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Elon Musk brasileiro anuncia carro que faz 33 km/l: novo sedã será fabricado no Brasil e promete 1.000 km gastando apenas 30 litros de etanol para superar autonomia do Yaris Cross 

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 29/06/2025 às 15:18
Atualizado em 30/06/2025 às 11:01
Elon Musk brasileiro lança carro que faz 33 km/l: novo sedã será fabricado no Brasil e promete 1.000 km gastando apenas 30 litros de etanol para desbancar autonomia do Yaris Cross 
Elon Musk brasileiro lança carro que faz 33 km/l: novo sedã será fabricado no Brasil e promete 1.000 km gastando apenas 30 litros de etanol para desbancar autonomia do Yaris Cross 
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Elon Musk brasileiro quer levantar do zero uma fábrica para produzir um carro elétrico inédito no Brasil: o Lecar 459, um sedã com extensor de autonomia que mistura bateria e motor a combustão.

Sooretama, no Espírito Santo, pode virar o novo centro das atenções da indústria automotiva nacional. E quem está por trás disso não é nenhuma gigante internacional, mas um empresário local que decidiu se autoproclamar o Elon Musk brasileiro. Flávio Figueiredo Assis quer levantar do zero uma fábrica para produzir um carro elétrico inédito no Brasil: o Lecar 459, um sedã com extensor de autonomia que mistura bateria e motor a combustão promete chegar ao mercado automotivo para desbancar a autonomia do mini SUV Toyota Yaris Cross e conquistar o coração dos brasileiros.

A proposta é audaciosa. São R$ 870 milhões prometidos em investimentos, com projeção de inauguração em 2026. Mas até agora, o carro só existe em computador. E mesmo assim, tem quem acredite no projeto. Toyota Yaris Cross

A fábrica que promete sacudir o mercado automotivo e gerar milhares de emprego

O plano da Lecar é construir uma planta de 100 mil metros quadrados, com capacidade para fabricar até 120 mil veículos por ano. O espaço seria suficiente para empregar 1.500 pessoas diretamente e gerar mais 3.000 empregos indiretos, segundo a empresa. Para efeito de comparação, a fábrica da Honda em Itirapina (SP) tem exatamente essa mesma capacidade. Toyota Yaris Cross

Do valor total, R$ 240 milhões seriam destinados à construção da unidade fabril e outros R$ 630 milhões em automação da linha de montagem. Apesar do otimismo, a Lecar ainda está na fase de captação de recursos com bancos e investidores privados.

Assis, ao ser questionado sobre o tamanho da aposta, disse ao portal Autoesporte que não se envergonha de propor algo menor que os investimentos bilionários das grandes marcas:

“Não fico constrangido em anunciar um investimento bem abaixo de outras montadoras, porque o nosso é factível. A gente vê fabricantes anunciando bilhões e bilhões, mas não vê isso na prática”.

Adeus Yaris Cross, Lecar 459, o sedã que promete 1.000 km de autonomia

A estrela do projeto é o Lecar 459. Embora ainda esteja restrito às projeções digitais, o carro já tem especificações bem definidas. Trata-se de um sedã elétrico com motor gerador flex, algo que o coloca em uma categoria semelhante a híbridos de autonomia estendida. Toyota Yaris Cross

Sob o capô (literalmente, já que há um motor a combustão na frente), está um propulsor 1.0 turbo de três cilindros, desenvolvido pela Horse, joint venture entre Renault e Geely. Esse motor atua apenas como gerador para carregar a bateria de 18,4 kWh, que alimenta o motor elétrico instalado no eixo traseiro. Toyota Yaris Cross

O resultado é um conjunto com 163 cv e 26,3 kgfm de torque no motor elétrico, o mesmo usado no SUV Kardian, lançado recentemente pela Renault. A potência combinada leva o sedã de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, com promessa de até 100 km de autonomia 100% elétrica e até 1.000 km no total, segundo a marca.

Novo sedã tem porta malas generoso que supera o mini SUV Toyota Yaris Cross

O visual do 459 também é arrojado. A frente é limpa, sem grade, com faróis afilados e visual futurista — embora tudo isso possa mudar, já que o motor dianteiro exigirá ventilação. A traseira segue uma linha cupê, com lanternas horizontais que cortam de um lado ao outro.

Em termos de dimensões, o Lecar 459 tem 4,35 metros de comprimento1,82 m de largura1,52 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas é generoso, com 530 litros de capacidade, superando modelos como o Toyota Yaris Cross, que tem 471 litros.

Entre os equipamentos prometidos estão itens do pacote Adas: assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e sistema de frenagem de emergência. Ou seja, o carro já nasce com foco em segurança e conforto.

Volkswagen confirmou R$ 16 bilhões em investimentos no Brasil

Essa não é a primeira vez que um projeto promissor causa frisson e depois some sem deixar rastros. A diferença aqui é que Flávio Assis não está prometendo criar um império global, mas algo que ele julga mais realista e viável. Ainda assim, é preciso cautela.

Hoje, mesmo startups bem estruturadas enfrentam dificuldades em tirar carros do papel. O caso da Basin Electric, nos EUA, é um exemplo recente de como promessas ousadas muitas vezes esbarram em burocracia, falta de financiamento e gargalos logísticos. Toyota Yaris Cross

Além disso, o cenário automotivo no Brasil ainda é desafiador para quem quer competir com gigantes como BYD, Volkswagen, Stellantis e outras, que anunciaram bilhões em investimentos para os próximos anos. Só a Volkswagen, por exemplo, confirmou R$ 16 bilhões em aportes no país até 2028.

Sooretama pode virar polo de carros elétricos?

Se o plano sair do papel, Sooretama não apenas abrigará uma fábrica, mas poderá atrair fornecedores, criar rotas logísticas e transformar a região em polo tecnológico. Em um país onde a infraestrutura elétrica ainda é desigual, isso também pode acelerar a transição energética local. Toyota Yaris Cross

A expectativa é que o canteiro de obras comece ainda em 2025 e que os primeiros carros saiam da linha de montagem em agosto de 2026. O desafio, no entanto, está em conseguir transformar uma projeção 3D em um carro de verdade e, mais importante, em escala.

E você, o que acha da ideia de um Elon Musk brasileiro tentando mudar a cara do setor automotivo com um sedã híbrido feito no Espírito Santo? Deixe sua opinião nos comentários ou compartilhe este artigo com alguém que se interesse por inovação e mobilidade elétrica!

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Andrade
Andrade
03/07/2025 09:58

A minha impressão, salvo falta de maiores informações sobre o fato exposto é de que essa ideia vire na história da Gurgel. Gostaria que eu estivesse errado ao ver essa Ação prosperar…o tempo vai dizer! Desejo sucesso ao Elon Musk do Brasil

Edmo jaesse da Silva
Edmo jaesse da Silva
03/07/2025 09:56

Esse carro 🚗 vai puxar trazeiro ou dianteiro 🤔!!??…

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

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