1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Embolsando quase 2 bilhões de dólares, Petrobras fecha acordo com petroleira chinesa para escoar gás natural do campo de Búzios
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

Embolsando quase 2 bilhões de dólares, Petrobras fecha acordo com petroleira chinesa para escoar gás natural do campo de Búzios

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 29/12/2022 às 19:19
Petrobras, CNOOC, gás natural
Foto: Reprodução agenciabrasil

Acordo entre Petrobras e CNOOC é fechado para aderir aos contratos que permitem o escoamento do gás natural de Búzios

A Petrobras assinou o contrato do Sistema Integrado de Processamento de Gás Natural (SIP) com a CNOOC (China National Offshore Oil Corporation) Brasil e, em simbiose com parceiros, concluiu o processo de adesão da CNOOC aos contratos vigentes do Sistema Integrado de Escoamento de Gás Natural (SIE-BS) da Bacia de Santos.

Após a adesão desses contratos, a CNOOC poderá escoar o gás natural proveniente do campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, por qualquer uma das rotas de exportação do SIE-BS e processá-lo em usinas de propriedade da Petrobras. Assim, CNOOC será capaz de abastecer diretamente o mercado de gás natural a partir de 1º de janeiro de 2023.

Um passo à frente na criação de um mercado de gás natural aberto e sustentável

Conforme divulgado pela Offshore Energy, a Petrobras afirmou que fechar o acordo com a CNOOC foi mais um passo para a criação de um mercado de gás natural aberto, competitivo e sustentável, e faz parte do conjunto de compromissos assumidos no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em julho de 2019.

O SIE-BS é composto pelas Rotas 1, 2 e 3 para o escoamento do Cluster pré-sal da Bacia de Santos. Enquanto isso, o SIP inclui as usinas de processamento conectadas ao SIE-BS, de propriedade da Petrobras, localizadas em Caraguatatuba, São Paulo , Cabiúnas, e Itaboraí, em construção, ambas no Rio de Janeiro.

A Petrobras recebeu quase US$ 2 bilhões da CNOOC

Ainda de acordo com a Offshore Energy, a CNOOC Petroleum Brasil investiu quase 2 bilhões de dólares recentemente na Petrobras para a aquisição de uma participação adicional no campo. Além disso, a Petrobras vem fechando acordos para atividades no campo de Búzios. Assim, a empresa assinou um contrato  com a Sembcorp Marine Rigs & Floaters de Cingapura para construir o FPSO P-82 para operações no campo, uma semana depois de assinatura o contrato com o Estaleiro Keppel para a construção do FPSO P-83.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos