1. Início
  2. / Construção
  3. / Empresa de Israel vai fornecer equipamentos e tecnologia para usina de dessalinização do Ceará
Localização CE Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa de Israel vai fornecer equipamentos e tecnologia para usina de dessalinização do Ceará

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/03/2022 às 11:33
empresa de Israel - usina de dessalinização - Ceará
Usina de dessalinização da Cidade do Cabo – imagem: WSP/Reprodução

Ceará fecha parceria inédita com empresa de Israel para o fornecimento de equipamentos da usina de dessalinização, que será responsável por beneficiar 700 mil pessoas  

O Projeto da usina de dessalinização de água que será instalada na Praia do Futuro, no Ceará, está ganhando forma, e a empresa responsável pela usina anunciou assinatura de contrato com a IDE Technologies, de Israel, líder mundial em usinas de dessalinização, nesta quarta-feira (23), para que os equipamentos e a tecnologia da planta sejam fornecidos em breve.  

Usina de dessalinização no Ceará receberá investimentos de R$ 500 milhões

O cronograma do empreendimento projeta que a usina seja concluída dentro de dois anos, recebendo investimentos de R$ 500 milhões. A usina que terá equipamentos de Israel é o maior projeto do Brasil nesse setor, e a estimativa é que mais de 700 mil pessoas sejam beneficiadas. Essas pessoas estão situadas nos seguintes bairros: Praia do Futuro, Serviluz, Caça e Pesca, Dunas, Aldeota, Vicente Pinzon, Varjota, Cidade 2000 e Papicu.

De acordo com o diretor da marquise de infraestrutura e presidente do consórcio Águas de Fortaleza, Renan Carvalho, a parceria com a empresa de Israel IDE Technologies, que conta em seu portfólio com usinas de dessalinização no Chile, Estados Unidos Taiwan, Singapura, Índia e em seu país de origem, agrega mais capacidade técnica ao projeto no Ceará.

Carvalho ainda explica que Israel é líder mundial nesse tipo de tecnologia, e cerca de 80% da água potável que é consumida pela população do país vem da água do mar. A parceria firmada com a IDE traz ainda mais confiança no êxito da usina de dessalinização, pois o que há de melhor e mais moderno do exterior está sendo agregado em Fortaleza, no Ceará.

Saiba mais sobre a usina de dessalinização que será construída no Ceará  

O contrato da planta foi assinado em julho do ano passado, e ainda está em fase de estudos e licenciamento para que as obras físicas possam ter início. A planta, quando estiver em pleno funcionamento, diversificará a matriz hídrica do Ceará, auxiliando no abastecimento de Fortaleza e região metropolitana.

O sistema que gera água potável por meio da água marinha é uma alternativa essencial de fornecimento complementar de água para abastecimento humano, pois não precisa da regularidade das chuvas nem de variação climática, e as tecnologias utilizadas são autônomas e podem produzir uma água com qualidade superior aos padrões previstos na legislação do país.

Até então, não foi dito como a usina de dessalinização, que receberá equipamentos de Israel, funcionará, mas há dois meios de realizar o processo: um deles é a destilação através de energia térmica onde a água salgada é aquecida para produção de vapor, que logo após é condensado e coletado como água doce.

O outro método é o uso de membranas, para que o sal seja filtrado da água através do uso da osmose reversa, para bombear a água salgada por meio de membranas semipermeáveis que capturam sal e permitem que apenas a água doce passe.

Outra forma de gerar água potável  

Além da usina de dessalinização, um designer chamado Cody Soodeen desenvolveu uma máquina que pode produzir água potável de ótima qualidade e ainda é capaz de eliminar as toxinas presentes no corpo humano, tendo em vista que a água que consumimos pode estar contaminada. A máquina não necessita de nenhuma torneira ou reservatório com água suja, pois ela é capaz de extrair a água da atmosfera.

De acordo com o criador da invenção, na cidade em que cresceu a água estava contaminada por diversas bactérias, impactando na saúde da comunidade e até mesmo de sua família. Foi assim que Cody decidiu desenvolver outra forma para adquirir água, e a inovação é capaz de gerar até 10 litros de água por dia. Você pode acessar a matéria na íntegra por aqui: Empresa desenvolve máquina capaz de extrair 10 L de água potável do ar, sem barulho ou poluição.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos