Vitesco apresentou inovações para o mercado de eletrificação de veículos no 35º Simpósio Internacional de Veículos Elétricos (EVS), em Oslo, que aconteceu nos dias 11 a 15 de junho.
Em Oslo, a empresa automotiva alemã apresentou pela primeira vez o seu motor de acionamento otimizado para as faixas mais altas de carros elétricos no futuro. A chamada máquina elétrica síncrona excitada externamente (EESM) não requer o uso de metais de terras raras e é projetada especificamente para altas faixas, condução mais rápida em rodovias e, portanto, para futuros veículos elétricos com autonomia de longas distâncias.
Evento em Oslo
Oslo é o ponto de encontro de todos os grandes nomes da eletrificação automotiva. A empresa apresentou lá os destaques do seu portfólio atual, bem como inovações para os requisitos futuros da eletromobilidade — para uma condução elétrica particularmente eficiente.
As máquinas síncronas permanentemente excitadas (PSM) são hoje padrão na eletrificação de veículos. Isso se deve à alta eficiência desses motores elétricos no trânsito da cidade ou em faixas médias. Ímãs permanentes baseados em terras raras são instalados no rotor dos motores PSM.
-
Fiat lança SUV produzido em Betim com sete versões diferentes, incluindo híbridas-leves de 12V e esportiva de 185 cv turbo: Pulse 2025 tem opções de câmbio manual, CVT e automático
-
Moto Yamaha por menos de 18 mil reais desafia Honda CG: Factor entrega economia, painel digital e manutenção acessível em 2025
-
5 carros seminovos que são espaçosos e baratos: veja cinco opções ideais para famílias a partir de R$ 30 mil
-
4 carros usados com ótimo custo-benefício em 2025: de sedãs confiáveis a SUVs econômicos, a partir de R$ 59 mil
Enquanto isso, no entanto, as condições gerais para acionamentos elétricos estão mudando: os alcances dos veículos elétricos a bateria estão se tornando cada vez mais longos e, em rotas reais de longa distância com condução rápida em rodovias, as máquinas síncronas excitadas externamente (EESM) demonstram sua vantagem. Especialmente em altas velocidades, elas são mais eficientes que os PSMs.
Utilizando bobinas ao invés de ímãs
Em vez de ímãs, o rotor aqui apresentado utiliza bobinas. Além da eficiência em altas velocidades, isso oferece a vantagem de evitar os preços dos ímãs permanentes, que já atingiram o máximo de 10 anos. Além disso, a pegada de CO₂ da unidade é reduzida pela parcela atribuível à mineração de terras raras, que pode ter um impacto positivo na sustentabilidade do produto ao longo de seu ciclo de vida.
A Vitesco Technologies está, portanto, preparando uma expansão de portfólio que disponibilizará a tecnologia EESM para seu já bem-sucedido acionamento por eixo, incluindo eletrônica de potência. A empresa tem muitos anos de experiência de campo com esta tecnologia e, portanto, tem uma certa vantagem no desenvolvimento e na industrialização.
Em um segundo foco de apresentação no EVS Symposium, a Vitesco Technologies apresentará sistemas e soluções que tornam a condução elétrica ainda mais eficiente. Estes incluem, além do acionamento do eixo elétrico integrado:
- gerenciamento de bateria para monitorar seu estado de carga, aumentando a segurança e a vida útil da mesma;
- eletrônica de potência, um componente chave de qualquer acionamento eletrificado, uma vez que fornece energia não apenas ao motor elétrico mas também à bateria de alta tensão;
- gerenciamento térmico para maior alcance e conforto e carregamento mais rápido;
- caixa de alta tensão, como eletrônica central para a tecnologia de carregamento de veículos elétricos, bem como para o fornecimento de energia no veículo;
- controlador mestre, que fornece como um pequeno servidor tudo o que um veículo elétrico precisa para dirigir.
“Com nosso portfólio, estamos claramente focando em plataformas globais e escaláveis para veículos eletrificados. É aqui que observamos o crescimento, e é também aqui que reside o potencial de mobilidade sustentável e cada vez mais neutra em CO₂ do futuro”, diz Thomas Stierle.
Inversor de vidro com tecnologia de medição de alta resolução
Outro destaque é um veículo que funciona como bancada de testes de rolamento. Aqui, a função do inversor pode ser monitorada em tempo real — graças à tecnologia de medição altamente sofisticada. A partir deste “inversor de vidro”, valores selecionados como fluxos de corrente, eficiências e perdas são transmitidos para a Vitesco Technologies Cloud.
Entre outras coisas, este atrativo mostra o know-how de tecnologia de medição do trabalho de desenvolvimento anterior em inversores de carbeto de silício (SiC) de alta eficiência, com os quais a Vitesco Technologies entrará em produção em série a partir de 2023.
O EVS Symposium estabeleceu-se como um evento de alto nível para eletrificação de veículos, abrangendo desde micromobilidade a serviços pesados, sistemas de transporte público, aviação e marítimo. O próprio organizador fala do maior simpósio de mobilidade elétrica do mundo.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.
Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!