Mais que uma maravilha tecnológica, essa inovação é um farol de esperança para um futuro sustentável. As estradas elétricas, ou e-estradas, são vias especialmente projetadas com elementos condutores embutidos.
O principal charme dessas estradas é a habilidade de recarregar veículos elétricos (VEs) em movimento. Assim que os veículos passam por essas vias, conectam-se aos elementos condutores, permitindo uma transferência contínua de energia elétrica da estrada para as baterias dos veículos.
O projeto elimina a necessidade de paradas frequentes para recarga, um dos principais obstáculos à adoção em massa de veículos elétricos.
Esse fenômeno, conhecido como “ansiedade de autonomia”, tem sido uma dor de cabeça para os usuários de VEs. Com as estradas elétricas, a preocupação com a autonomia da bateria se torna coisa do passado.
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A tecnologia por trás do projeto
Dois métodos proeminentes estão sendo empregados para o carregamento dos veículos. O primeiro é o carregamento condutivo, onde uma faixa metálica robusta no veículo desliza sobre um trilho eletrificado incrustado na estrada. Isso garante uma transferência direta e contínua de energia elétrica da via para o veículo.
Outro método fascinante é o carregamento indutivo, onde equipamentos especiais enterrados sob a estrada enviam eletricidade para uma bobina no veículo elétrico, carregando sua bateria sem qualquer contato físico.
Toda a infraestrutura das e-estradas, ou rodovias fotovoltaicas, é projetada com um isolamento robusto e sistemas de monitoramento em tempo real para garantir a segurança e a funcionalidade em todas as condições climáticas.
Embora a Suécia esteja na vanguarda, a visão é global. Países como Itália, Reino Unido, EUA e Índia já estão explorando o potencial dos sistemas de estradas elétricas. Esforços colaborativos, como os entre Suécia, Alemanha e França, estão acelerando a pesquisa e implementação dessa tecnologia inovadora.
As estradas elétricas não são apenas uma inovação promissora, mas também uma solução prática para vários desafios ambientais e logísticos que o mundo enfrenta hoje. Com a União Europeia mirando zero emissões de CO2 de novos carros até 2035, as e-estradas estão à frente na corrida para um futuro livre de combustíveis fósseis.