BYD anuncia nova bateria de alta autonomia para ônibus no Reino Unido. Novo conjunto oferece 640 km de alcance e é 11 vezes maior que a Dolphin Mini.
A nova geração das baterias Blade LFP da BYD ainda não chegou ao mercado, mas isso não impediu a fabricante chinesa de lançar uma bateria de alta autonomia que está chamando a atenção. Com 532 kWh e um alcance de 640 km, essa nova bateria, apesar de utilizar a tecnologia tradicional, promete revolucionar o setor. O sistema, que é 11 vezes maior que o do Dolphin Mini, faz parte da mais recente investida da BYD no Reino Unido, posicionando a empresa na vanguarda da inovação em transporte sustentável.
Nova bateria com mais autonomia da BYD será usada em ônibus
Foi lançado no dia 21 de maio, no London Bus Museum, o novo ônibus de dois andares da BYD, que recebeu o nome de B11, que deverá desbancar o famoso New Routemaster na cidade de Londres.
Fora os dados já comentados, o conjunto de baterias 11 vezes maior que o do Dolphin Mini terá consumo de 1,4 km por kWh e capacidade útil de 457 kWh. Além disso, a bateria é embutida no chassi, o que supostamente reduz seu peso em 8%, aumenta seu alcance e deixa mais espaço para os passageiros.
- Carros populares da Ford, Renault, Fiat e outros usados custam menos que uma TV 4K: descubra as pechinchas que estão movimentando o mercado de seminovos!
- Por R$ 90 mil, novo SUV compacto da Toyota faz 21 km por litro e chega para tirar o reinado do Toyota Yaris
- Novos radares de trânsito se tornam o terror dos motoristas: agora, eles registram muito mais do que velocidade! Descubra tudo que eles podem captar na sua direção!
- Mototáxis sob novas regras! Nova lei de trânsito surpreende e propõe regulamentação rigorosa em todo o Brasil — só quem seguir as normas poderá rodar. Entenda o que muda!
Além da nova bateria com mais autonomia, são dois motores elétricos de roda, ambos com 203 cv de potência. É possível conectar ao ônibus dois carregadores ao mesmo tempo, com o objetivo de aumentar a velocidade de carregamento, o qual é feito de 0 a 100% em duas horas.
Vale mencionar que a autonomia média de um ônibus na capital inglês é de 160 km a 320 km, o que faz a autonomia de 640 com a nova bateria da BYD ser mais que suficiente para ser o novo ônibus da cidade.
Confira todos os detalhes do novo Ônibus da BYD
A substituição dos ônibus deve acontecer porque o grupo Go-Ahead, que atua como o Transport for London, está perto de fazer um pedido de 100 ônibus novos, e estes devem ser os da BYD, muito por conta de seu preço.
Segundo o The Sunday Times, o custo de um veículo desses é de 400 mil euros, cerca de 100 mil euros mais barato do que a maioria de seus rivais vendidos por lá. Apesar de sua produção ser feita na China, a BYD afirmou que 34% dos componentes do veículo, que conta com nova bateria com mais autonomia 11 vezes maiores que do Dolphin Mini, são de origem europeia.
Vale mencionar que a BYD já comercializou seus ônibus no Reino Unido, para o produtor Alexander Dennis há 11 anos, e chegou a vender 1.500 unidades antes da parceria acabar. Suas medidas são de 10,9 m de comprimento, 5,44 m de entre eixos, 2,55 m de largura e 4,3 m de altura. A capacidade máxima é de 90 passageiros, a depender da configuração usada. Versões menores e de um andar do veículo para regiões do interior do país já estão sendo desenvolvidas.
BYD lançará 2ª geração de sua bateria com mais autonomia
Além desta nova bateria com mais autonomia e 11 vezes maior que do Dolphin Mini, que equipa o ônibus, a BYD anuncia a chegada da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto deste ano.
A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo. A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração.