Em discurso no Dia do Exército, general Tomás Paiva destacou a evolução da geopolítica global, o avanço da modernização militar e a defesa do papel constitucional da tropa
Durante a cerimônia em homenagem ao Dia do Exército, realizada nesta quarta-feira (16) no Quartel-General da força, em Brasília, o comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, fez um discurso destacando mudanças no cenário internacional. A solenidade contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, assim como no ano anterior, não discursou.
Investimento em defesa: transformações globais
O general Paiva chamou atenção para a rápida transformação da geopolítica mundial. Segundo ele, há um crescimento expressivo nos investimentos em defesa por diferentes países, exigindo atenção estratégica do Brasil.
“Voltando nossos olhares para o cenário internacional, podemos verificar que o mundo passa por uma transformação rápida e profunda em suas estruturas geopolíticas tradicionais. Os investimentos em defesa vêm crescendo exponencialmente em todas as regiões do globo, uma realidade que sugere ao nosso país atenção redobrada em relação à proteção dos brasileiros e dos ativos consagrados pela Constituição”, declarou.
-
EUA pressionam Mercosul por acordo para garantir acesso a lítio, nióbio e terras raras — enquanto China já controla cadeias globais e quer prioridade em contratos e fornecimento do Brasil
-
Tensão aumenta: EUA cercam a Venezuela e China entra na briga diplomática
-
Governo e Exército monitoram o deslocamento de navios norte-americanos após Trump oferecer recompensa de US$ 50 milhões pela captura de Maduro
-
EUA cancelam evento militar com Brasil e colocam em xeque cooperação histórica que garante acesso a armas e treinamentos estratégicos
Compromisso com a legalidade
Sem mencionar diretamente investigações envolvendo militares, Paiva reafirmou que o Exército deve agir com profissionalismo e imparcialidade. Ele reforçou o papel das Forças Armadas dentro dos limites constitucionais e defendeu a união da tropa.
“Nossa fortaleza decorre da imparcialidade e do profissionalismo que sempre devem caracterizar nossas ações. Que sigamos unidos, prontos para superar os desafios do presente e do futuro, sempre em defesa da pátria e do povo brasileiro”, afirmou o comandante.
Modernização em andamento
O general também mencionou novos equipamentos adquiridos pela força, como radares de vigilância terrestre, mísseis anticarro e blindados. Para ele, esses avanços representam um processo de modernização necessário.
Presenças marcantes na cerimônia
Entre os convidados estavam os senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Davi Alcolumbre (União-AP). Mourão cumprimentou Lula com um aperto de mão formal, enquanto Alcolumbre foi o único a abraçar o presidente durante o evento.
Com informações de Novo Jornal.