A Bahia está oferecendo um novo curso gratuito de energia solar em resposta ao crescimento do setor. A expectativa é que 300 novos instaladores fotovoltaicos sejam formados até o fim do ano.
O mercado de energia solar está em crescimento no país, o que aumentou a demanda por alguns cargos, como os de instaladores fotovoltaicos. Este profissional é responsável por instalar e realizar a manutenção das estruturas utilizadas para a geração de energia solar, garantindo seu funcionamento de acordo com as normas NR 10 e NR 35. Para atender a essa demanda, o governo da Bahia está oferecendo um curso gratuito de energia solar.
Saiba mais sobre o curso gratuito de energia solar
O curso gratuito de energia solar oferecido pelo governo da Bahia tem como objetivo qualificar profissionais para realizar instalação e manutenção de sistemas de energia solar fotovoltaicos, assegurando o planejamento correto, de acordo com a legislação vigente e normas aplicáveis à qualidade, à saúde, à segurança e ao meio ambiente.
Destacado por ser um dos ramos que mais cresce no Brasil, o mercado da energia fotovoltaica é também um dos que mais emprega. Pensando nisso, por meio do programa Treinar para Empregar, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador (Semdec) oferece aos soteropolitanos, de forma gratuita, o curso de Instalação de Painel Solar.
- Faça um mestrado no MEC sem pagar nada por isso! Ministério da Educação e Instituto Federal (Ifac) abrem vagas para Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
As capacitações são ministradas por meio da Trecon, empresa especializada em treinamento e manutenção no setor elétrico, e da Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar), ambas parcerias da Prefeitura.
O curso de energia para instaladores fotovoltaicos possui uma carga horária de 120 horas, onde 30% das aulas são teóricas e 70% das aulas são práticas. Os interessados em participar do curso gratuito de energia solar na Bahia devem acessar o site do Treinar para Empregar para obter mais informações.
Relatos de ex-estudantes do curso gratuito de energia solar
O engenheiro elétrico Glauber Souza concluiu o curso para instaladores fotovoltaicos oferecido pelo Sistema Municipal de Intermediação de Mão de Obra de Salvador (SIMM), dentro do programa Treinar para Empregar. Embora já tivesse acumulado conhecimento teórico na área de energia solar, Glauber precisava adquirir a prática necessária para atuar no setor.
Segundo ele, sua formação em Engenharia Elétrica proporcionou uma base teórica sólida, mas faltava a experiência prática. “Na sala de aula, não temos muita prática. Precisamos buscar outros cursos de qualificação para adquirir essa prática que falta, principalmente em atividades mais específicas,” explica Glauber.
O engenheiro ressalta que o setor de energia fotovoltaica está em rápido crescimento e que a demanda por profissionais qualificados, como instaladores fotovoltaicos, é alta. Após pesquisar sobre o setor, Glauber percebeu que muitas empresas de instalação de sistemas fotovoltaicos estão focadas na parte comercial, ou seja, na venda de material, optando por terceirizar a montagem dos equipamentos.
Diante disso, ele considera, no futuro, formar sua própria equipe de instaladores. Vale destacar que a taxa de empregabilidade dos alunos certificados no mesmo curso realizado por Glauber é de 90%, segundo Ivan Euler, titular da Secis. A gestão municipal pretende formar 300 novos profissionais até o final do ano.
Bahia é líder na geração de energia solar no Nordeste
A Bahia é líder na geração de energia solar no Nordeste e, segundo dados de 2022 da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), cerca de 69,4 mil consumidores fazem uso da energia limpa no estado.
Entre os empreendimentos baianos, os restaurantes são os que mais utilizam a energia limpa, seguidos por instituições de ensino, hotéis, padarias e academias. As usinas solares instaladas no teto ou no solo fazem parte da modalidade de geração distribuída.
Apenas de 2022 para 2023, houve aumento de 56% no número de usinas estabelecidas nesta modalidade, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na Bahia, passaram a existir mais 47 mil sistemas – saindo de 83 mil para 130 mil.