Empresa americana desenvolve nova turbina eólica compacta, prometendo revolucionar o mercado energético. A BMW já testou e aprovou o equipamento, que pode se mostrar mais eficiente do que os painéis solares.
A Aeromine, uma inovadora startup americana no setor de energias renováveis, acaba de apresentar uma turbina eólica revolucionária. Diferente dos modelos tradicionais, esta turbina é “imóvel” e promete gerar energia limpa em grande escala, tornando-se uma solução eficiente e prática para diversas indústrias. Atualmente, o equipamento está em fase de testes na fábrica da Mini na BMW, em Oxford – Reino Unido. Além de ser mais silenciosa e compacta, a nova tecnologia da Aeromine pode se tornar uma alternativa mais eficiente do que os painéis solares em determinadas condições, abrindo novas possibilidades para o mercado energético.
Nova turbina eólica compacta é mais eficiente que painéis solares
O dispositivo quadrado possui três metros de altura e capta vento que flui para cima e sobre o edifício. Aerofólios especialmente desenvolvidos em forma de asa criam um vácuo atrás desta nova turbina eólica compacta que força o ar para cima através de uma câmara, onde faz girar uma ventoinha que se move e gera energia.
A fábrica da montadora de veículos já conta com um dos maiores parques solares montados no telhado do Reino Unido, com mais de 11 mil painéis que cobrem uma área do tamanho de cinco campos de futebol e geram eletricidade suficiente para alimentar o equivalente a 850 casas durante um ano.
- Turbina eólica de fácil instalação custa menos de 3 MIL, pode gerar energia 24 horas por dia, suprir de 50% a 100% do consumo de uma residência convencional e ainda durar até 25 ANOS
- A maior turbina eólica do MUNDO começou a fazer algo MUITO estranho: 20 MW instalados offshore
- Nova York terá o maior projeto de energia eólica offshore da história e milhares de empregos
- Milhões jogados fora: O que resta são toneladas de turbinas eólicas enferrujando no Nordeste enquanto o Brasil perde bilhões!
Segundo a BMW em comunicado, no entanto, os painéis solares são menos eficientes durante a noite e no inverno, uma oportunidade para a nova turbina eólica compacta da Aeromine, que pode gerar energia renovável nessas duas condições.
Conforme informações do portal Ciclo Vivo, os testes realizados em Oxford são o primeiro passo para uma possível adoção global do dispositivo. Uma das vantagens do equipamento é a falta de partes móveis visíveis, o que reduz o impacto que as pás das turbinas eólicas podem ter sobre a vida selvagem, especialmente aves e morcegos.
Cada turbina eólica compacta possui potência de 5 kW
Além disso, o design sem pás reduz o ruído e as vibrações, reduzindo a poluição sonora associada ao seu funcionamento. Outra vantagem é a otimização da velocidade do vento, que amplia a eficiência do sistema. Cada unidade possui uma potência de 5 kW, equivalente a cerca de 16 painéis solares, mas necessita de uma área muito menor para funcionar.
A tecnologia não é tão nova e foi patenteada em 2015 pelo especialista dinamarquês em energia eólica Carsten Westergaard. Em 2022, após muitos estudos e ajustes no desenvolvimento desta nova turbina eólica compacta, Carsten juntou-se aos empresários americanos Martin Manniche e David Asarnow e os três fundaram a Aeromine.
David Asarnow afirmou que, quando a empresa conseguir economias de escala, espera que o dispositivo produza mais eletricidade a um custo menor que os painéis solares equivalentes. Segundo Claus Lonborg, diretor administrativo da Aeromine, a nova turbina eólica compacta foi desenvolvida para funcionar perfeitamente em conjunto com sistemas solares, maximizando a produção de energia limpa a partir de telhados e ajudando a enfrentar desafios como ruído, as vibrações e o impacto na vida selvagem.
Aeromine recebe financiamento milionário
Os sistemas concebidos pela empresa envolvem entre 20 e 40 unidades de turbinas instaladas na extremidade de um edifício, viradas para a direção predominante do vento. Com sede em Houston, Texas, a Aeromine fechou recentemente uma ronda de financiamento de 9 milhões de dólares (568,8 milhões de meticais) e afirma que o objetivo é levar suas turbinas eólicas para os telhados do mundo inteiro.
É importante destacar que, quando se fala em tecnologias de energia limpa, a fonte eólica se destaca. Além desta nova turbina eólica compacta, uma empresa desenvolveu uma nova turbina omnidirecional O-wind, desenvolvida pela NASA e engenheiros do Reino Unido.
O equipamento conta com um design esférico e omnidirecional, podendo capturar vento de qualquer direção e mudar o mercado de energia renovável global.