1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Empresa da China quer reativar antiga fábrica da FORD na Bahia para produzir carros elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa da China quer reativar antiga fábrica da FORD na Bahia para produzir carros elétricos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/03/2023 às 10:29
Empresa da China quer reativar antiga fábrica da FORD na Bahia para produzir carros elétricos
Foto: Fábrica FORD/Sputnik – NEWS

Governo discute possibilidade de reativar antiga fábrica da Ford na Bahia. Unidade será uma nova fábrica de carros elétricos da empresa da China, BYD.

A antiga fábrica da Ford em Camaçari, município da Bahia, pode ser reativada para a produção de carros elétricos. O governo negocia com a montadora chinesa BYD para a retomada das instalações. Quem confirmou a notícia foi o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em uma postagem no Twitter, ele compartilhou uma matéria da revista Veja, onde o governo trata da reabertura da fábrica da Ford com investidores da China para a produção de carros elétricos.

BYD planeja produzir carros elétricos na antiga fábrica da Ford

A Ford desativou a unidade na Bahia no começo de 2021, em meio ao encerramento das suas atividades de produção no Brasil, entretanto, desde o ano passado rumores apontavam que a montadora da China BYD, uma das líderes mundiais na produção de carros elétricos, estava interessada na unidade da Bahia. No último domingo (26), o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), explicou que se tratava de uma volta da atividade industrial no Nordeste, com a produção de carros elétricos pela empresa da China, onde funcionou a fábrica da Ford até 2021. 

Segundo Jerônimo Rodrigues, em seu Twitter, vem ai a retomada do desenvolvimento industrial do nordeste e o Governo Lula já negocia a instalação da montadora chinesa BYD, onde funcionava a fábrica da Ford. Rodrigues ressalta que o presidente Lula visitará a China e dialogará sobre a instalação. A montadora americana finalizou suas atividades em sua unidade em Camaçari em janeiro de 2021, após 20 anos de funcionamento, com a decisão de se retirar do Brasil. Na época, a empresa anunciou a demissão de 5 mil trabalhadores no Brasil e na Argentina.

Entenda o motivo da BYD ainda não ter iniciado as atividades na fábrica da Ford

Em Camaçari, a Ford produzia os modelos Ka e EcoSport. No início de 2021, a empresa também anunciou o fechamento das fábricas em Taubaté (SP) e Horizonte (CE), além da unidade baiana. Desde que a multinacional finalizou as atividades, há rumores de que a chinesa BYD se instalará na Bahia.

Em outubro do último ano passado, o então governador da Bahia, Rui Costa (PT), postou em suas redes sociais que havia assinado com a maior produtora de carros elétricos do mundo um protocolo de intenções para a instalação de três fábricas na Bahia.

Na época, o setor de comunicação da BYD afirmou que o protocolo de intenção foi de fato assinado entre a montadora e o governo baiano, entretanto ainda havia pendências em análise. O município do estado abrigou a primeira indústria de automóveis do Nordeste após uma longa batalha política e fiscal na década de 90 e virou um polo de desenvolvimento nos anos posteriores.

O encerramento das atividades piorou o cenário para a economia da região, impactando principalmente o futuro dos prestadores de serviços que se estabeleceram no local para atender a operação. Embora não produzisse mais veículos no estado, a Ford manteve investimentos.

Conheça a BYD

A marca chinesa tem como foco na produção de carros elétricos e também outros componentes que estão ligados ao ecossistema da eletrificação. A Sigla de Build Your Dreams (construa seus sonhos), a BYD é uma empresa de soluções elétricas para a mobilidade, concluindo ônibus e caminhões elétricos, sistemas fotovoltaicos e baterias.

Estando no Brasil desde 2015, a BYD já conta com três fábricas, sendo a primeira, aberta há sete anos no município de Campinas (SP), responsável pela montagem de ônibus totalmente elétricos. Em 2017 foi aberta a segunda planta, também localizada em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. A terceira unidade da empresa está em Manaus (AM), inaugurada em 2020.

Tags
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos