Um carro elétrico chinês surpreendeu o setor automotivo ao superar as vendas de gigantes como Ford e GM em apenas um ano. O feito reforça o avanço acelerado da indústria chinesa na corrida global por inovação e liderança no mercado de carros elétricos.
Em menos de um ano, um carro elétrico chinês alcançou um feito inédito: vender mais que gigantes como Ford e General Motors. O Xiaomi SU7 virou um fenômeno em tempo recorde e colocou a China no centro da revolução elétrica.
Um novo cenário no mercado automotivo
A China vive uma nova era. A popularização dos carros elétricos é real, e os números impressionam. Pela primeira vez, milhões de pessoas conseguem comprar seus primeiros veículos, e muitos optam por elétricos. Preços acessíveis e uma estratégia nacional de eletrificação impulsionam esse crescimento.
No meio desse cenário, o Xiaomi SU7 se destaca. Um sedã com desempenho comparável a modelos de marcas de luxo, como Porsche e Tesla, mas com preço mais competitivo. A proposta atraiu consumidores chineses rapidamente.
-
MG Motor confirma chegada ao Brasil com elétricos MG4, S5 e Cyberster com até 544 cv e autonomia de até 364 km
-
Harley anuncia “motinha elétrica” com autonomia de 160 km e motor de 125cc que atinge até 85km/h
-
BYD já supera gigantes em vendas — mas não é a melhor no impacto ambiental
-
País inesperado surpreende o mundo ao surgir como novo paraíso dos carros elétricos — e não é China, EUA ou Noruega
O sucesso foi tão grande que superou marcas tradicionais com décadas de história.
Resultados que chamam atenção
A Xiaomi havia planejado vender 100.000 unidades do SU7 até o fim de 2024. Mas esse número já foi mais que dobrado.
Em menos de um ano, mais de 200.000 unidades foram registradas. E há previsão de entrega de mais 350.000 carros ainda neste ano.
A demanda foi tão alta que a produção precisou ser ampliada. A fábrica atual já opera em capacidade máxima. Uma segunda fábrica, ainda maior, deve começar a funcionar nos próximos meses. Isso permitirá à Xiaomi aumentar ainda mais sua presença no mercado.
Superando os gigantes americanos
Os números são claros. Em 2024, o SU7 vendeu 139.487 unidades. Sozinho, ele superou a soma das vendas elétricas da Ford e da GM, duas das maiores montadoras dos Estados Unidos.
A Ford, por exemplo, vendeu somente 999 carros elétricos na China em 2024. Nos Estados Unidos, foram cerca de 97.000. Já a GM vendeu 69.403 unidades na China e 114.400 nos EUA. Mesmo somando os dois países, nenhuma das marcas alcançou o desempenho do SU7.
O feito é ainda mais impressionante quando se considera que o SU7 é vendido somente na China. E mesmo assim, já está perto de ultrapassar a Volkswagen, com uma diferença de apenas 40.000 unidades.
Tecnologia e custo-benefício do carro elétrico chinês
O sucesso do SU7 não é apenas uma questão de números. O carro entrega desempenho, acabamento e tecnologia por um valor que outras marcas não conseguem igualar. Essa combinação vem conquistando consumidores e mexendo com a indústria.
Até o CEO da Ford, Jim Farley, reconheceu a qualidade do SU7. Após seis meses usando o carro, ele declarou estar impressionado com o modelo.
Isso mostra que a Xiaomi realmente conseguiu criar um produto competitivo, capaz de desafiar marcas consolidadas.
Apesar do sucesso estrondoso, o SU7 ainda não é vendido fora da China. Mas isso pode mudar em breve. A Xiaomi já iniciou etapas importantes para levar o modelo a outros mercados.
O mercado global está de olho. Afinal, um único carro conseguiu superar grandes nomes da indústria. A expansão internacional do SU7 pode ser o próximo capítulo dessa história surpreendente.