Focando em trazer mais sustentabilidade a indústria da construção civil, empresas ao redor do mundo estão desenvolvendo telhas a base de silicone. O telhado sustentável possui fácil instalação e vida útil maior que modelos convencionais.
A busca por equipamentos mais sustentáveis está chegando em todos os setores e chegou ao mercado de telhas. Empresas ao redor do mundo estão trabalhando no que chamaram de telhado sustentável, capaz de gerar mais conforto com a redução da temperatura, na economia e um aumento de vida útil. A telha a base de silicone, por exemplo, conta com um sistema de permeabilização que vem se tornando tendência no mercado.
Benefícios da telha a base de silicone
Todo recurso que não se danifique ou se acabe com facilidade é considerado sustentável, desta forma, além de estar ligado com a preocupação e a preservação do meio ambiente, o telhado sustentável utiliza materiais recicláveis ou biodegradáveis, possibilidade de usar o telhado para a captação de água e energia solar, possui uma qualidade melhor, assim como sua vida útil, fazendo com que o impacto ao meio ambiente seja reduzido.
Além disso, conta com uma cor adequada e propriedades que reduzem a quantidade de calor e o uso de energia elétrica.
- Por que nos EUA é mais comum CASA DE MADEIRA e no BRASIL casa em alvenaria? Casa de MADEIRA x TIJOLO
- Ferronorte: A OBRA ferroviária em andamento no Brasil que conecta 755 km e revoluciona a logística nacional!
- Estamos a um passo do concreto sem água para usar na Lua: a tecnologia que pode mudar 100% das construções na Terra
- Novo concreto revoluciona a construção: não utiliza areia, é até 25% mais leve, mais resistente e durável
Há diversos benefícios que o telhado sustentável pode gerar em uma residência, entretanto, a telha a base de silicone é utilizada como revestimento e, além de evitar a infiltração, disponibiliza uma série de vantagens como poder aproveitar o telhado para realizar a coleta e reaproveitamento da água gerada pela chuva, que pode ser bastante utilizada na irrigação de jardins.
Pode ser aplicado em diversas superfícies e estruturas, até mesmo incluindo outros meios de impermeabilização. O silicone é uma opção durável para a resolução de problemas de infiltrações e com o menor impacto sobre o meio ambiente, desta forma reduz o lixo jogado no aterro sanitário.
Novos telhados sustentáveis chegam ao mercado brasileiro
Além da telha a base de silicone, a Telite criou telhas à base de grafeno que possuem vida útil de 80 anos. A Telite, empresa que atua no interior do RJ, vende cerca de 25 mil telhas por mês e anunciou recentemente seu novo produto ao mercado.
Trata-se das telhas de grafeno que podem gerar energia solar. O telhado sustentável transforma a energia do sol em energia elétrica. Desta forma, sua construção se torna autossuficiente, trazendo uma grande economia na conta de luz.
Por meio deste material, a empresa conseguiu fazer com que 4 telhas renováveis conseguissem gerar 30 kW mensais em uma casa de médio porte. A companhia ainda afirma que, se a residência utilizar estas quatro telhas de energia solar, poderá se tornar autossuficiente na geração de energia elétrica, gerando muita economia em tarifas energéticas.
GAF Energy desenvolve telhas solares que suportam ventos de até 210 km/h
A GAF Energy, empresa que fornece telhas de energia solar norte-americana, anunciou o lançamento do primeiro telhado solar com pregos do mundo. O equipamento, que recebeu o nome de Timberline Solar, foi apresentado no começo deste ano e recebeu o prêmio de Melhor Inovação, na categoria Inovação e Cidades Inteligentes.
O que torna o produto da empresa tão especial em relação aos painéis solares em telhados do mercado, é sua tecnologia solar diretamente em processos e materiais tradicionais de telhados. De acordo com a GAF Energy, as telhas são produzidas nas instalações da empresa, localizada na Califórnia. O telhado sustentável é projetado para suportar ventos de até 210 h. km.
Desta forma, o projeto da GAF recebeu a certificação 7103 da UL, que autoriza a GAF a instalar o sistema em telhados comuns como um produto de energia solar e um produto de telhado, sendo o primeiro a ser reconhecido nas duas categorias.