1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Empresa de transporte CMA CGM firma parceria com Shell para investir na descarbonização dos seus navios com o abastecimento de gás natural como combustível
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa de transporte CMA CGM firma parceria com Shell para investir na descarbonização dos seus navios com o abastecimento de gás natural como combustível

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 30/06/2022 às 22:09
A petroleira Shell fechou uma nova parceria para fornecimento de combustíveis no cenário mundial, com a empresa de transporte marítimo CMA CGM, que busca agora a descarbonização dos seus navios utilizando o gás natural como combustível.
A petroleira Shell fechou uma nova parceria para fornecimento de combustíveis no cenário mundial, com a empresa de transporte marítimo CMA CGM, que busca agora a descarbonização dos seus navios utilizando o gás natural como combustível.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A petroleira Shell fechou uma nova parceria para fornecimento de combustíveis no cenário mundial, com a empresa de transporte marítimo CMA CGM, que busca agora a descarbonização dos seus navios utilizando o gás natural como combustível.

Nessa quinta-feira, (30/06), a companhia francesa de transporte marítimo CMA CGM investe na sustentabilidade das suas operações de movimentação de mercadorias e assinou um contrato com a Shell para a compra de gás natural da petroleira. Dessa forma, o combustível será utilizado na frota de navios da empresa de transporte, como forma de fomentar a descarbonização do setor marítimo e contribuir para a minimização dos impactos ambientais que essas atividades causam. 

Shell e CMA CGM assinam contrato para fornecimento de gás natural que servirá de combustível para o projeto de descarbonização dos navios da companhia francesa

Ao longo desta última semana, a petroleira Shell e a francesa CMA CGM finalizaram as negociações para um novo acordo e assinaram um contrato para compra e venda de gás natural liquefeito. O produto será utilizado no novo plano de aceleração do projeto de descarbonização da empresa de transporte marítimo ao longo dos próximos anos, servindo de combustível para os navios que realizam a movimentação de mercadorias nos portos internacionais. 

Dessa forma, o contrato com a CMA CGM determina à Shell o fornecimento de gás natural liquefeito de vários anos para o abastecimento dos navios de 13 mil TEUs da CMA CGM no Porto de Cingapura, a partir do segundo semestre de 2023. E, para que essa operação aconteça da melhor forma, o abastecimento de gás natural será realizado pela FueLNG, uma joint venture entre uma unidade da Shell em Cingapura e a Keppel Offshore & Marine Ltd, como forma de tornar a administração mais próxima ao cenário de fornecimento. 

Além disso, a Shell anunciou que, para o fornecimento de gás natural aos navios da CMA CGM no plano de descarbonização da empresa, será utilizada a embarcação “FueLNG Bellina”, que já está em operação. Ademais, a petroleira contará com as atividades de um navio de abastecimento de GNL de 18 mil m³ que entrará em serviço em 2023, para tornar a cadeia de transporte do combustível ainda mais eficiente. Assim, a CMA CGM conseguirá dar novos rumos em busca do seu plano de descarbonização para neutralizar a emissão do poluente. 

CMA CGM vê no gás natural o futuro do abastecimento dos seus navios e pretende garantir aproveitamento do contrato com a Shell para o plano de descarbonização

A utilização do gás natural como fonte alternativa e limpa de combustível no setor de transportes é a grande aposta do mercado internacional para o futuro da descarbonização. Isso, pois o produto pode ser produzido de forma totalmente renovável e ainda garante uma forte eficiência para navios de grande porte e diversos outros veículos de movimentação de mercadorias. 

Assim, Tahir Faruqui, gerente geral e chefe de Downstream LNG da Shell, comentou sobre a relevância do contrato com a companhia francesa para o setor e disse: “Ao usar o GNL como combustível marítimo, a indústria imediatamente se coloca em um caminho da descarbonização. O GNL é um combustível em transição e oferece um caminho confiável para o biometano liquefeito e o e-metano liquefeito de combustível à base de hidrogênio; ambos tendo o potencial de ser líquido zero”.

Conheça mais sobre a companhia francesa CMA CGM

A CMA CGM é uma companhia criada na França par operações no setor de transporte marítimo e, atualmente, possui uma frota de 566 navios, que atendem a mais de 420 portos em todo o mundo, nos cinco continentes. Além disso, a empresa vem conseguindo se tornar referência mundial no setor e, durante o ano de 2020, transportaram quase 21 milhões de contêineres de TEU.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos