Jato brasileiro desenvolvido pela Embraer continua batendo recordes de vendas por 11 anos seguidos. O Phenom 300 da Embraer é um dos mais seguros e econômicos do mercado.
Um jato brasileiro continua batendo recordes de vendas por 11 anos consecutivos. Trata-se do Phenom 300, um jato da Embraer lançado em 2009. Desde que foi lançado no mercado, já foram mais de 728 unidades entregues em 36 países, segundo dados da General Aviation Manufacturers Association (GAMA).
Conheça o Jato brasileiro da Embraer mais vendido no mundo
O jato da Embraer pode levar até 10 passageiros a bordo e foi lançado pela empresa brasileira em 2009. O Phenom 300 é um bimotor leve oferecido em duas configurações. A segunda aeronave é a Phenom 330E. Mais moderna que a primeira, a versão 300E conta com um interior diferente, assim como motores e equipamentos. Independente do modelo, a aeronave é controlada por apenas um piloto.
Diferente dos aviões comerciais, que voam em média 12.500 metros de altitude, o jato brasileiro pode chegar perto dos 14 mil metros acima do nível do mar, economizando mais combustível. Como resultado, o Phenom 300E tem capacidade de ir de São Paulo a Santiago, no Chile, sem parar para reabastecimento.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
O comprador pode ajustar diversos detalhes do interior ao seu gosto. O avião disponibiliza, por exemplo, um sistema de controle de iluminação, tela de entretenimento retrátil, poltronas ajustáveis e mais. O Phenom 300 da Embraer também ganha destaque quando se trata de segurança.
Foram registrados apenas dois acidentes com mortes até então e nenhum deles ocorreu no Brasil, segundo dados da Aviation Safety Network. Segundo a Embraer, o Phenom 300E também é o único da categoria equipado com sistema que previne saída de pista, um recurso que utiliza dados de GPS e sensores para calcular se o pouso é seguro ou não.
Quanto custa o jato brasileiro da Embraer?
O preço inicial de um jato Phenom 300 é US$ 12,5 milhões, isto é, mais de R$ 60 milhões em conversão direta. Atualmente, 68 unidades do jato brasileiro da Embraer estão registradas oficialmente no Brasil. O Phenom 300, da Embraer, é o modelo mais comercializado do mundo por 11 anos seguidos.
Foram mais de 728 exemplares vendidos em 36 países, segundo a General Aviation Manufacturers Association.
Com tecnologia única, performance superior e conforto sem precedentes, o jato da Embraer pode alcançar velocidade de até Mach 0,80, contando com uma cabine silenciosa. O modelo pesa mais de 8 toneladas, utilizando uma propulsão TuroFan de 14.23 kN de potência.
Embraer anuncia nova fábrica no país
A Embraer anunciou em agosto a construção da primeira fábrica de carros voadores no Brasil. O projeto visa revolucionar a indústria de mobilidade aérea urbana, gerando um avanço significativo na forma como as pessoas se locomovem nas grandes cidades.
A parceria com investidores nacionais e internacionais garantirá o desenvolvimento de uma nova geração de veículos elétricos e autônomos, alinhado às tendências de sustentabilidade e inovação tecnológica.
A nova fábrica será instalada em um polo tecnológico de vanguarda na região Sudeste, gerando um ambiente propício para o desenvolvimento de novas tecnologias. A estimativa é de que a planta entre em atividade nos próximos dois anos e tenha capacidade para fabricar 500 carros voadores por ano inicialmente.
Com a crescente preocupação com a mobilidade urbana e a necessidade de encontrar soluções sustentáveis para o congestionamento nas grandes cidades, os carros voadores surgem como uma promessa de revolucionar o transporte pessoal.
Os veículos elétricos e autônomos têm potencial para desafogar o tráfego terrestre, reduzir a poluição do ar e melhorar a qualidade de vida dos habitantes das metrópoles.