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Empresa britânica revela avião híbrido que promete cortar em até 90% o consumo de combustível

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/06/2025 às 14:38
avião hibrido
Foto: Reprodução
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Projeto da Helix combina motor híbrido, baterias e ventiladores canalizados para cortar quase 90% do consumo em voos de até 250 milhas náuticas.

Uma nova proposta radical para transformar os voos regionais pode reduzir drasticamente o consumo de combustível na aviação. A Helix, empresa britânica especializada em motores elétricos, divulgou um plano detalhado que promete revolucionar o setor aéreo, diminuindo em até 90% o uso de combustível em rotas de curta distância.

Nova arquitetura para aeronaves

No documento intitulado “Uma nova arquitetura para a aviação”, a Helix apresenta um redesenho completo para aeronaves privadas e regionais. A proposta combina três elementos principais: sistema híbrido elétrico, motores de alta densidade e ventiladores canalizados. Juntas, essas inovações permitiriam que um voo consuma apenas 23,8 quilos de combustível, uma redução expressiva diante dos padrões atuais.

O projeto é voltado para voos de até 250 milhas náuticas, que representam cerca de um quarto do tráfego aéreo mundial. A ideia é aproveitar tecnologias que já existem, sem depender de soluções futuras ou inovações ainda em desenvolvimento.

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Custo do combustível e demanda crescente

O combustível hoje representa quase 30% dos custos operacionais das companhias aéreas. Nas rotas curtas, esse impacto é ainda maior. Com a pressão para adoção de combustíveis de aviação sustentáveis (SAFs), que tendem a custar mais caro que os convencionais, as despesas devem aumentar.

Esse tipo de voo de curta distância representa mais de 26% do tráfego aéreo global. A projeção de crescimento é rápida: o mercado pode atingir US$ 115 bilhões até 2035. Porém, o desafio atual está no alto custo por quilômetro e nas limitações técnicas das aeronaves elétricas atuais.

Limites das aeronaves elétricas puras

A Helix mostra, com números, que a eletrificação completa ainda enfrenta uma grande barreira: a baixa densidade das baterias. Um modelo de avião com 8.500 kg e baterias de 205 Wh/kg conseguiria voar apenas 142,6 milhas náuticas.

Para contornar isso, a proposta da empresa é adotar um sistema híbrido em série. Nessa configuração, parte das baterias é substituída por um gerador e combustível líquido. Assim, a aeronave pode alcançar até 250 milhas náuticas, consumindo apenas 59,5 kg de combustível. Isso representa uma economia de 74,3% em relação às aeronaves convencionais.

Além disso, o modelo híbrido permite voar com energia elétrica pura nas fases mais críticas, como decolagem e pouso, recarregando as baterias durante o cruzeiro.

Inovações no motor reduzem peso e consumo

A eficiência também vem de melhorias no motor. O modelo básico MagniX650, com 205 kg, foi substituído pelo motor Helix SPX417-200, que entrega 568 kW com apenas 90 kg. Com isso, a unidade completa de propulsão elétrica (EPU) pesa apenas 124 kg, contra os 286 kg da versão anterior.

Essa redução de 162 kg por hélice permite usar mais bateria e diminuir o consumo de combustível. Nesse caso, a economia chega a 11,1%, baixando o total necessário para 52,9 kg.

A empresa propõe ainda o uso de engrenagens para deixar o sistema mais leve. A massa total da EPU cai 222 kg, abrindo espaço para mais 45,5 kWh de energia elétrica. Com isso, o consumo de combustível se reduz a 50,2 kg — uma redução de 15,7%.

No fim das contas, o avião híbrido consome só 21,7% do combustível que um modelo tradicional utilizaria na mesma rota.

Ventiladores canalizados e ganhos de eficiência

Outro avanço importante vem com a adoção de ventiladores canalizados. Diferente das hélices abertas, esses ventiladores envolvem as pás com uma estrutura cilíndrica, o que reduz perdas e aumenta o empuxo.

Apesar de adicionar 91,2 kg ao sistema e reduzir ligeiramente a velocidade de cruzeiro (de 81 m/s para 77 m/s), os ganhos compensam. O avião precisa de 25% menos potência no motor para gerar o mesmo empuxo.

Ao combinar os ventiladores com o motor leve e sistema por engrenagens, a aeronave consegue usar mais 33,2 kWh de energia elétrica, o que reduz ainda mais o combustível necessário durante o voo de cruzeiro.

Esse sistema também diminui o ruído, um ponto importante para aeroportos regionais localizados em áreas sensíveis ao som. Além disso, ele reduz o risco de danos nas pás — o que representa uma vantagem adicional na segurança e manutenção.

Segundo a Helix, a soma de todas essas mudanças representa um avanço significativo. O consumo total de combustível pode cair em até 60% em comparação com um avião híbrido básico e até 89,7% em relação a modelos convencionais, considerando voos de 250 milhas náuticas.

A empresa destaca que todas as tecnologias apresentadas já estão disponíveis e podem ser implementadas agora. Com isso, a proposta oferece uma solução imediata e prática para reduzir emissões e custos na aviação regional, sem depender de avanços tecnológicos futuros.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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