O novo carro elétrico que se transforma em helicóptero ainda não foi lançado, mas nova tecnologia promete revolucionar o setor de mobilidade sustentável
A empresa chinesa Guangzhou Automobile Group (GAC) deu um passo audacioso em direção ao futuro da mobilidade ao apresentar o Gove, um veículo totalmente elétrico e autônomo que pode se transformar de carro para helicóptero em questão de segundos. Essa inovação da tecnologia promete abrir novas possibilidades no transporte pessoal, de acordo com o site Olhar Digital.
O Gove é um veículo-helicóptero elétrico compacto, pesando apenas 390 quilos, e foi projetado para transportar uma única pessoa. Sua estrutura é dividida em duas partes: uma que mantém os pneus no chão, na modalidade carro, e outra que pode decolar, transformando-se em um helicóptero.
No modo carro elétrico, as hélices, que se assemelham às de um drone, ficam recolhidas, enquanto no modo helicóptero, elas se projetam e o cockpit se descola do chassi com rodas. Surpreendentemente, o cockpit não possui volante ou pedais, sendo controlado por meio de um tablet.
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
- Desenvolvida na África, esta moto elétrica utiliza exclusivamente energia solar e impressiona ao alcançar 6.000 km de autonomia
- Stellantis surpreende com anúncio de demissões em massa: Crise no setor automotivo afeta Citroën, Fiat e Jeep, provocando turbulência no mercado global!
A tecnologia presente no carro/helicóptero elétrico
A tecnologia empregada no carro-helicóptero elétrico Gove tem como objetivo principal reduzir o peso do veículo, garantindo uma maior autonomia. Segundo o CEO da GAC, Wu Jian, o carro-helicóptero tem a capacidade de percorrer até 460 quilômetros em modo terrestre e voar por até 200 quilômetros sem a necessidade de recarga.
Embora a empresa não tenha divulgado a quantidade de unidades fabricadas do veículo-helicóptero elétrico, é esperado que a liberação regulatória para venda na China não demore a acontecer, permitindo que o Gove seja disponibilizado comercialmente em breve. O preço do veículo-helicóptero híbrido ainda não foi divulgado.
A introdução do Gove no mercado representa uma grande conquista para a indústria automotiva e de aviação, demonstrando os avanços impressionantes que estão sendo feitos na busca por soluções de transporte mais eficientes, sustentáveis e inovadoras.
Revolução no setor de mobilidade elétrica
Embora ainda seja necessário superar alguns desafios regulatórios, o carro elétrico Gove demonstra o potencial para transformar a maneira como nos deslocamos, oferecendo a possibilidade de sobrevoos mais longos e abrindo novas rotas para destinos que antes pareciam inacessíveis.
Com seu design futurista e funcionalidade dual, o Gove elétrico certamente chamará a atenção de entusiastas da tecnologia e de pessoas que desejam experimentar uma nova forma de transporte pessoal. Resta aguardar para ver como essa tecnologia inovadora será recebida e quais outras oportunidades surgirão no setor da mobilidade.