1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Em 1866, uma cidade nos Estados Unidos foi oficialmente nomeada Brazil — e, hoje, os americanos que nascem lá são chamados de “brasileiros”
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Em 1866, uma cidade nos Estados Unidos foi oficialmente nomeada Brazil — e, hoje, os americanos que nascem lá são chamados de “brasileiros”

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 01/03/2025 às 20:10
BRAZIL
FOTO: Reprodução
  • Reação
  • Reação
3 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Nos EUA, uma cidade chamada Brazil mantém um nome inusitado desde 1866

No coração dos Estados Unidos, uma cidade carrega um nome que intriga qualquer brasileiro: Brazil. Mas o que levou um pequeno município de Indiana a ser batizado com o nome do maior país da América do Sul? Seria uma homenagem, um acaso ou algo mais curioso? A história por trás desse nome surpreende e revela conexões inesperadas entre os dois países.

No estado de Indiana, Estados Unidos, existe uma cidade chamada Brazil. O nome foi escolhido na década de 1840, inspirado no Brasil, país da América do Sul. A cidade Brazil ocupa uma área de 8,8 km², sendo 8,7 km² de terra e 0,1 km² de água, segundo dados do Census. A população é de 8.188 habitantes.

A história do nome

A cidade de Brazil teve sua origem em 1838, quando William Stewart, natural de Massachusetts, chegou ao Condado de Clay e construiu a primeira casa da região. Stewart, que havia trabalhado como professor em Ohio e Indiana, lecionou a primeira turma escolar da cidade.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Ele costumava ler jornais que chegavam ocasionalmente e soube da revolução no Brasil. O nome do país chamou sua atenção. Por ser curto e de fácil memória, sugeriu “Brazil” para batizar o novo povoado.

Naquela época, a cidade tinha uma área de 189 acres e servia de ponto de parada para carroças cobertas de viajantes que se dirigiam ao oeste dos Estados Unidos. A primeira indústria local foi fundada por John Hendrix, Sr., que abriu uma ferraria e uma loja de carroças e arados.

O presente do Brasil para Brazil

Em 1956, o governo brasileiro enviou um presente especial para a cidade de Brazil. Como símbolo de amizade entre os dois países, foi instalada uma réplica do “Chafariz dos Contos”, monumento de Ouro Preto, Minas Gerais.

A inauguração contou com a presença do embaixador do Brasil e outras autoridades. A fonte está exposta no Forest Park e segue como um dos principais marcos da cidade.

Quem nasce lá é “brazilian”, ou “brasileiro” em português

Curiosamente, quem nasce em Brazil, Indiana, também é chamado de “Brazilian”, mesma palavra em inglês para os nativos do Brasil. “Nasci aqui, portanto, sou brasileiro. E com muito orgulho“, afirma Kenneth Turner, de 76 anos, guardião do museu da Historical Society de Brazil.

A cidade enfrenta desafios econômicos. Treze por cento das famílias vivem abaixo da linha da pobreza, e o mesmo percentual de residências é chefiado por mulheres sem cônjuges. A renda média familiar é de aproximadamente US$ 2.600 mensais, abaixo da média nacional de US$ 4.020.

Tendência política

Na última eleição presidencial, Donald Trump recebeu mais de 77% dos votos no condado, enquanto Kamala Harris, candidata democrata, obteve cerca de 20%. No estado de Indiana, Trump conquistou todos os 11 delegados ao vencer com mais de 58% dos votos.

Brazil, Indiana, tem uma história peculiar. Surgiu por inspiração do Brasil e preserva até hoje sua conexão com o país sul-americano. O chafariz presenteado pelo Brasil segue como um símbolo dessa ligação, reforçando o laço histórico entre a pequena cidade americana e a nação que lhe deu o nome.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x