1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Empresa chinesa lança bateria inédita com 640 km de autonomia, até 10x mais potente que a do Dolphin Mini
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Empresa chinesa lança bateria inédita com 640 km de autonomia, até 10x mais potente que a do Dolphin Mini

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 31/05/2024 às 21:12
Empresa chinesa lança bateria inédita com 640 km de autonomia que é até 10x mais potente que do Dolphin Mini
Foto: Bateria de alto desempenho

BYD anuncia nova bateria de alta autonomia para ônibus no Reino Unido. Novo conjunto oferece 640 km de alcance e é 11 vezes maior que a Dolphin Mini.

A nova geração das baterias Blade LFP da BYD ainda não chegou ao mercado, mas isso não impediu a fabricante chinesa de lançar uma bateria de alta autonomia que está chamando a atenção. Com 532 kWh e um alcance de 640 km, essa nova bateria, apesar de utilizar a tecnologia tradicional, promete revolucionar o setor. O sistema, que é 11 vezes maior que o do Dolphin Mini, faz parte da mais recente investida da BYD no Reino Unido, posicionando a empresa na vanguarda da inovação em transporte sustentável.

Nova bateria com mais autonomia da BYD será usada em ônibus

Foi lançado no dia 21 de maio, no London Bus Museum, o novo ônibus de dois andares da BYD, que recebeu o nome de B11, que deverá desbancar o famoso New Routemaster na cidade de Londres.

Fora os dados já comentados, o conjunto de baterias 11 vezes maior que o do Dolphin Mini terá consumo de 1,4 km por kWh e capacidade útil de 457 kWh. Além disso, a bateria é embutida no chassi, o que supostamente reduz seu peso em 8%, aumenta seu alcance e deixa mais espaço para os passageiros.

Além da nova bateria com mais autonomia, são dois motores elétricos de roda, ambos com 203 cv de potência. É possível conectar ao ônibus dois carregadores ao mesmo tempo, com o objetivo de aumentar a velocidade de carregamento, o qual é feito de 0 a 100% em duas horas.

Vale mencionar que a autonomia média de um ônibus na capital inglês é de 160 km a 320 km, o que faz a autonomia de 640 com a nova bateria da BYD ser mais que suficiente para ser o novo ônibus da cidade.

Confira todos os detalhes do novo Ônibus da BYD

A substituição dos ônibus deve acontecer porque o grupo Go-Ahead, que atua como o Transport for London, está perto de fazer um pedido de 100 ônibus novos, e estes devem ser os da BYD, muito por conta de seu preço.

Segundo o The Sunday Times, o custo de um veículo desses é de 400 mil euros, cerca de 100 mil euros mais barato do que a maioria de seus rivais vendidos por lá. Apesar de sua produção ser feita na China, a BYD afirmou que 34% dos componentes do veículo, que conta com nova bateria com mais autonomia 11 vezes maiores que do Dolphin Mini, são de origem europeia. 

Vale mencionar que a BYD já comercializou seus ônibus no Reino Unido, para o produtor Alexander Dennis há 11 anos, e chegou a vender 1.500 unidades antes da parceria acabar. Suas medidas são de 10,9 m de comprimento, 5,44 m de entre eixos, 2,55 m de largura e 4,3 m de altura. A capacidade máxima é de 90 passageiros, a depender da configuração usada. Versões menores e de um andar do veículo para regiões do interior do país já estão sendo desenvolvidas.

BYD lançará 2ª geração de sua bateria com mais autonomia

Além desta nova bateria com mais autonomia e 11 vezes maior que do Dolphin Mini, que equipa o ônibus, a BYD anuncia a chegada da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto deste ano.

A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo. A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x