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Elon Musk admite erro: Tesla falha em cumprir promessa histórica de direção autônoma após 9 anos!

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 05/02/2025 às 14:33
Elon Musk admite erro: Tesla falha em cumprir promessa histórica de direção autônoma após 9 anos!
Elon Musk admitiu que os carros da Tesla vendidos desde 2016 não terão a direção autônoma completa como prometido. Quem quiser a versão mais avançada vai precisar pagar por um novo hardware, porque o antigo não dá conta do recado.
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Após nove anos de promessas, Elon Musk reconhece que os carros da Tesla vendidos desde 2016 não terão a direção totalmente autônoma garantida. Motoristas que confiaram na promessa agora enfrentam custos extras para atualizações de hardware.

Se tem uma coisa que Elon Musk sabe fazer, além de revolucionar indústrias, é criar expectativas gigantescas. Desde 2016, ele garantiu que todos os carros da Tesla teriam o hardware necessário para rodar com direção totalmente autônoma no futuro. Pois é, o futuro chegou… e essa promessa não se cumpriu.

Depois de nove anos de expectativa, Musk finalmente admitiu que a realidade é outra. Os motoristas que acreditaram nessa promessa e compraram seus Teslas contando com essa atualização gratuita vão ter que lidar com um problema sério: os carros não têm o que é preciso para rodar a versão mais avançada do sistema. E quem quiser os novos recursos de direção autônoma terá que pagar – e não é pouco.

A grande promessa da Tesla e o sonho da direção autônoma

Ainda não deu certo porque o hardware dos carros antigos (HW3) não é potente o suficiente para rodar a nova versão da direção autônoma. A Tesla agora precisa do HW4, que tem muito mais capacidade, mas só quem comprou o FSD antecipadamente vai receber essa atualização de graça.
Ainda não deu certo porque o hardware dos carros antigos (HW3) não é potente o suficiente para rodar a nova versão da direção autônoma. A Tesla agora precisa do HW4, que tem muito mais capacidade, mas só quem comprou o FSD antecipadamente vai receber essa atualização de graça.

Lá em 2016, a Tesla fez um baita alarde: todos os carros da marca, dali em diante, teriam capacidade para direção autônoma. Isso significava que, no futuro, os donos de Tesla só precisariam fazer uma atualização de software para transformar seus veículos em verdadeiros robotáxis.

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A ideia era genial e encaixava perfeitamente na visão da empresa. A Tesla sempre bateu na tecla de que poderia ganhar dinheiro não só vendendo carros, mas também oferecendo serviços via software. Imagina só: você compra um carro, e anos depois ele simplesmente se torna autônomo sem precisar trocar nenhuma peça? Seria revolucionário.

O FSD: entre expectativas e realidade

A Tesla deu um nome chamativo para sua tecnologia de direção autônoma: Full Self-Driving (FSD), ou “Condução Totalmente Autônoma”. O nome, claro, gerou polêmica, porque a verdade é que, até hoje, o FSD ainda exige que o motorista fique atento e pronto para intervir a qualquer momento.

Isso fez muita gente acusar a empresa de Elon Musk de propaganda enganosa. A Ford e a Mercedes, por exemplo, lançaram sistemas que em algumas situações até permitem que o motorista tire as mãos do volante, algo que a Tesla ainda não conseguiu entregar.

Mesmo assim, Musk nunca deixou de vender a ideia de que o FSD era o futuro – e que os donos de Tesla estavam apenas esperando o momento certo para ter essa tecnologia na palma das mãos.

O problema do hardware

O grande problema dessa história toda é que, para entregar um sistema de direção realmente autônomo, a Tesla de Elon Musk precisaria de um hardware poderoso o suficiente para processar todas as informações da estrada em tempo real.

Só que o hardware original dos carros de 2016 não dava conta do recado. Em 2019, a Tesla teve que lançar o HW3, um processador mais potente, e oferecer a troca gratuita para os donos de Tesla que tinham apostado no FSD.

Aí, em 2023, a empresa deu outro passo e anunciou o HW4, ainda mais avançado. E agora vem a parte complicada: os carros com HW3 simplesmente não terão capacidade para rodar as versões mais novas da direção autônoma.

Ou seja, os motoristas que compraram um Tesla acreditando que seu carro estava “pronto para o futuro” agora descobrem que não está bem assim.

Elon Musk recua e admite que a Tesla não cumprirá a promessa original

E foi aí que Elon Musk teve que admitir a realidade. Em outubro de 2024, ele deixou claro que os carros equipados com HW3 não vão conseguir rodar a versão mais avançada da direção autônoma.

A justificativa? O novo sistema exige muito mais capacidade computacional do que o HW3 pode oferecer. Segundo Musk, até seria possível tentar adaptar o software, mas o esforço seria enorme e não há garantia de que o resultado seria seguro o suficiente.

Musk anunciou que apenas os clientes que compraram o FSD antecipadamente terão direito à atualização gratuita para o HW4. Quem não comprou lá atrás e queria assinar o FSD depois terá que pagar do próprio bolso para ter o hardware atualizado.

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro. Sugestão de pauta: rafafabris11@gmail.com

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