Lecar perde disputa pela fábrica da Ford para gigante BYD, mas mantém planos de produção de carros elétricos no Brasil!
A Lecar, montadora de carros elétricos brasileira, enfrentou uma derrota ao perder a disputa pela antiga fábrica da Ford, em Camaçari (BA), para a BYD. No entanto, Flávio Figueiredo Assis, conhecido como Elon Musk brasileiro, não desiste e já tem outro local em vista para sua fábrica. Saiba mais sobre essa história e os planos da Lecar para o futuro do mercado automotivo nacional!
Mesmo após a perda da fábrica em Camaçari para a BYD, a Lecar não desistiu do mercado brasileiro. A empresa está em busca de um novo local, sem ser a fábrica da Ford, com a região de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, sendo considerada uma opção devido à sua relevância no segmento automotivo do país.
Compromisso com o Brasil
Em comunicado oficial, a Lecar reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Brasil, destacando a importância de indústrias nacionais fortes e estratégicas. A empresa planeja desenvolver fornecedores locais, gerar empregos e renda, além de buscar o incentivo dos governos estaduais e federal para se tornar uma montadora brasileira de destaque internacional.
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van ‘tamanho família’ para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Ford volta ao Brasil de forma triunfal com foco na área de tecnologia e quer capacitar pessoas em parceria com o Senai
- Multa vai rolar solta! Radar inteligente vira febre e já está presente em 24 estados brasileiros
- Volkswagen revoluciona e troca câmbio Tiptronic de seis marchas por nova transmissão de oito velocidades fabricada no Brasil
A Lecar está prestes a concluir o protótipo do LECAR Model 459, um coupé com 400 km de autonomia que deve ser avaliado em R$ 279 mil. Além da produção de veículos elétricos, a montadora BYD pretende incluir em seu portfólio a fabricação de baterias elétricas, aproveitando a autossuficiência do Brasil em minerais essenciais para essas células.
BYD e a fábrica da Ford
A disputa pela antiga fábrica da Ford em Camaçari foi vencida pela BYD, que pagou R$ 287.816.458,00 pelo terreno. Com isso, a montadora chinesa pretende produzir modelos como o BYD Dolphin, BYD Song Plus, BYD Yuan Plus e BYD Dolphin Mini no Brasil, aproveitando a extensa área disponível.
Apesar da derrota, a Lecar decidiu não recorrer da decisão sobre a antiga fábrica da Ford, já que isso poderia atrasar seus planos de entregar carros elétricos feitos por brasileiros para brasileiros. Flávio Figueiredo Assis, fundador da empresa, explicou que os advogados alertaram sobre a morosidade do processo de recurso, levando à decisão de desistir de Camaçari.
Mesmo diante dos desafios, a Lecar e outras montadoras de carros elétricos demonstram que o mercado brasileiro está aquecido e em constante evolução. Com a busca por locais estratégicos e a inovação tecnológica, o setor promete!