O empresário conhecido como “Elon Musk brasileiro” promete um carro elétrico que percorre 1.000 km com 33 litros de combustível. Com um investimento de R$ 870 milhões, ele planeja construir uma fábrica para a fabricação do automóvel.
Você já ouviu falar do “Elon Musk brasileiro”? Um ousado empresário que promete transformar o mercado automotivo do país com uma proposta inovadora.
Em tempos onde a indústria automobilística busca cada vez mais alternativas sustentáveis e econômicas, Flávio Figueiredo Assis, dono da Lecar, anunciou um projeto audacioso: um sedã elétrico com extensor de autonomia que, segundo ele, poderá percorrer 1.000 km com pouco mais de 33 litros de combustível.
O investimento previsto para este empreendimento, que pretende sacudir o mercado automotivo brasileiro, chega a impressionantes R$ 870 milhões. Contudo, a grande questão é: será que essa promessa se tornará realidade ou ficará apenas no campo das ideias?
- Os 10 piores carros para comprar no Brasil: Modelos cheios de problemas que podem virar um pesadelo
- Honda City hatch 2025: 17 km/l, 4 versões, 126 cv e preços entre R$ 117.500 e R$ 141.400! é o melhor da categoria?
- Nova lei do Detran impõe novas regras de validade para CNH, pode cancelar carteiras de habilitação com final 0 a 9 e tornar um pesadelo a vida dos motoristas
- Toyota surge com poderoso carro de 232 cv de potência que chega ao mercado com 240 mil km de garantia e promete vender que nem água
O projeto Lecar 459
O Lecar 459, nome dado ao veículo em questão, ainda não passou da fase de projeções virtuais. Apesar disso, o plano de Assis vai além de apenas desenhar carros.
O empresário promete construir uma fábrica em Sooretama, no Espírito Santo, a cerca de 120 km de Vitória, capital do estado, para produzir o sedã. A previsão de inauguração da fábrica é para agosto de 2026, e a planta contará com uma área construída de 100 mil m², capaz de produzir até 120 mil carros por ano.
Comparando com outras grandes fábricas no Brasil, como a da Honda em Itirapina (SP), que tem capacidade semelhante de produção, o projeto de Assis parece ambicioso, mas ele é claro ao afirmar que o investimento, apesar de menor que o de outras montadoras, é totalmente factível.
“Não fico constrangido em anunciar um investimento bem abaixo de outras montadoras, porque o nosso é factível. A gente vê fabricantes anunciando bilhões e bilhões, mas não vê isso na prática”, disse Assis, conforme publicado pelo site Auto Esporte.
Os desafios de financiamento
Mesmo com a confiança demonstrada por Assis, o projeto ainda busca fontes de financiamento. Dos R$ 870 milhões necessários, R$ 240 milhões seriam destinados à construção das instalações e R$ 630 milhões à automação da linha de montagem. Parte desse capital virá de empresários, enquanto outra parte ainda depende de negociações com bancos de investimentos públicos e privados.
A Lecar afirma que a nova fábrica deverá gerar cerca de 1.500 empregos diretos e mais 3.000 empregos indiretos, números que destacam a relevância do projeto não apenas para a empresa, mas também para a economia local.
Características do Lecar 459
O Lecar 459 se destaca por suas especificações técnicas promissoras. Equipado com dois motores, sendo um 1.0 de três cilindros turbo flex de origem Horse, uma joint venture da Renault com a Geely, o sedã oferece 122 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Esse motor atua apenas como gerador para alimentar o motor elétrico traseiro de 163 cv e 26,3 kgfm, o mesmo utilizado no modelo Kardian.
O conjunto mecânico permite que o carro acelere de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. Alimentado por uma bateria de 18,4 kWh, o motor elétrico consegue proporcionar uma autonomia de até 100 km no modo 100% elétrico. No entanto, com o auxílio do extensor de autonomia, a previsão é que o carro possa rodar até 1.000 km com uma única carga e pouco mais de 33 litros de combustível.
Design e conforto
Embora o Lecar 459 ainda seja apenas um conceito, o design do veículo já chama a atenção. A frente do carro apresenta faróis afilados e ausência de grade, uma característica que pode ser alterada na versão final devido à presença do motor a combustão. Na traseira, o sedã ostenta um estilo cupê, com lanternas que cortam a traseira de ponta a ponta.
Com 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,52 m de altura, o Lecar 459 promete espaço e conforto para seus ocupantes. O porta-malas tem capacidade para 530 litros, e o veículo virá equipado com um pacote de tecnologia avançada, incluindo o sistema Adas, que oferece controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência, sistema de permanência em faixa e alerta de pontos cegos.
Futuro ainda incerto
Apesar de todas as promessas e do entusiasmo de Flávio Figueiredo Assis, o “Elon Musk brasileiro”, o futuro do Lecar 459 ainda é incerto.
A indústria automobilística é conhecida por seus desafios complexos, que vão desde a viabilidade financeira até a aceitação do mercado. No entanto, se o projeto de Assis se concretizar, ele poderá inaugurar uma nova era para os veículos elétricos no Brasil.
Agora, resta a pergunta: será que o Lecar 459 realmente tem o potencial de revolucionar o mercado brasileiro, ou estamos diante de mais um projeto audacioso que nunca sairá do papel?