Empresa alemã desenvolve plataforma de carro elétrico que conta com motores nos cubos das rodas e não possui freios. A plataforma trará ao veículo 96% de eficiência e, além disso, promete revolucionar a indústria automotiva
Apesar dos motores elétricos serem bem mais eficientes em relação aos de combustão interna, ainda é possível tomar medidas para que o desperdício de energia seja reduzido. Buscando reduzir os desperdícios, a empresa alemã DeepDrive criou uma plataforma para carro elétrico que possui motores instalados dentro dos cubos das rodas. O sistema da empresa, que é sediada em Monique, faz com que o uso de freios seja desnecessário, sendo utilizado apenas a recuperação de energia para fazer com que o veículo seja parado. O projeto é pioneiro na indústria automotiva e será exibido no próximo IAA Mobility.
Leia também
Nova plataforma promete aproveitar 96% da eficiência dos carros elétricos e revolucionar a indústria automotiva
De acordo com a empresa alemã, cerca de 30% da energia utilizada em um carro elétrico pode ser perdida devido ao calor. Com esse número, em um carro elétrico de tamanho médio e uma bateria de 70 kWh, existe uma perda de alcance de mais de 100 km e um valor extra para a aquisição de energia, durante a vida útil do carro, de no mínimo 3.000 euros (R$ 18.000 em conversão direta).
De acordo com a empresa alemã, a nova plataforma, que revolucionará a indústria automotiva, alcançará uma eficiência de 96% e também uma economia de 20% nos custos de produção, por conta de melhores processos de produção altamente padronizados e uma melhor gestão de recursos.
- Dois veículos militares abandonados em floresta remota intrigam exploradores
- Professor choca até a FORD ao rodar 1 MILHÃO de KM com seu Verona 1.8
- CNH em perigo! Nova lei do Detran pode reduzir validade e cancelar habilitações, colocando motoristas em risco de perderem o direito de dirigir e enfrentarem prejuízos inesperados!
- Honda Civic por R$ 45 mil! Sedã da Honda deixa rivais para trás em 2024 com preço atrativo e ótimo consumo!
Além disso, a nova plataforma economizará pelo menos 30 kg se comparada a uma plataforma equivalente com arquitetura tradicional, devido à falta de um sistema de freios, o que diminui as massas não suspensas.
Novo carro elétrico sem freios poderá alcançar até 800 km de autonomia
A maior eficiência geral da plataforma, que revolucionará a indústria automotiva, também permitirá baterias mais acessíveis do que as que utilizam cobalto ou níquel.
A empresa também afirma que, com células de íon de sódio e fosfato de lítio, a plataforma será capaz de alcançar uma autonomia de até 600 km. Entretanto, se for utilizado um conjunto de baterias convencionais com uma densidade de energia maior e uma capacidade de 100 kWh, o alcance médio poderá ser de 800 km.
Nova plataforma possui tamanhos variados
A empresa explicou que não deseja apenas vender os motores elétricos, mas também está em busca de parceiros da indústria automotiva que estejam dispostos a comprar toda a plataforma para projetar seu próprio carro elétrico zero emissão e sem freios.
Devido a plataforma ser completamente plana e modular, é possível ter uma maior liberdade na questão de tamanho e forma de carroceria. De acordo com a DeepDrive, a plataforma está disponível em quatro tamanhos:
- XS, para mini-navetas e quadriciclos leves, com uma autonomia de 350 km, velocidade máxima de 45 até 80 km e uma potência de 40 cavalos;
- S: parra pequenas vans urbanas, carros urbanos e compactos, com autonomia de 450 km, potência de 200 cavalos e velocidade máxima de 160 km/h;
- M: para carros de médio porte e compactos, com autonomia de 600 km e de até 350 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 160 km/h;
- L: para veículos comerciais grandes, com uma autonomia de 700 km e o mesmo desempenho dos veículos de tamanho M.