Elon Musk brasileiro quer levantar do zero uma fábrica para produzir um carro elétrico inédito no Brasil: o Lecar 459, um sedã com extensor de autonomia que mistura bateria e motor a combustão.
Sooretama, no Espírito Santo, pode virar o novo centro das atenções da indústria automotiva nacional. E quem está por trás disso não é nenhuma gigante internacional, mas um empresário local que decidiu se autoproclamar o Elon Musk brasileiro. Flávio Figueiredo Assis quer levantar do zero uma fábrica para produzir um carro elétrico inédito no Brasil: o Lecar 459, um sedã com extensor de autonomia que mistura bateria e motor a combustão promete chegar ao mercado automotivo para desbancar a autonomia do mini SUV Toyota Yaris Cross e conquistar o coração dos brasileiros.
A proposta é audaciosa. São R$ 870 milhões prometidos em investimentos, com projeção de inauguração em 2026. Mas até agora, o carro só existe em computador. E mesmo assim, tem quem acredite no projeto. Toyota Yaris Cross
A fábrica que promete sacudir o mercado automotivo e gerar milhares de emprego
O plano da Lecar é construir uma planta de 100 mil metros quadrados, com capacidade para fabricar até 120 mil veículos por ano. O espaço seria suficiente para empregar 1.500 pessoas diretamente e gerar mais 3.000 empregos indiretos, segundo a empresa. Para efeito de comparação, a fábrica da Honda em Itirapina (SP) tem exatamente essa mesma capacidade. Toyota Yaris Cross
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Do valor total, R$ 240 milhões seriam destinados à construção da unidade fabril e outros R$ 630 milhões em automação da linha de montagem. Apesar do otimismo, a Lecar ainda está na fase de captação de recursos com bancos e investidores privados.
Assis, ao ser questionado sobre o tamanho da aposta, disse ao portal Autoesporte que não se envergonha de propor algo menor que os investimentos bilionários das grandes marcas:
“Não fico constrangido em anunciar um investimento bem abaixo de outras montadoras, porque o nosso é factível. A gente vê fabricantes anunciando bilhões e bilhões, mas não vê isso na prática”.
Adeus Yaris Cross, Lecar 459, o sedã que promete 1.000 km de autonomia
A estrela do projeto é o Lecar 459. Embora ainda esteja restrito às projeções digitais, o carro já tem especificações bem definidas. Trata-se de um sedã elétrico com motor gerador flex, algo que o coloca em uma categoria semelhante a híbridos de autonomia estendida. Toyota Yaris Cross
Sob o capô (literalmente, já que há um motor a combustão na frente), está um propulsor 1.0 turbo de três cilindros, desenvolvido pela Horse, joint venture entre Renault e Geely. Esse motor atua apenas como gerador para carregar a bateria de 18,4 kWh, que alimenta o motor elétrico instalado no eixo traseiro. Toyota Yaris Cross
O resultado é um conjunto com 163 cv e 26,3 kgfm de torque no motor elétrico, o mesmo usado no SUV Kardian, lançado recentemente pela Renault. A potência combinada leva o sedã de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, com promessa de até 100 km de autonomia 100% elétrica e até 1.000 km no total, segundo a marca.
Novo sedã tem porta malas generoso que supera o mini SUV Toyota Yaris Cross
O visual do 459 também é arrojado. A frente é limpa, sem grade, com faróis afilados e visual futurista — embora tudo isso possa mudar, já que o motor dianteiro exigirá ventilação. A traseira segue uma linha cupê, com lanternas horizontais que cortam de um lado ao outro.
Em termos de dimensões, o Lecar 459 tem 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,52 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas é generoso, com 530 litros de capacidade, superando modelos como o Toyota Yaris Cross, que tem 471 litros.
Entre os equipamentos prometidos estão itens do pacote Adas: assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e sistema de frenagem de emergência. Ou seja, o carro já nasce com foco em segurança e conforto.
Volkswagen confirmou R$ 16 bilhões em investimentos no Brasil
Essa não é a primeira vez que um projeto promissor causa frisson e depois some sem deixar rastros. A diferença aqui é que Flávio Assis não está prometendo criar um império global, mas algo que ele julga mais realista e viável. Ainda assim, é preciso cautela.
Hoje, mesmo startups bem estruturadas enfrentam dificuldades em tirar carros do papel. O caso da Basin Electric, nos EUA, é um exemplo recente de como promessas ousadas muitas vezes esbarram em burocracia, falta de financiamento e gargalos logísticos. Toyota Yaris Cross
Além disso, o cenário automotivo no Brasil ainda é desafiador para quem quer competir com gigantes como BYD, Volkswagen, Stellantis e outras, que anunciaram bilhões em investimentos para os próximos anos. Só a Volkswagen, por exemplo, confirmou R$ 16 bilhões em aportes no país até 2028.
Sooretama pode virar polo de carros elétricos?
Se o plano sair do papel, Sooretama não apenas abrigará uma fábrica, mas poderá atrair fornecedores, criar rotas logísticas e transformar a região em polo tecnológico. Em um país onde a infraestrutura elétrica ainda é desigual, isso também pode acelerar a transição energética local. Toyota Yaris Cross
A expectativa é que o canteiro de obras comece ainda em 2025 e que os primeiros carros saiam da linha de montagem em agosto de 2026. O desafio, no entanto, está em conseguir transformar uma projeção 3D em um carro de verdade e, mais importante, em escala.
E você, o que acha da ideia de um Elon Musk brasileiro tentando mudar a cara do setor automotivo com um sedã híbrido feito no Espírito Santo? Deixe sua opinião nos comentários ou compartilhe este artigo com alguém que se interesse por inovação e mobilidade elétrica!