1. Inรญcio
  2. / Automotivo
  3. / Empresa de carros revive modelo da marca nascido durante a Guerra
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentรกrios 0 comentรกrios

Empresa de carros revive modelo da marca nascido durante a Guerra

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 22/04/2025 ร s 17:07
AvtoVAZ lanรงa o Lada Iskra, um modelo econรดmico e acessรญvel com 90% de peรงas russas. Um marco para a indรบstria automobilรญstica do paรญs.
AvtoVAZ lanรงa o Lada Iskra, um modelo econรดmico e acessรญvel com 90% de peรงas russas. Um marco para a indรบstria automobilรญstica do paรญs.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Em meio ร  crise e desafios econรดmicos, a montadora surpreende com o lanรงamento. O modelo รฉ um marco em sua produรงรฃo e promete ser a soluรงรฃo acessรญvel e adaptada ร  realidade local, mas com um design pouco chamativo.

Em plena guerra entre Rรบssia e Ucrรขnia, um novo capรญtulo se inicia na indรบstria automobilรญstica russa com o lanรงamento do Lada Iskra, o primeiro veรญculo da marca desenvolvido integralmente sob as limitaรงรตes do conflito.

Produzido pela tradicional montadora russa AvtoVAZ, o modelo surge como sรญmbolo de resistรชncia e adaptaรงรฃo em tempos de instabilidade econรดmica e geopolรญtica.

Com o mercado automobilรญstico russo abalado pelas sanรงรตes internacionais e pela ruptura com fornecedores estrangeiros, a AvtoVAZ aposta no Iskra e no Iskra SW como alternativas acessรญveis e nacionalizadas.

Ambos os modelos foram lanรงados oficialmente em 19 de abril de 2025, com uma proposta clara: oferecer ao consumidor russo um carro simples, confiรกvel e majoritariamente composto por peรงas produzidas localmente.

Nova estratรฉgia para tempos desafiadores

O Lada Iskra representa uma virada estratรฉgica da AvtoVAZ em meio ร  retraรงรฃo das vendas e ao isolamento econรดmico da Rรบssia.

Segundo a montadora, cerca de 90% dos componentes utilizados na fabricaรงรฃo do novo modelo sรฃo de origem nacional, uma estatรญstica que reforรงa a independรชncia tecnolรณgica e produtiva da empresa.

De acordo com especialistas do setor, esse grau de nacionalizaรงรฃo sรณ foi possรญvel apรณs investimentos expressivos em cadeias produtivas internas e no redesenho de processos industriais.

A escassez de importaรงรตes forรงou a indรบstria automotiva russa a acelerar seu processo de substituiรงรฃo de fornecedores internacionais por soluรงรตes domรฉsticas.

Variedade mecรขnica, foco na simplicidade

O Iskra chega ao mercado em trรชs opรงรตes de motorizaรงรฃo, todas com propulsores 1.6 aspirados, refletindo a escolha por motores simples e de fรกcil manutenรงรฃo. As versรตes incluem:

  • Motor 1.6 8V com 90 cavalos de potรชncia
  • Motor 1.6 16V com 106 cavalos, disponรญvel com cรขmbio manual ou automรกtico
  • Cรขmbios manuais de cinco ou seis marchas, conforme a versรฃo escolhida

A ausรชncia de versรตes hรญbridas ou elรฉtricas demonstra a prioridade da marca em oferecer um produto acessรญvel, ainda que com recursos tecnolรณgicos limitados. No atual cenรกrio russo, a eletrificaรงรฃo do transporte segue como desafio logรญstico e econรดmico.

Dimensรตes e versรตes

O Lada Iskra possui 4,333 metros de comprimento em ambas as versรตes padrรฃo e SW. Jรก a versรฃo Cross, voltada para o uso urbano com eventuais incursรตes fora de estrada, tem 4,342 metros de comprimento e altura livre do solo de 200 mm, superior aos 170 mm das versรตes convencionais.

Essa diferenรงa de altura proporciona ao modelo Cross maior versatilidade em terrenos irregulares, sem comprometer a dirigibilidade em ambientes urbanos.

Design modesto, mas funcional

Visualmente, o Iskra nรฃo รฉ um carro que impressiona pelo design, mas aposta na praticidade como argumento de venda.

A estรฉtica segue uma linha simples, com farรณis de LED diurnos, para-choques robustos e linhas retilรญneas. Por dentro, o modelo surpreende ao apresentar uma central multimรญdia de tela ampla โ€” uma raridade em veรญculos econรดmicos.

Apesar do esforรงo em manter os custos baixos, o modelo conta com recursos importantes, como:

  • Airbags frontais
  • Freios ABS
  • Controle de estabilidade
  • Direรงรฃo elรฉtrica
  • Trio elรฉtrico (vidros, travas e retrovisores)
  • Bancos dianteiros com aquecimento
  • Ar-condicionado digital em algumas versรตes, similar ao utilizado no Renault Duster

Esses itens colocam o Iskra num patamar competitivo frente a modelos de entrada europeus, especialmente da romena Dacia, que domina o segmento de carros econรดmicos na Uniรฃo Europeia.

Expectativas de produรงรฃo e preรงo

A AvtoVAZ estima produzir cerca de 150 mil unidades do Iskra por ano, o que representa uma aposta ambiciosa diante do contexto adverso do mercado russo.

O modelo deve ter preรงos a partir de 1,2 milhรฃo de rublos โ€” aproximadamente R$ 85 mil na cotaรงรฃo atual.

Em um cenรกrio global, o Iskra provavelmente enfrentaria dificuldades para competir com veรญculos mais modernos e eficientes.

No entanto, dentro da Rรบssia, o modelo pode cumprir um papel essencial de suprir a demanda por mobilidade acessรญvel, especialmente fora dos grandes centros urbanos.

Um carro para tempos incertos

O nome “Iskra”, que significa “faรญsca” em russo, รฉ simbรณlico: representa uma tentativa de reacender a indรบstria automotiva russa em meio ao turbilhรฃo causado pela guerra, sanรงรตes e mudanรงas globais no setor.

A decisรฃo de lanรงar um modelo prรณprio, acessรญvel e independente de insumos externos รฉ uma resposta direta ร s adversidades que o paรญs enfrenta desde o inรญcio do conflito.

Embora a produรงรฃo do Iskra tenha sido anunciada durante a guerra, ele se posiciona como um sรญmbolo de reconstruรงรฃo industrial.

Estrategicamente, a AvtoVAZ pretende reposicionar sua imagem e reconquistar a confianรงa dos consumidores locais com uma proposta sรณlida e nacionalista.

O futuro da AvtoVAZ e da mobilidade russa

Analistas do setor automotivo apontam que, apesar das limitaรงรตes tecnolรณgicas e do design conservador, o Iskra pode abrir caminho para uma nova geraรงรฃo de veรญculos russos, voltados para a realidade econรดmica do paรญs.

A ausรชncia de concorrรชncia estrangeira no mercado russo fortalece esse cenรกrio, ao menos no curto prazo.

Alรฉm disso, hรก rumores de que a AvtoVAZ possa desenvolver, a longo prazo, uma plataforma mais moderna com motorizaรงรฃo hรญbrida ou elรฉtrica, mas nada foi confirmado oficialmente atรฉ o momento.

Em um mundo que caminha a passos largos rumo ร  eletrificaรงรฃo, a aposta da AvtoVAZ ainda estรก ancorada em soluรงรตes tradicionais, o que levanta dรบvidas sobre sua competitividade global no futuro.

No entanto, dentro de seu contexto interno, a estratรฉgia parece ter fundamentos consistentes.

Vocรช acha que o Lada Iskra poderia fazer sucesso fora da Rรบssia, mesmo com seu visual simples e tecnologia bรกsica? Comente o que achou do modelo e se ele teria espaรงo no Brasil!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentรกrios
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentรกrios
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na รกrea desde 2015, com seis anos de experiรชncia em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicaรงรตes online. Especialista em polรญtica, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se vocรช tiver alguma dรบvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Nรฃo aceitamos currรญculos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adorarรญamos sua opniรฃo sobre esse assunto, comente!x