Cientistas da Eslováquia planejam construir estrada de bituca de cigarro no país. Prefeitura já está coletando material em parceria com empresas EcoButt e SPAK-EKO.
A Eslováquia está utilizando uma abordagem inovadora com foco em lidar com o problema ambiental causado pelas bitucas de cigarro, bastante conhecidas por serem uma das principais fontes de poluição nos oceanos e praias do mundo. A Odvoz a Likvidácia Odpadu (OLO), uma empresa municipal de Bratislava, está na vanguarda desta tecnologia, propondo a conversão de bituca de cigarro em material para a construção de estradas.
A cidade começará a recolher as bitucas dispondo coletores especiais em eventos públicos. Segundo Martina Čechová, gestora de economia circular da OLO, caso os visitantes de um festival, corrida, feira, ou outro evento urbano, colocarem a bituca de cigarro no recipiente, contribuirão não apenas para um ambiente mais limpo, mas também para a valorização material deste tipo de resíduo.
O material descartado e coletado pela prefeitura será transformado em asfalto em um projeto em parceria com as empresas SPAK-EKO e EcoButt. O processo da estrada de bituca de cigarro como aditivo na produção de misturas asfálticas para estradas.
- Radar 100% brasileiro de R$ 147 milhões promete revolucionar a defesa aérea e colocar o Brasil no topo da inovação global
- Alerta urgente: Gmail vai excluir contas em massa neste mês dezembro! Descubra agora se a sua está na mira e como evitar perder seus dados!
- Se cuida, Elon Musk! Mark Zuckerberg ultrapassa Warren Buffett e está se aproximando de Jeff Bezos no ranking dos mais ricos
- Descubra o lugar mais seguro do planeta: uma fortaleza com mais de 1 milhão de sementes que só pode ser acessada 6 vezes por ano
Em seu site, a EcoButt explica que a ideia surgiu a partir de um estudo publicado na Austrália, em 2017, sobre o uso de fibras de filtros de cigarro na indústria da construção. Em 2019, em colaboração com um laboratório credenciado, a empresa publicou um estudo das propriedades físico-mecânicas do asfalto a partir da bituca de cigarro, comparando-o com a mistura asfáltica normal e comprovando que o uso de filtros de cigarro como modificador de mistura não impacta em suas propriedades.
Descobertas realizadas pela EcoButt com bituca de cigarro
A partir de tais pesquisas, a EcoButt desenvolveu o granulado de metilcelulose substituindo o granulado de celulose comum, que é obtido a partir da polpa de madeira. Sendo assim, evita-se o uso da madeira das florestas e ainda transforma a bituca de cigarro, um resíduo problemático em uma solução útil para as cidades. A expectativa em Bratislava é também obter ruas mais limpas com a estrada de bituca de cigarro.
Segundo a empresa, que oferece serviços que vão desde a recolha das bitucas, com a instalação das lixeiras especiais, até a transformação do material asfáltico, pesquisas mostram que um filtro de cigarro contaminam até 5 litros de água em condições incompatíveis com a vida de um organismo normal.
Como piloto, os recipientes foram lançados na feira natalina de produtos artesanais, bastante comuns na Europa. As lixeiras podem recolher filtros de cigarros comuns e também os cigarros eletrônicos, mais conhecidos como Vapes. Inclusive, uma estrada de bituca de cigarro foi instalada no país e está localizada em Ziar nad Hronom, numa região central da Eslováquia.
A empresa não divulgou dados da situação atual da estrada já desenvolvida, mas com a adesão da capital ao novo projeto deduz-se que o asfalto feito com bituca de cigarro é promissor.
Outras iniciativas com bituca de cigarro
Além dessa estrada de bituca de cigarro, pesquisadores da Universidade RMIT mostraram anteriormente que os tijolos de argila cozida com 1% de conteúdo de bituca de cigarro reciclada são tão fortes quanto os tijolos normais e usam menos energia para serem produzidos.
A análise mostrou que se apenas 2,5% da produção anual global de tijolos incorporasse 1% de bitucas de cigarro, compensaria a produção total de cigarros a cada ano. A equipe de pesquisa desenvolveu agora um plano detalhado para reunir as indústrias de fabricação de tijolos e gestão de resíduos, para implementar a reciclagem de bitucas de cigarro através da fabricação de tijolos em grande escala.