Impulsionado por um novo marco regulatรณrio, o setor de ferrovias brasileiras despertou o interesse de gigantes da China, Espanha e Emirados รrabes, que disputam um pipeline de projetos bilionรกrios em 2025.
O setor de infraestrutura do Brasil vive um momento de inflexรฃo. Um grupo de quase 20 investidores, incluindo algumas das maiores empresas de construรงรฃo e fundos de investimento do mundo, manifestou interesse formal em participar das novas concessรตes de ferrovias brasileiras. O movimento, confirmado no inรญcio de 2025, sinaliza o sucesso de uma nova polรญtica governamental para destravar o potencial do transporte sobre trilhos no paรญs.
A chegada de gigantes como a chinesa CRCC, as espanholas Acciona e Sacyr, e o fundo soberano Mubadala, dos Emirados รrabes, para disputar os novos projetos marca o inรญcio de uma nova “guerra dos trilhos”. ร uma disputa que promete bilhรตes em investimentos e uma reconfiguraรงรฃo completa da matriz logรญstica nacional.
A aprovaรงรฃo do Marco Legal das Ferrovias em 2021
O grande motor para esse novo cenรกrio foi o Marco Legal das Ferrovias (Lei nยบ 14.273/2021). Sancionada, segundo registros do governo, no final de 2021, essa lei modernizou o setor e, principalmente, criou o regime de autorizaรงรฃo.
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Diferente do antigo e burocrรกtico modelo de concessรฃo de ferrovias brasileiras, o regime de autorizaรงรฃo permite que empresas privadas proponham, construam e operem novas ferrovias por conta prรณpria. Essa desburocratizaรงรฃo, conforme anรกlise de especialistas do setor, tornou o ambiente de negรณcios muito mais atrativo para o capital privado, tanto nacional quanto estrangeiro.
O anรบncio de janeiro de 2025 e a rodada de reuniรตes em fevereiro
A prova de que a nova polรญtica deu certo veio no inรญcio de 2025. A notรญcia, divulgada em veรญculos como o jornal Valor Econรดmico, de que um grupo de quase 20 grandes investidores estava interessado nas novas concessรตes movimentou o mercado.
O governo, atravรฉs do Ministรฉrio dos Transportes, liderado pelo ministro Renan Filho, agiu rรกpido para capitalizar sobre o interesse. Foram agendadas reuniรตes estratรฉgicas para os dias 5, 6 e 7 de fevereiro de 2025, em Sรฃo Paulo, para apresentar os detalhes dos projetos a esses potenciais investidores.
Quem sรฃo os interessados nas ferrovias brasileiras? As gigantes que miram o Brasil
A lista de interessados, confirmada por fontes governamentais, mostra a forรงa do novo momento das ferrovias brasileiras. Alรฉm das maiores operadoras nacionais, como Rumo, VLI e MRS, o interesse internacional รฉ forte e diversificado.
Entre os nomes confirmados, destacam-se a gigante chinesa de construรงรฃo CRCC, que jรก atua na construรงรฃo da ponte Salvador-Itaparica; as potรชncias espanholas de infraestrutura Acciona e Sacyr, com vasta experiรชncia em metrรดs no Brasil; e o fundo soberano de Abu Dhabi, Mubadala Capital, que controla a Refinaria de Mataripe e o Metrรด Rio.
O leilรฃo da EF-118 e a estratรฉgia do governo
O foco inicial de todo esse interesse estรก no projeto da EF-118, tambรฉm conhecida como Anel Ferroviรกrio do Sudeste. A ferrovia de 575 km ligarรก o Rio de Janeiro ao Espรญrito Santo, criando uma conexรฃo vital para os portos da regiรฃo.
O projeto รฉ a grande vitrine do novo modelo de investimentos do governo. Com um custo total de R$ 4,6 bilhรตes, o plano prevรช um aporte pรบblico de R$ 3,28 bilhรตes, segundo o Ministรฉrio dos Transportes, para cobrir o “gap de viabilidade” e garantir a atratividade para o investidor privado. O leilรฃo da EF-118 estรก previsto para o รบltimo trimestre de 2025.
O que vem pela frente: o Plano Nacional de Ferrovias e os projetos de R$ 138,6 bilhรตes
A EF-118 รฉ apenas o comeรงo. O governo estruturou um ambicioso Plano Nacional de Ferrovias (PNF), que prevรช investimentos de R$ 138,6 bilhรตes em 15 ativos ferroviรกrios.
O pipeline, conforme detalhado em documentos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), inclui projetos estruturantes como o corredor Fico-Fiol, que ligarรก o agronegรณcio do Centro-Oeste ao litoral da Bahia, e a polรชmica Ferrogrรฃo, que, se sair do papel, criarรก uma nova rota de exportaรงรฃo pelo Arco Norte. O forte interesse dos investidores estrangeiros nos primeiros projetos รฉ o sinal mais claro de que a era de ouro das ferrovias brasileiras pode estar apenas comeรงando.