Hyundai HB20 dispara nas vendas e assume o topo do ranking parcial de setembro, deixando para trás rivais tradicionais como Polo, Argo e Corolla Cross. Fiat Strada mantém hegemonia entre os comerciais leves, com avanço consistente frente a agosto.
O Hyundai HB20 assumiu a ponta entre os automóveis no parcial de setembro, com 5.063 unidades emplacadas até 13 de setembro de 2025.
O volume representa alta de 46,8% frente à média diária de agosto e coloca o hatch à frente de Volkswagen Polo (4.576, queda de 22%), Fiat Argo (3.243, recuo de 29,3%) e dos também concorrentes diretos Toyota Corolla Cross (3.202, –9%) e Chevrolet Onix (3.130, +18,4%).
Os dados são parciais do mês e têm como base números informados ao mercado, com referência da Fenabrave.
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HB20 abre vantagem no parcial de setembro
A arrancada do HB20 na segunda semana do mês deslocou o Polo para a vice-liderança entre os automóveis.
Enquanto o Volkswagen recuou em relação ao desempenho de agosto, o Hyundai ampliou ritmo de vendas e encurtou a distância no acumulado do ano.
Ainda no pelotão de cima, o Argo aparece em terceiro com 3.243 emplacamentos, seguido de perto pelo Corolla Cross, que mantém patamar superior a 3 mil unidades mesmo com leve retração.
Na transição para o segundo bloco do top 10, o Hyundai Creta somou 2.789 licenciamentos (-7,7%), e o Volkswagen T-Cross fechou a semana com 2.632 (-24,8%).
Logo depois surge o Volkswagen Tera, registrado com 2.608 e avanço de 38% sobre a média anterior.
Entre os SUVs compactos, Chevrolet Tracker (2.562, +14,1%) e Nissan Kicks (2.298, +6,7%) mantiveram trajetória de crescimento.
Sedãs e hatches completam o top 20
No recorte dos modelos de passeio, o Fiat Fastback atingiu 2.189 (-4,4%), e o sedã Onix Plus marcou 2.136 (+1,5%).
O Hyundai HB20S acelerou e somou 1.958 (+91,4%), sinalizando recuperação entre os três-volumes.
Ainda entre os compactos e crossovers, Volkswagen Nivus ficou em 1.885 (-9%), Jeep Renegade em 1.847 (+25,9%) e Jeep Compass em 1.842 (-14,1%).
Mais abaixo, o Honda HR-V anotou 1.828 (-0,2%), o Renault Kwid registrou 1.820 (-20,3%) e o Fiat Mobi teve 1.795 (-43,9%).
Fechando os vinte mais vendidos do segmento de automóveis, o Caoa Chery Tiggo 7 acumulou 1.604 (-0,3%).
Comerciais leves: Strada mantém liderança e amplia folga
Entre os comerciais leves, a Fiat Strada sustenta a liderança com 5.913 unidades até o dia 13, alta de 9,9% frente a agosto.
Na segunda colocação está a Volkswagen Saveiro, com 2.942 licenciamentos e crescimento de 20,8%.
A picape média Fiat Toro aparece em seguida, somando 2.127 (+47,1%).
Na quarta posição, a Toyota Hilux contabiliza 1.804 (+11,2%).
Ainda no top 10 de utilitários, a Chevrolet S10 chegou a 1.216 (+14,3%), e a Ford Ranger ficou em 1.170 (-2,1%).
A compacta Chevrolet Montana cravou 994 (+32%), enquanto a Fiat Fiorino atingiu 861 (+6,5%).
A Ram Rampage somou 699 (-21,2%) e a Renault Master encerrou o bloco com 575 (+9,2%).
Na sequência, a Mitsubishi L200 Triton registrou 485 (+5,9%), a Renault Oroch anotou 307 (-29,6%) e a Ford Maverick ficou em 240 (+10,2%).
O comercial Daily 30-130 chegou a 230 (+110%), a Nissan Frontier a 168 (+68%) e a Renault Kangoo a 154 (-2,9%).
Finalizam a lista a Fiat Titano com 110 (-22,2%), o MAN-VW Express com 107 (+27,9%), o DFSK V21 com 107 e a Ford Transit com 102 (-8%).
Projeção de fechamento do mercado em setembro
Pelos números parciais, a leitura do setor indica projeção de fechamento acima de 210 mil unidades no total do mercado brasileiro em setembro, considerando automóveis e comerciais leves.
Trata-se de estimativa baseada em amostragem e sujeita a revisão até o consolidado do mês.
Quadro combinado de autos e utilitários no mês
Ao cruzar as duas cestas de produtos, a Strada aparece como o veículo mais emplacado no parcial, seguida por HB20 e Polo.
O recorte geral até 13 de setembro lista ainda Fiat Argo, Toyota Corolla Cross, Chevrolet Onix e Volkswagen Saveiro entre os dez primeiros, além de Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Volkswagen Tera.
A presença de SUVs na parte superior da tabela reforça a força do segmento nas vendas mensais, enquanto hatches compactos preservam espaço entre os cinco mais.
Disputa pela liderança no ano
No acumulado de 2025 (YTD-25), a Fiat Strada mantém a dianteira com 93.337 unidades, à frente do Volkswagen Polo (87.637).
A diferença entre ambos é de 5.700 veículos.
Na sequência, Fiat Argo soma 67.771, Volkswagen T-Cross registra 63.884 e o Hyundai HB20 alcança 55.043.
Logo depois vêm Chevrolet Onix (51.023), Fiat Mobi (50.169) e Hyundai Creta (48.469).
O Corolla Cross fecha o grupo dos dez com 47.894, enquanto Volkswagen Saveiro marca 43.143 no mesmo recorte.
Participação de mercado dos líderes
O material de referência menciona estimativa de participação de mercado dos quatro primeiros colocados no mês, mas não detalha percentuais.
Sem os números exatos, permanece apenas a indicação de que HB20 e Strada sustentam as maiores fatias dentro de seus segmentos no parcial de setembro, com Polo, Argo e modelos como Corolla Cross e Onix compondo o bloco mais competitivo logo atrás.
Enquanto o mês avança, a pergunta que fica é: a retomada do HB20 nas primeiras semanas se consolidará até o fechamento de setembro ou o Polo reagirá na reta final?