A Embraer está revolucionando a aviação militar nacional construindo jatos em território brasileiro para a Força Aérea Brasileira (FAB).
Na quarta-feira (10), o presidente Lula esteve presente na fábrica dos novos caças Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), produzidos pela Embraer em Gavião Peixoto (SP). A patente dos aviões é da Saab, empresa da Suécia que fechou contrato com a FAB para a entrega de 36 unidades até 2027, além do compartilhamento da tecnologia para produção local.
Modelos da aviação militar são desenvolvidos para ataques especializados
O primeiro lote, que contará com quatro jatos supersônicos produzidos pela Embraer, modelo F-39E, chegou ainda no último ano. Os veículos de aviação militar da FAB foram apresentados em Linkoping, sul da Suécia, e foram levados ao Brasil em navios cargueiros.
Os caças foram desenvolvidos para ataques especializados, além de treinamentos militares. Seu desenvolvimento se deu por engenheiros da Embraer e Saab. Vale destacar que das 36 aeronaves prometidas, 8 são deste modelo. Os 5 anos de contrato foram firmados no valor de aproximadamente US$ 5,4 bilhões, o que em conversão direta no câmbio atual, chega a R$ 30 bilhões.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
O investimento brasileiro cobre apoio logístico à Saab, transferência da tecnologia da Embraer e o armamento de aviação militar necessário para a atividade dos simuladores e jatos da FAB. A estimativa é que o último dos veículos saia da fábrica já no próximo ano.
O contrato foi fechado originalmente em agosto de 2015, quando foi acertado o financiamento das aeronaves em 25 anos, terminando de ser pago, desta forma, em 2040. De acordo com a FAB, os novos modelos da Embraer e Saab serão usados por três décadas, e o Gripen será o último, ou seja, depois dele, nenhum outro jato estrangeiro deste tipo será fornecido ao Brasil, visto que a produção deles será feito pela Embraer em território nacional.
Detalhes do novo modelo de aviação militar da FAB
A informação foi oferecida por um oficial da Aeronáutica não identificado em 2021. Segundo o mesmo, na época, o próximo com o qual a FAB terá de se preocupar lá pelo ano de 2035, será todo nacional, da concepção à produção, e o advento do Gripen será decisivo no processo.
O F-39E conta com um assento e vem equipado com um computador de software que identifica todo tipo de armamento utilizado. O modelo produzido pela Embraer precisa de apenas 15 minutos para ser preparado em solo, com 5 técnicos, eles o rearmam e o reabastecem entre suas missões.
O modelo consegue atingir quase 2,4 ml km/h e permite disparos entre 100 km e 200 km do alvo, atualizando a rota no meio do percurso. O já conta com 14,1 m de comprimento, 8,4 m de envergadura e 4,5 m de altura. Além disso, vem equipado com um canhão Mauser BK-27, capaz de atirar 1,7 mil vezes por minuto e comporta diversos tipos de mísseis.
Outro destaque interessante da aeronave é seu custo de hora de voo, significativamente mais barato: US$ 4,5 mil. Para se ter uma ideia, o F-35 Lightning, o mais avançado dos EUA, possui custo de US$ 35 mil por hora.
Conheça melhor a Embraer
A Embraer surgiu do sonho de transformar o Brasil em um país com a melhor tecnologia no setor de aviação.
A empresa atualmente é a terceira maior montadora de jatos comerciais do mundo, contando com 18 mil empregados e mais de 8 mil aeronaves entregues. Isso só é possível devido ao seu conhecimento compartilhado entre as variadas áreas, desde herança do mais alto aprendizado, junto com a inquietude pela performance que a Embraer carrega.