O empresário conhecido como “Elon Musk brasileiro” promete um carro elétrico que percorre 1.000 km com 33 litros de combustível. Com um investimento de R$ 870 milhões, ele planeja construir uma fábrica para a fabricação do automóvel.
Você já ouviu falar do “Elon Musk brasileiro”? Um ousado empresário que promete transformar o mercado automotivo do país com uma proposta inovadora.
Em tempos onde a indústria automobilística busca cada vez mais alternativas sustentáveis e econômicas, Flávio Figueiredo Assis, dono da Lecar, anunciou um projeto audacioso: um sedã elétrico com extensor de autonomia que, segundo ele, poderá percorrer 1.000 km com pouco mais de 33 litros de combustível.
O investimento previsto para este empreendimento, que pretende sacudir o mercado automotivo brasileiro, chega a impressionantes R$ 870 milhões. Contudo, a grande questão é: será que essa promessa se tornará realidade ou ficará apenas no campo das ideias?
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O projeto Lecar 459
O Lecar 459, nome dado ao veículo em questão, ainda não passou da fase de projeções virtuais. Apesar disso, o plano de Assis vai além de apenas desenhar carros.
O empresário promete construir uma fábrica em Sooretama, no Espírito Santo, a cerca de 120 km de Vitória, capital do estado, para produzir o sedã. A previsão de inauguração da fábrica é para agosto de 2026, e a planta contará com uma área construída de 100 mil m², capaz de produzir até 120 mil carros por ano.
Comparando com outras grandes fábricas no Brasil, como a da Honda em Itirapina (SP), que tem capacidade semelhante de produção, o projeto de Assis parece ambicioso, mas ele é claro ao afirmar que o investimento, apesar de menor que o de outras montadoras, é totalmente factível.
“Não fico constrangido em anunciar um investimento bem abaixo de outras montadoras, porque o nosso é factível. A gente vê fabricantes anunciando bilhões e bilhões, mas não vê isso na prática”, disse Assis, conforme publicado pelo site Auto Esporte.
Os desafios de financiamento
Mesmo com a confiança demonstrada por Assis, o projeto ainda busca fontes de financiamento. Dos R$ 870 milhões necessários, R$ 240 milhões seriam destinados à construção das instalações e R$ 630 milhões à automação da linha de montagem. Parte desse capital virá de empresários, enquanto outra parte ainda depende de negociações com bancos de investimentos públicos e privados.
A Lecar afirma que a nova fábrica deverá gerar cerca de 1.500 empregos diretos e mais 3.000 empregos indiretos, números que destacam a relevância do projeto não apenas para a empresa, mas também para a economia local.
Características do Lecar 459
O Lecar 459 se destaca por suas especificações técnicas promissoras. Equipado com dois motores, sendo um 1.0 de três cilindros turbo flex de origem Horse, uma joint venture da Renault com a Geely, o sedã oferece 122 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Esse motor atua apenas como gerador para alimentar o motor elétrico traseiro de 163 cv e 26,3 kgfm, o mesmo utilizado no modelo Kardian.
O conjunto mecânico permite que o carro acelere de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. Alimentado por uma bateria de 18,4 kWh, o motor elétrico consegue proporcionar uma autonomia de até 100 km no modo 100% elétrico. No entanto, com o auxílio do extensor de autonomia, a previsão é que o carro possa rodar até 1.000 km com uma única carga e pouco mais de 33 litros de combustível.
Design e conforto
Embora o Lecar 459 ainda seja apenas um conceito, o design do veículo já chama a atenção. A frente do carro apresenta faróis afilados e ausência de grade, uma característica que pode ser alterada na versão final devido à presença do motor a combustão. Na traseira, o sedã ostenta um estilo cupê, com lanternas que cortam a traseira de ponta a ponta.
Com 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,52 m de altura, o Lecar 459 promete espaço e conforto para seus ocupantes. O porta-malas tem capacidade para 530 litros, e o veículo virá equipado com um pacote de tecnologia avançada, incluindo o sistema Adas, que oferece controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência, sistema de permanência em faixa e alerta de pontos cegos.
Futuro ainda incerto
Apesar de todas as promessas e do entusiasmo de Flávio Figueiredo Assis, o “Elon Musk brasileiro”, o futuro do Lecar 459 ainda é incerto.
A indústria automobilística é conhecida por seus desafios complexos, que vão desde a viabilidade financeira até a aceitação do mercado. No entanto, se o projeto de Assis se concretizar, ele poderá inaugurar uma nova era para os veículos elétricos no Brasil.
Agora, resta a pergunta: será que o Lecar 459 realmente tem o potencial de revolucionar o mercado brasileiro, ou estamos diante de mais um projeto audacioso que nunca sairá do papel?
Brasileiro sofre de uma grave crise identitária mesmo, pq tem que chamar o cara comparando a um americano?? mano, coloca o nome dele na matéria. Só brasileiro de **** não valoriza a nossa própria cultura e capacidades! espero que esse projeto dê certo e cale a bica desses “brasileiros com crise de vira lata”.
Show de bola! Projeto brasileiro e bem fundamentado. Nada fora da realidade. Espero que dê certo. Isso fortalece a indústria, a capacidade científica e inovadora e o know how nacional. Seria um passo importante para o desenvolvimento das forças produtivas do Brasil.
Seria excelente carro nacional desenho nacional sempre disse aos colegas se tivéssemos Un motor de alimentação ao elétrico mesmo que fosse de 800 cilindradas muito Bon projetobon também daí pra frente sairá carros melhores ainda muito Bon senão tiver gasolina teremos o álcool