Nesta semana, a Electrolux apresentou a sua nova fábrica na comunidade de São José dos Pinhais, no Paraná. A instalação é um marco significativo para a cidade, pois conta com um investimento forte de R$ 700 milhões; assim, a construção da nova empresa promete trazer crescimento econômico e milhares de vagas de empregos.
Desenvolvimento Sustentável e Geração de Empregos
A nova unidade, que se iniciará ainda este ano, representa não apenas um avanço econômico, mas também um compromisso com a sustentabilidade. A Electrolux planeja construir a primeira fábrica totalmente sustentável na América Latina. Certificações como Zero Aterro já estão asseguradas, e a empresa está a procura da renomada certificação Leed, reforçando seu compromisso ambiental desde a concepção até a operação.
Com a administração de água e energia, incluindo o reaproveitamento de efluentes tratados e um sistema dedicado de coleta de água da chuva, a Electrolux busca liderar não apenas em inovação de produtos, mas também em práticas industriais ambientalmente responsáveis.
-
A empresa que operava 9 usinas, produzia bilhões de litros de etanol por ano e construiu um império bilionário — até entrar em recuperação judicial com R$ 12 bilhões em dívidas
-
Brasil constrói domo inflável gigante 4 vezes maior que o da China e surpreende pelo tamanho e tecnologia
-
Tinha 15 mil funcionários, exportava para 80 países e fechou todas as fábricas: como a Azaléia perdeu a coroa da indústria calçadista brasileira para os asiáticos
-
Yanmar anuncia fábrica bilionária em Indaiatuba para ampliar produção de tratores
Electrolux: Energia Renovável e Impacto na Região
Um dos destaques é a geração de toda a eletricidade por meio de fontes renováveis, incluindo a instalação de placas solares. A nova fábrica também reservará 20% dos mais de 1,5 milhão de metros quadrados de terreno como preservação permanente, demonstrando um compromisso além dos muros da fábrica.
A assinatura do protocolo de intenções, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, a prefeita de São José dos Pinhais e o presidente da Electrolux América Latina, Leandro Jasiocha, destaca o apoio governamental e a parceria estratégica entre a empresa e o estado do Paraná.
Ampliação de Mercados e Benefícios Locais
Para São José dos Pinhais, a Electrolux não é apenas uma nova fábrica; é um investimento de mercados, diversificando a economia que tradicionalmente reconhecida no setor automotivo. A multinacional, líder mundial em eletrodomésticos, trará empregos bem como melhorias na infraestrutura da região.
A nova unidade contribuirá tanto para a potência produtiva das linhas de refrigeração, quanto para a criação de modelos comprados de fora, solidificando a presença da Electrolux como um pilar econômico e ambiental na região. Este investimento promete ser lucrativo para a empresa e para a comunidade do Paraná, com vagas de emprego em vista.