Empresário capixaba anuncia sedã elétrico e picape híbrida com promessa de produção e estreia no Salão do Automóvel, mas projetos já passaram por mudanças de conceito, origem e motorização, sem dados técnicos completos apresentados.
O empresário Flávio Assis, do Espírito Santo, que se apresenta como o “Elon Musk brasileiro”, anunciou o desenvolvimento de dois veículos que, segundo ele, vão marcar presença no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, previsto para novembro deste ano.
O sedã Sedan 459 e a picape Campo são as apostas da empresa Lecar, mas a trajetória de ambos é marcada por mudanças constantes de conceito, local de produção e motorização.
De acordo com o jornalista especializado em setor automotivo Boris Feldman, em vídeo publicado no canal Auto Papo, a história começou com a promessa de fabricar o Sedan 459 no Rio Grande do Sul.
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Posteriormente, o empresário anunciou que a produção ocorreria no Espírito Santo.
Pouco depois, a estratégia mudou novamente: o sedã seria importado da China.
Mais tarde, o conceito foi alterado de um modelo 100% elétrico para um híbrido, equipado com motor a combustão flex e baterias para alimentar o propulsor elétrico.
“Nenhum dos números desta Lecar fecham as contas, nem os dos automóveis, nem os da própria empresa”, afirmou Feldman, referindo-se à Lecar.
Segundo ele, além de não apresentar dados técnicos detalhados, a companhia também não divulga estimativas de custos de produção, investimentos confirmados ou parcerias industriais capazes de viabilizar os projetos.
Picape Campo entra no pacote de promessas
A segunda aposta de Assis, a picape Campo, foi anunciada para estrear junto ao Sedan 459.
Assim como o sedã, a picape também teve informações genéricas divulgadas, sem especificações confirmadas sobre motorização, desempenho ou autonomia.
O empresário prometeu que ambos os modelos estarão em exibição no estande da Lecar no Salão do Automóvel, um dos principais eventos do setor na América Latina.
O evento costuma atrair lançamentos de montadoras consolidadas e protótipos de empresas emergentes.
Apesar da expectativa, não há confirmação oficial de que os modelos estejam prontos para rodar, nem documentos públicos que comprovem homologação junto ao Denatran ou ao Inmetro.
Sinais pagos antes da produção dos carros do Elon Musk brasileiro
Mesmo sem veículos prontos, algumas pessoas já pagaram sinal para reservar unidades.
Conforme relatou Feldman, “já teve gente que pagou sinal para receber as primeiras unidades”.
Não foi possível localizar informações sobre contratos formalizados, garantias de entrega ou valores exatos cobrados.
Casos assim não são inéditos no setor automotivo.
O Brasil já registrou outros projetos anunciados com pompa que acabaram não se concretizando, em parte pela alta complexidade técnica e financeira exigida para colocar um veículo em produção.
Mudanças frequentes e falta de dados técnicos
De acordo com o jornalista do Auto Papo, o projeto do Sedan 459 passou por alterações rápidas e sucessivas.
Em um intervalo de poucos meses, o carro deixou de ser nacional para ser importado, mudou de totalmente elétrico para híbrido e ainda não apresentou nenhum protótipo funcional testado publicamente.
Também não foram divulgadas informações sobre capacidade de bateria, tempo de recarga, potência combinada dos motores, consumo médio, segurança ou tecnologias de assistência ao condutor.
A ausência desses dados contrasta com a prática de fabricantes tradicionais, que apresentam fichas técnicas e protótipos funcionais muito antes de grandes eventos.
Mercado de elétricos e híbridos no Brasil
O interesse por veículos elétricos e híbridos vem crescendo no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram emplacadas mais de 93 mil unidades de eletrificados no país apenas em 2024, número 55% maior que o registrado no ano anterior.
Apesar disso, o segmento enfrenta obstáculos como preço elevado, carga tributária alta e escassez de infraestrutura de recarga fora dos grandes centros.
Projetos como o da Lecar precisam lidar com desafios de escala de produção, rede de assistência técnica e reposição de peças.
Esses fatores são essenciais para conquistar consumidores e competir com montadoras estabelecidas.
Expectativas para o Salão do Automóvel
O Salão do Automóvel de São Paulo é palco de grandes lançamentos e atrai atenção de consumidores, investidores e da imprensa internacional.
Se Flávio Assis realmente levar o Sedan 459 e a picape Campo ao evento, será a primeira oportunidade para avaliar fisicamente os modelos, verificar a qualidade de construção e confirmar se funcionam de fato.
Até lá, permanece o ceticismo. Sem protótipos em teste ou informações detalhadas, a apresentação dos carros do Elon Musk brasileiro pode acabar sendo apenas uma ação de marketing, sem garantia de que os veículos chegarão às concessionárias.
Com um histórico de anúncios alterados e prazos indefinidos, o caso levanta uma questão maior: como o consumidor pode se proteger de promessas de produtos inexistentes?
E você, acredita que o Sedan 459 e a picape Campo chegarão às ruas ou serão mais um exemplo de projetos que ficam apenas no papel?