1. Início
  2. / Uncategorized
  3. / Eletropostos começam a ser instalados no Rio de Janeiro em parceria com duas grandes empresas, preparando a cidade para demandas latentes de veículos elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Eletropostos começam a ser instalados no Rio de Janeiro em parceria com duas grandes empresas, preparando a cidade para demandas latentes de veículos elétricos

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 04/07/2023 às 16:13
VIBRA ELETROPOSTO para veículos elétricos
Da esquerda para a direita, Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra, Diego, da EZVolt, Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Econômico, e Gustavo Tannure, CEO da EZVolt, e CRÉDITO: FÁBIO MOTTA

Ações conjuntas de Vibra, EZVolt e Prefeitura do Rio de Janeiro favorecem mobilidade elétrica

Com um potencial aumento nas vendas de carros elétricos no Brasil, começando por Camaçari através da chinesa BYD, a inovadora startup de mobilidade elétrica, EZVolt, parte do portfólio de energias renováveis da Vibra, é uma das empresas aprovadas pelo projeto Sandbox.Rio. Esta iniciativa, lançada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e implementada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, estimula a adoção de tecnologias sustentáveis e avançadas na cidade, começando por instalações de Eletropostos.

A Parceria Inovadora

“O Sandbox.Rio é um importante facilitador para a inovação e desenvolvimento local. Ele proporciona um ambiente controlado e seguro, onde novas tecnologias podem ser testadas e aprimoradas, possibilitando um marco regulatório mais receptivo a inovações”, comenta Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra.

A EZVolt foi escolhida após um convite público a projetos inovadores, que ainda não se adequam às regulamentações existentes. Com a aprovação, a startup terá permissão para instalar uma rede de eletropostos para recarga de veículos elétricos em locais estrategicamente mapeados na cidade.

Da esquerda para a direita, Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento
Econômico, Gustavo Tannure, CEO da EZVolt, e Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra. CRÉDITO: FÁBIO MOTTA
Da esquerda para a direita, Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento
Econômico, Gustavo Tannure, CEO da EZVolt, e Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra. CRÉDITO: FÁBIO MOTTA

O Poder da Eletromobilidade

A proposta é estabelecer oito pontos de recarga ultra rápidos, distribuídos por vários bairros. Estes eletropostos poderão atender a uma variedade de usuários, desde proprietários de carros elétricos e híbridos, moradores locais e turistas, até frotas de logística e veículos de aplicativos.

“A cidade do Rio de Janeiro está se posicionando como um polo de inovação e sustentabilidade, com uma crescente adoção de iniciativas ESG. Esta rede de recarga de veículos elétricos em locais públicos é uma das primeiras de sua magnitude no Brasil”, ressalta Gustavo Tannure, CEO da EZVolt.

Pioneirismo e Impacto no Futuro

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o Sandbox.Rio com o objetivo de testar produtos, serviços e processos inovadores que podem trazer benefícios substanciais para a população local e para a cidade como um todo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Chicão Bulhões, destaca: “O Sandbox.Rio representa uma oportunidade única para a população e as empresas testarem novos serviços inovadores de maneira segura. Queremos tornar o Rio a capital da inovação no Brasil, o melhor lugar para empresas testarem, corrigirem e aprenderem, enquanto nos preparamos para a inevitável chegada de novas inovações”.

A Liderança no Mercado de Recargas de Veículos Elétricos

A Vibra e a EZVolt têm se destacado na liderança do mercado de recargas de veículos elétricos no Brasil. A estratégia da empresa é proporcionar recarga elétrica para seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou empresas. Atualmente, a EZVolt opera em 13 estados brasileiros, atendendo tanto ao mercado B2B, com serviços para frotas das maiores empresas do país, quanto ao mercado B2C com seus eletropostos em condomínios residenciais, empresariais e estabelecimentos comerciais.

“Estamos comprometidos em ser o principal provedor de soluções de recarga e suprimento de energia do Brasil, oferecendo uma rede de recarga pública robusta, disponível e conectada”, conclui a Vibra.

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos