Com talento e ferramentas, Graxinha transformou um Ford Ka 2009 em réplica inspirada na Ferrari, com portas tesoura e interior de luxo
Muita gente sonha em ter uma Ferrari na garagem. Mas são poucos os que conseguem, de fato, alcançar esse objetivo. Os esportivos italianos custam milhões e exigem aprovação da própria marca para serem vendidos. Daniel dos Santos, conhecido como Graxinha, decidiu não esperar por isso.
Com criatividade e ferramentas, ele transformou um Ford Ka 2009 em uma réplica inspirada na Ferrari. O modelo ganhou até nome próprio: Karrari.
Filho e irmão de mecânicos, Graxinha é dono de uma loja de envelopamentos no bairro do Tatuapé, em São Paulo.
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Ele contou em entrevista à Autoesporte que esse é o segundo Ka que personaliza. O primeiro foi comprado em 2014, na época em que inaugurou sua primeira loja. “Também era vermelho e com as rodas aro 17”, relembra.
Depois de fechar essa loja e abrir outra em um posto de combustível, a nova unidade faliu em apenas oito meses. Para pagar dívidas, ele teve que vender o carro.
Em 2020, com a loja atual funcionando, o empresário comprou novamente um Ford Ka. Dessa vez, para realizar o sonho de transformar o veículo “do seu jeito”.
De lá pra cá, o hatch compacto passou por uma série de modificações visuais e internas, todas feitas por ele mesmo.
Interior modificado e volante importado
A lista de alterações no carro é extensa. Ele trocou o forro das portas por Alcantara e importou da China um volante de fibra de carbono forjado.
O painel foi substituído por um modelo digital. O carro agora conta com duas centrais multimídia, sendo uma para música e outra para o GPS.
Outro item de destaque é o teto solar panorâmico, que foi retirado de um Audi Q3. Os bancos foram substituídos por modelos esportivos do tipo concha, semelhantes aos usados na LaFerrari.
São revestidos em couro. Os cintos de segurança são amarelos, e as rodas são da própria Ferrari.
Portas estilo Lamborghini e suspensão a ar
Mas o que mais chama atenção na Karrari são as portas no estilo “tesoura”, parecidas com as usadas em modelos da Lamborghini.
Essas portas foram adaptadas pelo próprio Graxinha. Ele explicou que nunca havia trabalhado com solda MIG, mas comprou o adaptador com amortecedor e dobradiça, cortou os pinos da porta e da longarina, usou lixadeira e soldou tudo com as próprias mãos.
Depois, desmontou o para-lama e pintou o carro inteiro na loja.
A suspensão do carro também foi substituída por uma a ar. O modelo ganhou ainda partida por botão e volante multifuncional. Graxinha registrou todas as modificações no documento do carro, incluindo as mudanças no visual.
Motor original, mas conjunto renovado
A motorização do Ford Ka segue original: um 1.0 aspirado flex, de quatro cilindros em linha, que entrega até 72 cavalos de potência e 9,3 kgfm de torque. No entanto, o empresário afirmou que trocou todas as peças do conjunto mecânico.
Mesmo mantendo o motor de fábrica, ele não economizou nos detalhes. O volante importado custou R$ 10 mil, enquanto os bancos esportivos tiveram investimento de R$ 12 mil.
O valor de compra do carro foi de R$ 16 mil, em 2020. Segundo o proprietário, o modelo passou por leilão antes de ser adquirido por ele.
Logotipo da Ferrari personalizado com jumento sorrindo
Além de todas as mudanças mecânicas e visuais, a Karrari também se destaca pelo símbolo nos para-lamas. No lugar do famoso cavalo da Ferrari, Graxinha criou um novo emblema: um jumento sorrindo.
A alteração foi feita de forma proposital para evitar problemas com a fabricante italiana, que é conhecida por seu rigor em relação ao uso da marca e seus símbolos em outros veículos.
Esse detalhe chama atenção quando o carro é levado a eventos de veículos esportivos, de luxo ou turbinados. O jumento se tornou uma espécie de assinatura do projeto.
Sonho realizado com o carro que parecia feio
Muitos se perguntam por que Graxinha escolheu exatamente um Ford Ka para essa transformação. Ele explicou que, na época, seu sonho era ter esse modelo. “Quando eu consegui, fui mexendo nele e pensei: esse carro é feio, mas eu vou deixar ele bonito”, disse.
Hoje, o carro é avaliado em cerca de R$ 190 mil, somando o valor da compra e todos os investimentos nas customizações.
O que antes era um simples hatch urbano de entrada, se tornou uma peça única e exclusiva. A Karrari pode não ser uma Ferrari de verdade, mas ocupa um lugar de destaque na garagem de seu criador.
Com informações de Auto Esporte.
190 mil… dava pra ta andando num bom carro com um motor mais empolgante que os 72 burrinhos do 1.0…
Coitado do **** … Tá lá quietinho no coxo dele…