A petroleira Shell fechou uma nova parceria para fornecimento de combustíveis no cenário mundial, com a empresa de transporte marítimo CMA CGM, que busca agora a descarbonização dos seus navios utilizando o gás natural como combustível.
Nessa quinta-feira, (30/06), a companhia francesa de transporte marítimo CMA CGM investe na sustentabilidade das suas operações de movimentação de mercadorias e assinou um contrato com a Shell para a compra de gás natural da petroleira. Dessa forma, o combustível será utilizado na frota de navios da empresa de transporte, como forma de fomentar a descarbonização do setor marítimo e contribuir para a minimização dos impactos ambientais que essas atividades causam.
Shell e CMA CGM assinam contrato para fornecimento de gás natural que servirá de combustível para o projeto de descarbonização dos navios da companhia francesa
Ao longo desta última semana, a petroleira Shell e a francesa CMA CGM finalizaram as negociações para um novo acordo e assinaram um contrato para compra e venda de gás natural liquefeito. O produto será utilizado no novo plano de aceleração do projeto de descarbonização da empresa de transporte marítimo ao longo dos próximos anos, servindo de combustível para os navios que realizam a movimentação de mercadorias nos portos internacionais.
Dessa forma, o contrato com a CMA CGM determina à Shell o fornecimento de gás natural liquefeito de vários anos para o abastecimento dos navios de 13 mil TEUs da CMA CGM no Porto de Cingapura, a partir do segundo semestre de 2023. E, para que essa operação aconteça da melhor forma, o abastecimento de gás natural será realizado pela FueLNG, uma joint venture entre uma unidade da Shell em Cingapura e a Keppel Offshore & Marine Ltd, como forma de tornar a administração mais próxima ao cenário de fornecimento.
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Além disso, a Shell anunciou que, para o fornecimento de gás natural aos navios da CMA CGM no plano de descarbonização da empresa, será utilizada a embarcação “FueLNG Bellina”, que já está em operação. Ademais, a petroleira contará com as atividades de um navio de abastecimento de GNL de 18 mil m³ que entrará em serviço em 2023, para tornar a cadeia de transporte do combustível ainda mais eficiente. Assim, a CMA CGM conseguirá dar novos rumos em busca do seu plano de descarbonização para neutralizar a emissão do poluente.
CMA CGM vê no gás natural o futuro do abastecimento dos seus navios e pretende garantir aproveitamento do contrato com a Shell para o plano de descarbonização
A utilização do gás natural como fonte alternativa e limpa de combustível no setor de transportes é a grande aposta do mercado internacional para o futuro da descarbonização. Isso, pois o produto pode ser produzido de forma totalmente renovável e ainda garante uma forte eficiência para navios de grande porte e diversos outros veículos de movimentação de mercadorias.
Assim, Tahir Faruqui, gerente geral e chefe de Downstream LNG da Shell, comentou sobre a relevância do contrato com a companhia francesa para o setor e disse: “Ao usar o GNL como combustível marítimo, a indústria imediatamente se coloca em um caminho da descarbonização. O GNL é um combustível em transição e oferece um caminho confiável para o biometano liquefeito e o e-metano liquefeito de combustível à base de hidrogênio; ambos tendo o potencial de ser líquido zero”.
Conheça mais sobre a companhia francesa CMA CGM
A CMA CGM é uma companhia criada na França par operações no setor de transporte marítimo e, atualmente, possui uma frota de 566 navios, que atendem a mais de 420 portos em todo o mundo, nos cinco continentes. Além disso, a empresa vem conseguindo se tornar referência mundial no setor e, durante o ano de 2020, transportaram quase 21 milhões de contêineres de TEU.