soluções para estas necessidades.