Governo discute possibilidade de reativar antiga fábrica da Ford na Bahia. Unidade será uma nova fábrica de carros elétricos da empresa da China, BYD.
A antiga fábrica da Ford em Camaçari, município da Bahia, pode ser reativada para a produção de carros elétricos. O governo negocia com a montadora chinesa BYD para a retomada das instalações. Quem confirmou a notícia foi o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em uma postagem no Twitter, ele compartilhou uma matéria da revista Veja, onde o governo trata da reabertura da fábrica da Ford com investidores da China para a produção de carros elétricos.
BYD planeja produzir carros elétricos na antiga fábrica da Ford
A Ford desativou a unidade na Bahia no começo de 2021, em meio ao encerramento das suas atividades de produção no Brasil, entretanto, desde o ano passado rumores apontavam que a montadora da China BYD, uma das líderes mundiais na produção de carros elétricos, estava interessada na unidade da Bahia. No último domingo (26), o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), explicou que se tratava de uma volta da atividade industrial no Nordeste, com a produção de carros elétricos pela empresa da China, onde funcionou a fábrica da Ford até 2021.
Segundo Jerônimo Rodrigues, em seu Twitter, vem ai a retomada do desenvolvimento industrial do nordeste e o Governo Lula já negocia a instalação da montadora chinesa BYD, onde funcionava a fábrica da Ford. Rodrigues ressalta que o presidente Lula visitará a China e dialogará sobre a instalação. A montadora americana finalizou suas atividades em sua unidade em Camaçari em janeiro de 2021, após 20 anos de funcionamento, com a decisão de se retirar do Brasil. Na época, a empresa anunciou a demissão de 5 mil trabalhadores no Brasil e na Argentina.
- Descoberta no Brasil de quarta maior jazida de mineral do mundo fará empresa destinar R$ 5 BILHÕES para extrair riqueza escondida e tornar país protagonista global na mineração
- Fim do MST? Nova lei imperdoável PROÍBE a desapropriação de terras no Brasil
- Novo BYD Z9 GT 2025: Wagon de 858 cavalos, 0 a 100 em 3,6 segundos e por metade do preço do concorrente!
- Novo Honda Civic Type R 2024: 297 cavalos, R$ 430 mil e 0-100 em 5,5 segundos: O esportivo MAIS insano da Honda!
Entenda o motivo da BYD ainda não ter iniciado as atividades na fábrica da Ford
Em Camaçari, a Ford produzia os modelos Ka e EcoSport. No início de 2021, a empresa também anunciou o fechamento das fábricas em Taubaté (SP) e Horizonte (CE), além da unidade baiana. Desde que a multinacional finalizou as atividades, há rumores de que a chinesa BYD se instalará na Bahia.
Em outubro do último ano passado, o então governador da Bahia, Rui Costa (PT), postou em suas redes sociais que havia assinado com a maior produtora de carros elétricos do mundo um protocolo de intenções para a instalação de três fábricas na Bahia.
Na época, o setor de comunicação da BYD afirmou que o protocolo de intenção foi de fato assinado entre a montadora e o governo baiano, entretanto ainda havia pendências em análise. O município do estado abrigou a primeira indústria de automóveis do Nordeste após uma longa batalha política e fiscal na década de 90 e virou um polo de desenvolvimento nos anos posteriores.
O encerramento das atividades piorou o cenário para a economia da região, impactando principalmente o futuro dos prestadores de serviços que se estabeleceram no local para atender a operação. Embora não produzisse mais veículos no estado, a Ford manteve investimentos.
Conheça a BYD
A marca chinesa tem como foco na produção de carros elétricos e também outros componentes que estão ligados ao ecossistema da eletrificação. A Sigla de Build Your Dreams (construa seus sonhos), a BYD é uma empresa de soluções elétricas para a mobilidade, concluindo ônibus e caminhões elétricos, sistemas fotovoltaicos e baterias.
Estando no Brasil desde 2015, a BYD já conta com três fábricas, sendo a primeira, aberta há sete anos no município de Campinas (SP), responsável pela montagem de ônibus totalmente elétricos. Em 2017 foi aberta a segunda planta, também localizada em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. A terceira unidade da empresa está em Manaus (AM), inaugurada em 2020.