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Empresa desenvolve radar sonoro capaz de medir ruídos emitidos por veículos e aplicar multas por excesso de barulho

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/03/2025 às 23:56
radar, multas
Foto: Reprodução

A poluição sonora é um problema crescente nas grandes cidades, afetando a qualidade de vida da população. Para enfrentar esse desafio, uma empresa francesa está testando um radar sonoro inovador, que identifica veículos excessivamente barulhentos e permite a aplicação de multas automáticas.

A poluição sonora no trânsito é um problema crescente. Para combatê-la, a tecnologia avança com soluções cada vez mais precisas. O radar sonoro “Hydre” é um exemplo disso. Desenvolvido pela empresa francesa Bruitparif, ele combina sensores acústicos e câmeras para identificar veículos que ultrapassam os limites de ruído permitidos.

Como funciona o radar Hydre

O Hydre é composto por dois módulos acústicos que trabalham em conjunto. Cada um deles possui quatro microfones capazes de medir o som 25 vezes por segundo. Essas medições permitem calcular a intensidade do ruído e sua origem.

Para garantir precisão, os sensores são protegidos por gaiolas metálicas acusticamente transparentes, prevenindo danos e vandalismo.

O sistema também conta com três câmeras. Uma câmera grande angular captura a cena completa do momento da possível infração.

Outras duas câmeras fazem a leitura automática das placas dos veículos (ALPR), tanto na parte dianteira quanto na traseira. Isso permite identificar com precisão qual veículo gerou o ruído excessivo.

Todos os componentes estão dentro de uma estrutura metálica segura. O processamento e transmissão de dados são realizados diretamente no dispositivo. As informações são criptografadas para garantir segurança e integridade.

Identificação e registro de infrações

O funcionamento do radar Hydre segue um processo rigoroso. Primeiro, os sensores determinam o nível de ruído dominante a cada 40 milissegundos.

Depois, cruzam essas informações para identificar a fonte sonora e calcular a distância do veículo. Assim, ajustam o valor registrado para uma referência padrão de 7,6 metros, garantindo padronização nas medições.

Se o ruído corrigido ultrapassar o limite estabelecido, e se as condições ambientais forem adequadas, um arquivo de possível infração é criado. O sistema então analisa vídeos e imagens antes e depois do momento considerado crítico. Isso ajuda a identificar corretamente o veículo infrator.

O próximo passo é comparar a trajetória do som dominante com as trajetórias dos veículos na cena. Se houver dúvidas sobre qual veículo gerou o ruído, o caso é descartado. O sistema exclui situações em que há vários veículos na direção da fonte sonora, evitando confusão.

Se a infração for confirmada, uma imagem do veículo é extraída. Nela, um quadro marca o carro identificado, e um círculo indica a origem do ruído.

Depois, o sistema consulta as câmeras ALPR para recuperar imagens da placa e realizar a leitura automática do número. Todos esses elementos compõem o arquivo da infração, que é enviado eletronicamente para um centro de monitoramento.

Testes iniciais e resultados

Entre janeiro e outubro de 2022, a primeira fase de testes do Hydre foi realizada na França. O experimento envolveu a instalação de protótipos em oito locais, distribuídos em sete comunidades.

O objetivo foi avaliar o desempenho da tecnologia em condições reais, mas sem aplicar multas nessa fase. Os resultados foram considerados animadores.

O dispositivo conseguiu detectar veículos barulhentos em um raio de 15 metros em cada direção, mesmo em locais com tráfego intenso.

Durante os testes, o radar identificou entre 10 e 44 veículos por dia que ultrapassavam o limite de 83 dB(A). Esse valor foi definido apenas para a fase experimental.

Ainda não há uma decisão sobre qual será o limite final estabelecido pelo Ministério, mas estima-se que fique entre 83 e 90 dB(A). Quanto maior o limite, menos infrações serão registradas.

O futuro da fiscalização sonora

A tecnologia do radar Hydre representa um avanço na fiscalização de ruídos no trânsito. Com medições precisas e automação, ele pode auxiliar no controle da poluição sonora e melhorar a qualidade de vida urbana.

A próxima etapa será definir as regras de aplicação das multas, tornando essa tecnologia uma ferramenta efetiva na gestão do ruído nas cidades.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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