Stellantis mantém planos de crescimento no Brasil em 2025, aposta em produção estável e inaugura centro de desmontagem para reduzir custos e preços
A Stellantis projeta aumento na produção de veículos no Brasil este ano, mesmo diante de um cenário econômico desafiador. O vice-presidente para assuntos regulatórios na América do Sul, João Irineu Medeiros, afirmou que fatores como juros elevados tornam o mercado mais complexo, mas a expectativa é de avanço.
Em 2024, a montadora que reúne marcas como Jeep, Citroën e Fiat produziu cerca de 900 mil veículos no país. Segundo Medeiros, a tendência é de que o mercado brasileiro, que hoje absorve aproximadamente 2,5 milhões de veículos leves por ano, alcance 3 milhões até 2030, de acordo com projeções de grandes consultorias.
Expectativas da Stellantis para o ano
O executivo destacou que, apesar da cautela, a empresa não prevê queda de produção. “Não estamos com previsão de perda ou redução para esse ano. Não sabemos ainda quanto podemos crescer porque estamos no meio dele”, afirmou durante participação no prêmio Anuário Integridade ESG.
-
Fábrica da Toyota é destruída, para produção de Corolla e adia Yaris Cross; montadora vai importar motores híbridos para não parar totalmente
-
Novo Tesla Model Y 2025 chega aos EUA por US$ 37.990 com tração elétrica avançada, autonomia superior a 500 km e tecnologia de direção autônoma para compensar fim dos incentivos fiscais; veja detalhes
-
Corsa Sedan 2010 ainda compensa? Veja os prós e contras do modelo em 2025
-
3 carros usados ideais para o dia a dia a partir de R$ 30 mil a 50 mil
Além disso, Medeiros ressaltou que o grupo permanece otimista em relação ao desempenho das fábricas brasileiras, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo setor automotivo.
Tarifaço dos EUA e impacto limitado
Sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, o vice-presidente disse que a Stellantis praticamente não será afetada.
Isso porque a produção nacional é destinada principalmente ao mercado interno, enquanto apenas uma parcela pequena vai para o México.
“Nosso maior mercado é aqui. Produzimos no Brasil e na Argentina e exportamos para a América Latina, não temos impacto direto desse movimento”, explicou.
Centro de desmontagem em Osasco
Outra novidade da companhia dona da Fiat foi a inauguração de um centro de desmontagem de veículos em Osasco, na Grande São Paulo.
O espaço, anunciado na semana passada, deve contribuir para a redução de custos da Stellantis. Portanto, a expectativa é que a iniciativa ajude também a baratear o preço final dos automóveis.
Com informações de MotorShow.