Vitesco apresentou inovações para o mercado de eletrificação de veículos no 35º Simpósio Internacional de Veículos Elétricos (EVS), em Oslo, que aconteceu nos dias 11 a 15 de junho.
Em Oslo, a empresa automotiva alemã apresentou pela primeira vez o seu motor de acionamento otimizado para as faixas mais altas de carros elétricos no futuro. A chamada máquina elétrica síncrona excitada externamente (EESM) não requer o uso de metais de terras raras e é projetada especificamente para altas faixas, condução mais rápida em rodovias e, portanto, para futuros veículos elétricos com autonomia de longas distâncias.
Evento em Oslo
Oslo é o ponto de encontro de todos os grandes nomes da eletrificação automotiva. A empresa apresentou lá os destaques do seu portfólio atual, bem como inovações para os requisitos futuros da eletromobilidade — para uma condução elétrica particularmente eficiente.
As máquinas síncronas permanentemente excitadas (PSM) são hoje padrão na eletrificação de veículos. Isso se deve à alta eficiência desses motores elétricos no trânsito da cidade ou em faixas médias. Ímãs permanentes baseados em terras raras são instalados no rotor dos motores PSM.
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Enquanto isso, no entanto, as condições gerais para acionamentos elétricos estão mudando: os alcances dos veículos elétricos a bateria estão se tornando cada vez mais longos e, em rotas reais de longa distância com condução rápida em rodovias, as máquinas síncronas excitadas externamente (EESM) demonstram sua vantagem. Especialmente em altas velocidades, elas são mais eficientes que os PSMs.