Hoje em dia praticamente quase toda logística de mão de obra offshore é feita por helicópteros devido à uma séries de vantagens em relação a embarcações. A Damen Group está no Brasil e tenta repopularizar esse método logístico muito utilizado na exploração marítima de óleo e gás antigamente
Para aqueles que são mais antigos em operações offshore nas décadas de 80 e 90, sejam ele atuantes ou já aposentados, já “sentiram na pele” como era embarcar em catamarãs, embarcações que faziam logística de petroleiros para plataformas de petróleo no Brasil na época. Agora uma nova proposta do grupo alemão Damen promete ressuscitar este mesmo tipo de transporte de pessoas.
Como os trabalhadores offshore eram transportados antigamente para as plataformas?
As viagens era longas, muitos trabalhadores chegavam enjoados na plataformas, as pessoas à bordo tinham que ficar comendo sal ou tomar o popular remédio para enjoo Dramir durante o trajeto. Acontecia também que ao chegar na unidade, o mar estava muito alto para executar a transferência pela cesta, impossibilitando os petroleiros subirem na plataforma, acabando por retornar todos eles para a terra e esperar condições favoráveis de clima para reiniciar todo o processo.
Para atender operações na Bacia de Campos, muitos destes embarques náuticos eram feitos por Macaé, para atender operações da Petrobras. Algumas destas embarcações de logística de pessoas eram:
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
- SpeedTide
- Margareth Jill
- Norsul Catamarã
- San Paul
Não lembramos de todas as plataformas, mas a maioria eram unidades que os trabalhadores iam de catamarãs eram semi-submersíveis da classe SS (SS-11, 13, 14….) que depois mudaram para P-09, 10, P-11 e etc… As fixas eram Enchova, PCH1, PCH2, PNA1, PNA2, PARGO, VERMELHO 1, VERMELHO 2, CARAPEBA I e II entre várias outras.
Nota* Quem tiver fotos antigas e quiser compartilhar, anexaremos neste artigo e daremos os devidos créditos, basta entrar em contato.
Sobre a nova embarcação de logística de pessoas offshore Aqua Felix, da Damen Group, que está no Rio de Janeiro
Na última quinta-feira (26), um navio inédito atracou no porto do Rio de Janeiro. O “Aqua Felix” é a primeira embarcação da classe Fast Personnel Supplier (FCS) 7011 do holandesa Damen Group e foi projetado para substituir helicópteros no processo de troca de tripulação entre plataformas.
Veja o Aqua Felix em Ação no Vídeo Abaixo
Após o lançamento inicial em 2021, a embarcação finalmente segue para o Rio de Janeiro, onde permanecerá até o final da tarde desta sexta-feira (27 de março) para que seu proprietário possa apresentá-la a empresas que atuam no setor de energia offshore.
O FCS 7011 pesa 105 toneladas e mede 73,6 metros de LOA (comprimento total) e 11,2 metros de largura (largura no ponto mais largo). Pode atingir velocidades de até 40 nós (74 km/h) e transportar até 150 passageiros.
As transferências da tripulação podem ser concluídas com segurança em mares agitados de até 3 metros, graças à variedade de dispositivos de compensação de movimento do navio. Uma vantagem distinta é que mais pessoas podem ser movidas por distâncias maiores e mais locais podem ser atendidos na mesma quantidade de tempo e uso de combustível.