1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Ela tem motor bicilíndrico à prova de tudo, roda bem na cidade e nas estradas e ainda faz quase 27 km/l. A Honda CB 500X continua valendo a pena mesmo fora de linha?
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Ela tem motor bicilíndrico à prova de tudo, roda bem na cidade e nas estradas e ainda faz quase 27 km/l. A Honda CB 500X continua valendo a pena mesmo fora de linha?

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 13/06/2025 às 20:32
honda - cb500x - nx500 - motocicleta
Ela tem motor bicilíndrico à prova de tudo, roda bem na cidade e nas estradas e ainda faz quase 27 km/l. A Honda CB 500X continua valendo a pena mesmo fora de linha?

Mesmo fora de linha, a Honda CB 500X segue como uma das usadas mais confiáveis: motor bicilíndrico robusto e consumo que passa dos 25 km/l. Veja se ainda é uma boa escolha

Com a chegada da nova Honda NX 500 às concessionárias, já dá para dizer que os dias da clássica Honda CB 500X estão contados. Mas não se engane: mesmo prestes a sair de cena, essa moto que dominou as estradas e cidades brasileiras por mais de uma década continua sendo uma baita opção para quem quer uma crossover confiável e versátil. A pergunta que fica é: ainda vale a pena apostar nela em 2025? A resposta é mais interessante do que parece.

O preço da CB 500X no mercado atual

Antes de mais nada, é bom entender como anda o valor da CB 500X, tanto para quem quer comprar quanto para quem pensa em vender. Confira os números:

  • Ano/modelo 2014
    Preço médio no mercado de usados: R$ 30.000
    Tabela Fipe: R$ 27.897
  • Ano/modelo 2025
    Preço médio no mercado de usados: R$ 46.900
    Tabela Fipe: R$ 46.600

Ou seja, a moto consegue manter um bom valor de revenda mesmo com o passar dos anos, reflexo direto da sua aceitação no mercado e da reputação da marca.

Smartphone Motorola Moto G35 5G 256GB 12GB Ram Boost e Camera 50MP com AI NFC Tela 6.7 com Superbrilho
Você não terá outra chance de comprar um celular bonito, potente e barato como este da Motorola!
Ícone de link Comprar agora!
A partir de 2022, a Honda CB 500X ganhou suspensão dianteira invertida, roda de 19 polegadas e ajuste de pré-carga na suspensão traseira — atualizações que elevaram ainda mais o conforto e a estabilidade da crossover.

Um pouco da história da Honda CB 500X

A CB 500X chegou ao Brasil em 2014, e logo de cara já chamava atenção: ela desembarcou por aqui até mais potente do que a versão europeia, que era limitada a 48 cv para atender a uma legislação local.
No nosso mercado, a CB 500X ganhou um motor bicilíndrico de 471 cm³, com arrefecimento líquido, entregando respeitáveis 50,2 cv a 8.500 rpm e 4,54 kgfm de torque a 7.000 rpm. Ao longo dos anos, o propulsor recebeu alguns ajustes, mas sempre manteve o DNA de moto prática e robusta.

Evoluções importantes vieram com o tempo:

  • 2016: inclusão de luzes em LED
  • 2018: conjunto full LED, painel blackout mais completo, câmbio de 6 marchas
  • 2020: roda dianteira passou de 17 para 19 polegadas, melhorando o comportamento em terrenos irregulares
  • 2022: suspensão dianteira invertida e suspensão traseira com ajuste de pré-carga

A última atualização foi em 2024, quando a CB 500X ganhou novas cores, marcando sua despedida com um visual ainda mais moderno.

Por que tanta gente gosta dessa moto?

A CB 500X tem um perfil que agrada justamente por sua versatilidade. Ela é excelente para viagens, sem ser desajeitada para o dia a dia na cidade, e consegue encarar até algumas aventuras fora de estrada com certa dignidade.

Sua mecânica se provou extremamente confiável ao longo dos anos, e não existem grandes relatos de problemas estruturais. Além disso, com 50 cv, ela tem potência suficiente para encarar qualquer situação de uso normal, seja em rodovias, seja no trânsito urbano.

Modelos antigos, como o de 2014, até lembravam visualmente a antiga NC 700X, o que também atraiu um público mais voltado para motos de espírito aventureiro.

Os pontos que ainda deixam a desejar

Nem tudo é perfeito, claro. Uma queixa recorrente entre os proprietários mais antigos envolvia a bomba de combustível, que podia apresentar falhas e entupimentos, comprometendo a ignição.
Outro ponto era a suspensão, que na dianteira era considerada dura, e na traseira, um pouco instável. Esses problemas foram corrigidos nas versões mais recentes, especialmente com as melhorias de 2022.

Em 2021, a Honda também realizou um recall para CB 500 ano 2020, por conta de uma falha no módulo do ABS, um problema já resolvido nas unidades revisadas.

Comparada à CB 500X, a nova NX 500 traz painel TFT colorido, controle de tração, visual mais aventureiro e tecnologia embarcada superior — mantendo o mesmo motor bicilíndrico confiável.

Ainda vale a pena apostar na CB 500X em 2025?

Se você está pensando em investir em uma CB 500X usada, a resposta é sim, vale — e muito!
Mesmo com a NX 500 tomando seu lugar, a CB 500X é uma moto muito popular no Brasil. Isso significa que você não terá dificuldade para encontrar peças de reposição e mão de obra qualificada, o que é um grande diferencial.

Além disso, seu custo de manutenção é relativamente acessível para a categoria, o que a torna uma opção interessante para quem busca uma moto intermediária para uso misto e viagens.

Dicas antes de fechar negócio

Se você ficou interessado, é bom seguir um pequeno checklist antes de fechar a compra:

  • Procedência e histórico do veículo
  • Estado de conservação geral
  • Histórico de ocorrências e manutenção, com registros no manual
  • Documentação completa e sem pendências financeiras ou no Detran
  • Avaliação de um mecânico de confiança

O que observar no teste presencial?

No momento da inspeção presencial da moto, fique atento aos seguintes itens:

  • Marcas de queda ou sinais de colisão
  • Estado das rodas
  • Condição das suspensões e amortecedores
  • Funcionamento da ignição
  • Desempenho dos freios
  • Estado do kit de relação
  • Qualidade do funcionamento do motor e possíveis vazamentos
  • Nível e condição do óleo
  • Funcionamento correto das luzes
  • Estado da bateria
  • Verificação dos números de chassis e motor, que devem estar batendo com os documentos
  • Avaliação geral da aparência e integridade da moto

E o que trocar assim que comprar?

Assim que você fechar negócio e levar a CB 500X para casa, é recomendável fazer uma revisão preventiva com troca dos seguintes itens:

  • Óleo do motor
  • Filtro de ar e filtro de óleo
  • Demais lubrificantes e líquidos, como o fluido de freio, caso necessário

Considerações finais

A Honda CB 500X ainda é uma excelente pedida para quem busca uma moto de pegada versátil e confortável, tanto para viagens quanto para uso urbano.
Mesmo saindo de linha, segue como uma das opções mais equilibradas da categoria. E com tanta moto já vendida no Brasil, você não ficará na mão em relação a manutenção ou peças.

Como destacou o especialista em mercado de motos Marcos Paschoalin, em entrevista ao portal Motociclismo Online, “A CB 500X construiu uma reputação sólida ao longo da década. É uma moto que pode continuar tranquilamente no mercado de seminovas por anos, justamente porque oferece equilíbrio entre desempenho, conforto e economia.”

Se você está de olho em uma usada de qualidade, vale sim considerar essa veterana antes de se jogar direto na NX 500.

  • Reação
6 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários

Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, actualmente radicado en Río de Janeiro, Brasil, con trayectoria enfocada en la cobertura de temas militares, defensa, ciencia, tecnología, energía y geopolítica. Mi objetivo es traducir información técnica y compleja en contenidos accesibles y relevantes para un público amplio, siempre manteniendo el rigor periodístico. Sou apaixonado por explorar como a tecnologia y defensa impactam a sociedade eo desenvolvimento econômico. https://muckrack.com/noel-budeguer?

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x