O processo de privatização da Eletrobras deve movimentar em torno de 30 bilhões de reais para a companhia apenas com base na oferta inicial de ações enviada para a Comissão de Valores Mobiliários.
De acordo com documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, na última sexta-feira (27/05), a Eletrobras publicou oficialmente o aviso de oferta pública de ações da companhia. Este passo marca o processo de privatização da Eletrobras que já vinha sendo especulado há um tempo. A oferta primária de novos papéis, em seu total, está estimada em 627,6 milhões de ações.
Apesar da oferta primária de ações da privatização estar fechada, a companhia deve movimentar um valor bem mais alto
Segundo estimativa da própria Eletrobras, a expectativa é que a operação, no total, chegue a movimentar cerca de 30,6 bilhões de reais, um valor superior ao que foi especulado anteriormente.
- Caos no aeroporto em Londres: evacuação emergencial em Gatwick trava voos e deixa milhares de passageiros no frio
- Mais de 50 MIL empregos! Projeto colossal de mineração terá investimento de R$ 5 BILHÕES e promete mudar de vez região brasileira com direito a até ferrovia nova
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
Além disso, em relação à quantidade de ações na oferta inicial, fechada em mais de 600 milhões, a Eletrobras reforçou que ele não é fixo e pode, sim, mudar diante das circunstâncias. Por enquanto, ficou avisado que a oferta inicial poderá ser acrescida de um lote suplementar de até 15% do total das ações, preparando possíveis investidores que tenham interesse no processo de privatização e ainda estejam se sentindo inseguros com todo o procedimento.
Para esta parte do público, inclusive, é importante ficar atento ao período de reserva das ações que inicia no dia 3 de junho e vai até o dia 8 do mesmo mês, lembrando que 07/06 será específico para a reserva prioritária.
Outras datas importantes em torno do processo de privatização da Eletrobras é o dia 09/06, pois é nesse momento que vai acontecer o processo de coleta de intenções de investimento, também conhecido como bookbuilding, quando será especificado o valor pontual por ação, conforme aviso repassado da Eletrobras para a CVM; o dia 13 de junho também merece atenção, já que marca o início efetivo das negociações das ações da oferta, conforme foi estipulado anteriormente. Os interessados devem disputar quem está pode cumprir com o mínimo estabelecido pela empresa e sai ganhando quem estiver com maior capacidade.
Ainda existem várias etapas até a concretização da privatização da Eletrobras após a divulgação da oferta inicial de ações da companhia
Depois do anúncio oficial da oferta primária de novos papéis, estimada em 627,6 milhões de ações, e do calendário no qual acontecerá os principais passos do processo de compra e venda, vai chegar o momento que é conhecido no mercado como roadshow. E nele que os investidores vão conhecer melhor a Eletrobras e entender como funciona a empresa a partir de uma perspectiva socioeconômica e decidir, a partir disso, se o investimento é algo que vale a pena para eles.
Para a própria Eletrobras o roadshow também é um grande momento, já que é feito um longo processo de coleta de intenções de investimento com base em quem realmente está interessado na proposta da privatização. É só a partir disso que o valor final por ação da oferta apresentada inicialmente pode ser efetivamente fechado e apresentado para os investidores, além do próprio corpo empresarial da Eletrobras.
É daí que vem a estimativa mencionada anteriormente de que o processo de privatização deve movimentar em torno de 30 bilhões de reais, mas tudo depende de como o roadshow vai funcionar para a empresa.
Para preparar o momento de apresentação da Eletrobras para os possíveis investidores, também foi feito um balanço financeiro do desempenho da empresa no primeiro trimestre de 2022. Com base nos dados numéricos, fica mais fácil para o público que entende de economia saber se vale a pena ou não entrar na disputa pelas ações mencionadas na oferta da companhia.